Skip to content

Os 5 Maiores Benefícios dos Exercícios Aeróbicos

Os benefícios dos exercícios aeróbicos são poderosos e devem ser parte do seu programa de fitness. Exercício aeróbico é qualquer atividade ritmada que usa primariamente seus músculos maiores como os quadríceps e tendões e exige mais dos pulmões e coração.

Aeróbico significa “com oxigênio”, então quando você se exercita dessa forma, seu corpo usa oxigênio para ajudar a produzir energia durante o exercício. Seu coração e pulmão precisam trabalhar mais para levar o oxigênio para o corpo durante os exercícios aeróbicos e isso traz muitos benefícios tanto para o coração e pulmão.

Existem muitas formas de se exercitar aerobicamente. Você pode correr, caminhar ou andar de bicicleta. Pode usar uma esteira, bicicleta, escada, máquina elíptica, ou até mesmo participar de uma aula de aeróbica. Aqui vão os cinco maiores benefícios dos exercícios aeróbicos:

1. Ajuda a prevenir problemas de saúde

Os exercícios aeróbicos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, pressão sanguínea alta, diabetes tipo 2, artrite e derrame. Exercícios aeróbicos como caminhada e corrida previnem osteoporose. Mesmo se você já sofre de algum desses problemas, o exercício pode ajudar a combater essas doenças. Ele também fortalece o sistema imunológico.

2. Fortalece o coração

Exercícios aeróbicos fortalecem o músculo que trabalha mais duro no seu corpo – o coração. Um coração mais forte bombeia sangue de forma mais eficiente, o que melhora o fluxo de sangue para todas as partes do corpo. Isso resulta em mais oxigênio e nutrientes essenciais sendo levados às células do corpo, e também leva a uma remoção mais eficaz de toxinas e produtos do metabolismo do seu corpo.

3. Ajuda a manter as artérias limpas

Os exercícios aeróbicos elevam o HDL – bom colesterol – e diminui o LDL- o colesterol ruim. Isso resulta em menos acúmulo de placa nas artérias, protegendo o sistema cardiovascular.

4. Fortalece o Sistema respiratório

O exercício aeróbico melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório pode prover oxigênio ao corpo. Seu corpo precisa de um constante e generoso aporte de oxigênio para funcionar adequadamente.

5. Reduz a gordura corporal

Os exercícios aeróbicos não só queimam calorias, como é o único tipo de exercício que queima diretamente gordura corporal. Para o corpo queimar gordura, o oxigênio deve ser usado para ajudar a produzir energia durante o exercício, e isso é benefício exclusivo da atividade aeróbica. Como você pode ver, os benefícios dos exercícios aeróbicos são impressionantes, então inclua-os no seu programa de fitness, sempre.

Voltar

This Post Has 4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *