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Veja a importância de consumir bastante água

O corpo humano é composto por cerca de 60% de água. É comumente recomendado que você beba oito copos de água de 237 ml por dia (a regra 8 × 8). Embora haja pouca ciência por trás dessa regra específica, manter-se hidratado é importante. Aqui estão 7 benefícios para a saúde baseados em evidências de beber muita água.

Veja a importância de consumir bastante água

1. Ajuda a maximizar o desempenho físico

Se você não se hidratar, seu desempenho físico pode ser prejudicado. Isso é particularmente importante durante exercícios intensos ou altas temperaturas. A desidratação pode ter um efeito notável se você perder apenas 2% do conteúdo de água do seu corpo. No entanto, não é incomum que os atletas percam de 6 a 10% do seu peso de água através do suor.

Isso pode levar ao controle alterado da temperatura corporal, motivação reduzida e aumento da fadiga. Também pode tornar o exercício muito mais difícil, tanto física quanto mentalmente. Foi demonstrado que a hidratação ideal evita que isso aconteça e pode até reduzir o estresse oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade. Isso não é surpreendente quando você considera que o músculo é cerca de 80% de água.

Se você se exercita intensamente e tende a suar, manter-se hidratado pode ajudá-lo a ter o melhor desempenho. Perder apenas 2% do conteúdo de água do seu corpo pode prejudicar significativamente seu desempenho físico.

2. Afeta significativamente os níveis de energia e a função cerebral

Seu cérebro é fortemente influenciado pelo seu estado de hidratação. Estudos mostram que mesmo a desidratação leve, como a perda de 1 a 3% do peso corporal, pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral.

Em um estudo em mulheres jovens, os pesquisadores descobriram que a perda de líquidos de 1,4% após o exercício prejudicou o humor e a concentração. Também aumentou a frequência de dores de cabeça.

Muitos membros dessa mesma equipe de pesquisa realizaram um estudo semelhante em homens jovens. Eles descobriram que a perda de líquidos de 1,6% foi prejudicial para a memória de trabalho e aumentou os sentimentos de ansiedade e fadiga.

Uma perda de fluido de 1 a 3% equivale a cerca de 1,5 a 4,5 libras (0,5 a 2 kg) de perda de peso corporal para uma pessoa pesando 150 libras (68 kg). Isso pode ocorrer facilmente por meio de atividades diárias normais, muito menos durante o exercício ou o calor intenso.

Muitos outros estudos, com sujeitos que variam de crianças a idosos, mostraram que a desidratação leve pode prejudicar o humor, a memória e o desempenho cerebral.

A desidratação leve (perda de líquido de 1 a 3%) pode prejudicar os níveis de energia, prejudicar o humor e levar a grandes reduções na memória e no desempenho cerebral.

3. Pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaqueca em alguns indivíduos. A pesquisa mostrou que uma dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns de desidratação. Além disso, alguns estudos mostraram que a água potável pode ajudar a aliviar dores de cabeça em quem sofre de dores de cabeça frequentes.

Um estudo em 102 homens descobriu que beber mais 50,7 onças (1,5 litros) de água por dia resultou em melhorias significativas na escala de qualidade de vida específica para enxaqueca, um sistema de pontuação para sintomas de enxaqueca.

Além disso, 47% dos homens que beberam mais água relataram melhora da dor de cabeça, enquanto apenas 25% dos homens do grupo controle relataram esse efeito.

No entanto, nem todos os estudos concordam, e os pesquisadores concluíram que, devido à falta de estudos de alta qualidade, mais pesquisas são necessárias para confirmar como o aumento da hidratação pode ajudar a melhorar os sintomas da dor de cabeça e diminuir a frequência da dor de cabeça.

4. Pode ajudar a aliviar a constipação

A constipação é um problema comum que se caracteriza por movimentos intestinais pouco frequentes e dificuldade em evacuar. O aumento da ingestão de líquidos é frequentemente recomendado como parte do protocolo de tratamento, e há algumas evidências para apoiar isso.

O baixo consumo de água parece ser um fator de risco para constipação em indivíduos mais jovens e mais velhos. Aumentar a hidratação pode ajudar a diminuir a constipação. A água mineral pode ser uma bebida particularmente benéfica para aqueles com constipação.

Estudos mostraram que a água mineral rica em magnésio e sódio melhora a frequência e a consistência dos movimentos intestinais em pessoas com constipação.

5. Pode ajudar a tratar pedras nos rins

Os cálculos urinários são aglomerados dolorosos de cristais minerais que se formam no sistema urinário. A forma mais comum são as pedras nos rins, que se formam nos rins. Há evidências limitadas de que a ingestão de água pode ajudar a prevenir a recorrência em pessoas que já tiveram cálculos renais.

A maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina que passa pelos rins. Isso dilui a concentração de minerais, então eles são menos propensos a cristalizar e formar aglomerados. A água também pode ajudar a prevenir a formação inicial de cálculos, mas são necessários estudos para confirmar isso.

6. Ajuda a prevenir ressacas

A ressaca refere-se aos sintomas desagradáveis ​​experimentados após o consumo de álcool. O álcool é um diurético, por isso faz você perder mais água do que ingere. Isso pode levar à desidratação.

Embora a desidratação não seja a principal causa da ressaca, ela pode causar sintomas como sede, fadiga, dor de cabeça e boca seca. Boas maneiras de reduzir a ressaca são beber um copo de água entre as bebidas e tomar pelo menos um copo grande de água antes de ir para a cama.

7. Pode ajudar na perda de peso

Beber muita água pode ajudá-lo a perder peso. Isso ocorre porque a água pode aumentar a saciedade e aumentar sua taxa metabólica.

Algumas evidências sugerem que aumentar a ingestão de água pode promover a perda de peso, aumentando ligeiramente o seu metabolismo, o que pode aumentar o número de calorias que você queima diariamente.

Um estudo de 2013 em 50 mulheres jovens com excesso de peso demonstrou que beber mais 500 ml de água 3 vezes por dia antes das refeições durante 8 semanas levou a reduções significativas no peso corporal e na gordura corporal em comparação com as medições pré-estudo.

O momento também é importante. Beber água meia hora antes das refeições é o mais eficaz. Pode fazer você se sentir mais cheio para que você coma menos calorias.

Como resultado, em um estudo, dieters que beberam 16,9 onças (0,5 litros) de água antes das refeições perderam 44% mais peso durante um período de 12 semanas do que dieters que não beberam água antes das refeições.

Aliás, mesmo a desidratação leve pode afetá-lo mentalmente e fisicamente. Assim, certifique-se de ingerir água suficiente todos os dias, seja sua meta pessoal de 1,9 litros (64 onças) ou uma quantidade diferente. Então, é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde geral.

Foto Destaque: Getty Images

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