Skip to content
Veja os benefícios da proteína na sua dieta

Em suma, proteína é crucial para uma boa saúde. Aliás, na verdade, o nome vem da palavra grega proteos, que significa “principal” ou “primeiro lugar”.

As proteínas são constituídas por aminoácidos que se unem para formar longas cadeias. Você pode pensar em uma proteína como um colar de contas em que cada conta é um aminoácido. Existem 20 aminoácidos que ajudam a formar as milhares de proteínas diferentes em seu corpo.

As proteínas realizam a maior parte de seu trabalho na célula e realizam várias funções. Aqui estão algumas funções importantes das proteínas em seu corpo.

Para que serve a proteína?

Antes de mais nada, vamos para a introdução do tema. Afinal, para que serve a proteína, quais os efeitos em seu corpo. A nutricionista Kamila Barbieri responde:

“As proteínas são compostas de aminoácidos responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos. Elas também ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores, anticorpos, no metabolismo celular e na contração muscular“, afirmou.

O que a proteína pode ter de benefícios?

Seu corpo precisa de proteínas para o crescimento e manutenção dos tecidos. No entanto, as proteínas do seu corpo estão em constante estado de renovação. Em circunstâncias normais, seu corpo quebra a mesma quantidade de proteína que usa para construir e reparar tecidos. Outras vezes, ele quebra mais proteínas do que pode criar, aumentando assim as necessidades do seu corpo.

Isso normalmente acontece em períodos de doença, durante a gravidez e durante a amamentação. Pessoas se recuperando de uma lesão ou cirurgia, adultos mais velhos e atletas requerem mais proteína também.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Causa reações bioquímicas

As enzimas são proteínas que auxiliam as milhares de reações bioquímicas que ocorrem dentro e fora de suas células. A estrutura das enzimas permite que elas se combinem com outras moléculas dentro da célula chamadas substratos, que catalisam reações que são essenciais para o seu metabolismo.

“As enzimas também podem funcionar fora da célula, como enzimas digestivas como lactase e sacarase, que ajudam a digerir o açúcar. Algumas enzimas requerem outras moléculas, como vitaminas ou minerais, para que ocorra uma reação”, disse Flávio Nascimento, médico nutrólogo.

As funções corporais que dependem de enzimas incluem:

  • Digestão
  • Produção de energia
  • Coagulação sanguínea
  • Contração muscular

A falta ou função imprópria dessas enzimas pode resultar em doenças.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Atua como um mensageiro

Algumas proteínas são hormônios, mensageiros químicos que auxiliam na comunicação entre células, tecidos e órgãos. Eles são produzidos e secretados por tecidos endócrinos ou glândulas e, em seguida, transportados no sangue para seus tecidos ou órgãos-alvo, onde se ligam a receptores de proteínas na superfície celular.

Os hormônios podem ser agrupados em três categorias principais:

  • Proteínas e peptídeos: são feitos de cadeias de aminoácidos, variando de algumas a várias centenas.
  • Esteróides: são produzidos a partir do colesterol gordo. Os hormônios sexuais, testosterona e estrogênio, são baseados em esteróides.
  • Aminas: são feitas dos aminoácidos individuais triptofano ou tirosina, que ajudam a produzir hormônios relacionados ao sono e ao metabolismo.

Proteínas e polipeptídeos constituem a maioria dos hormônios do corpo.

Alguns exemplos incluem:

  • Insulina: sinaliza a absorção de glicose ou açúcar pela célula.
  • Glucagon: Sinaliza a quebra da glicose armazenada no fígado.
  • hGH (hormônio de crescimento humano): estimula o crescimento de vários tecidos, incluindo ossos.
  • ADH (hormônio antidiurético): sinaliza aos rins para reabsorver água.
  • ACTH (hormônio adrenocorticotrópico): Estimula a liberação de cortisol, um fator chave no metabolismo.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Fornece Estrutura

Algumas proteínas são fibrosas e fornecem às células e tecidos rigidez. Essas proteínas incluem queratina, colágeno e elastina, que ajudam a formar a estrutura conectiva de certas estruturas em seu corpo.

A queratina é uma proteína estrutural encontrada na pele, cabelo e unhas. O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo e é a proteína estrutural de seus ossos, tendões, ligamentos e pele.

A elastina é várias centenas de vezes mais flexível do que o colágeno. Sua alta elasticidade permite que muitos tecidos do corpo voltem à sua forma original após o alongamento ou contração, como o útero, os pulmões e as artérias.

“Uma classe de proteínas conhecida como proteínas fibrosas fornece estrutura, força e elasticidade a várias partes do corpo”, afirmou Flávio.

Mantém o pH adequado

A proteína desempenha um papel vital na regulação das concentrações de ácidos e bases em seu sangue e outros fluidos corporais.

“O equilíbrio entre ácidos e bases é medido usando a escala de pH. Ele varia de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido, 7 neutro e 14 o mais alcalino”, argumentos o Doutor.

Exemplos do valor de pH de substâncias comuns incluem:

  • pH2: ácido estomacal
  • pH4: suco de tomate
  • pH5: café preto
  • pH7,4: sangue humano
  • pH10: leite de magnésia
  • pH12: água com sabão

Uma variedade de sistemas de proteção permite que seus fluidos corporais mantenham as faixas normais de pH. Um pH constante é necessário, pois mesmo uma ligeira mudança no pH pode ser prejudicial ou potencialmente mortal.

Uma maneira de seu corpo regular o pH é com proteínas. Um exemplo é a hemoglobina, uma proteína que compõe os glóbulos vermelhos. A hemoglobina se liga a pequenas quantidades de ácido, ajudando a manter o valor normal do pH do sangue. Os outros sistemas tampão em seu corpo incluem fosfato e bicarbonato.

“As proteínas atuam como um sistema tampão, ajudando seu corpo a manter os valores adequados de pH do sangue e de outros fluidos corporais”, analisou o nutrólogo.

Em suma, as proteínas regulam os processos do corpo para manter o equilíbrio dos fluidos. Assim, a albumina e a globulina são proteínas do sangue que ajudam a manter o equilíbrio dos fluidos do corpo, atraindo e retendo água. Mas, se você não comer proteína suficiente, seus níveis de albumina e globulina acabarão diminuindo.

Consequentemente, essas proteínas não podem mais manter o sangue nos vasos sanguíneos, e o fluido é forçado para os espaços entre as células. Conforme o fluido continua a se acumular nos espaços entre as células, ocorre inchaço ou edema, particularmente na região do estômago.

Esta é uma forma de desnutrição proteica grave chamada kwashiorkor que se desenvolve quando uma pessoa está consumindo calorias suficientes, mas não consome proteína suficiente. Assim, Kwashiorkor é raro em regiões desenvolvidas do mundo e ocorre com mais frequência em áreas de fome.

Proteína aumenta a saúde imunológica?

De antemão, as proteínas ajudam a formar imunoglobulinas, ou anticorpos, para combater a infecção. Dessa maneira, os anticorpos são proteínas do sangue que ajudam a proteger o corpo de invasores nocivos. Bem como bactérias e vírus. Desse modo, quando esses invasores estranhos entram em suas células, seu corpo produz anticorpos que os marcam para eliminação.

Sem esses anticorpos, as bactérias e os vírus estariam livres para se multiplicar e sobrecarregar seu corpo com a doença que causam. Depois que seu corpo produz anticorpos contra uma bactéria ou vírus específico, suas células nunca se esquecem de como produzi-los.

Isso permite que os anticorpos respondam rapidamente na próxima vez que um agente de doença em particular invadir seu corpo. Como resultado, seu corpo desenvolve imunidade contra as doenças às quais está exposto.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Transporta e armazena nutrientes

As proteínas de transporte transportam substâncias por toda a sua corrente sanguínea – para o interior das células, para fora ou para dentro das células. As substâncias transportadas por essas proteínas incluem nutrientes como vitaminas ou minerais, açúcar no sangue, colesterol e oxigênio.

Por exemplo, a hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Os transportadores de glicose (GLUT) movem a glicose para as células, enquanto as lipoproteínas transportam o colesterol e outras gorduras no sangue.

Os transportadores de proteínas são específicos, o que significa que eles se ligam apenas a substâncias específicas. Em outras palavras, um transportador de proteína que move a glicose não move o colesterol.

“As proteínas também têm funções de armazenamento. A ferritina é uma proteína de armazenamento que armazena ferro. Outra proteína de armazenamento é a caseína, que é a principal proteína do leite que ajuda os bebês a crescer”, afirmou o médico.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Fornece energia

As proteínas podem fornecer energia ao seu corpo. Além disso, contém quatro calorias por grama, a mesma quantidade de energia que os carboidratos fornecem. As gorduras fornecem mais energia, com nove calorias por grama.

No entanto, a última coisa que seu corpo deseja usar como energia é a proteína, já que esse nutriente valioso é amplamente utilizado em todo o corpo.

Carboidratos e gorduras são muito mais adequados para fornecer energia, pois seu corpo mantém reservas para uso como combustível. Além disso, eles são metabolizados de forma mais eficiente em comparação com a proteína.

Na verdade, a proteína supre seu corpo com muito pouca energia necessária em circunstâncias normais. No entanto, em um estado de jejum (18-48 horas sem ingestão de alimentos), seu corpo quebra o músculo esquelético para que os aminoácidos possam lhe fornecer energia.

Seu corpo também usa aminoácidos do músculo esquelético danificado se o armazenamento de carboidratos for baixo. Isso pode ocorrer após exercícios exaustivos ou se você não consumir calorias suficientes em geral.

“A proteína pode servir como uma valiosa fonte de energia, mas apenas em situações de jejum, exercícios exaustivos ou ingestão inadequada de calorias”; completou o médico.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Proteína me deixa sem fome?

Os três macronutrientes – gorduras, carboidratos e proteínas – afetam seu corpo de maneiras diferentes. Mas, a proteína é de longe o mais satisfatório. Ajuda você a se sentir mais satisfeito – com menos comida.

Em parte, isso ocorre porque a proteína reduz o nível do hormônio da fome grelina. Ele também aumenta os níveis de peptídeo YY, um hormônio que faz você se sentir satisfeito.

“Esses efeitos sobre o apetite podem ser poderosos. Em um estudo recente, o aumento da ingestão de proteínas de 15% para 30% das calorias fez com que mulheres com sobrepeso ingerissem 441 calorias a menos por dia, sem restringir nada intencionalmente”, finalizou o nutrólogo.

Decerto, se você precisa perder peso ou gordura da barriga, considere substituir alguns de seus carboidratos e gorduras por proteínas. Pode ser tão simples como diminuir o tamanho da sua porção de batata ou arroz e, ao mesmo tempo, adicionar alguns pedaços extras de carne ou peixe.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Quais as melhores fontes de proteína?

Em suma, agora que você já sabe quais são os principais efeitos e os benefícios que a proteína pode te trazer, veja as melhores fontes, com a nutri Kamila.

“As melhores fontes são as de origem animal, por serem alimentos mais ricos em proteína e possuir alto valor biológico, isto é, nosso organismo consegue utilizar esse nutriente mais facilmente. Assim, como exemplo de fontes de proteínas temos a carne, o peixe, o ovo, leite, queijo e o iogurte”.

Os efeitos da gordura e dos carboidratos na saúde são controversos. No entanto, quase todos concordam que a proteína é importante. Bem como, a maioria das pessoas come proteína suficiente para prevenir a deficiência. Mas alguns indivíduos se sairiam melhor com uma ingestão muito maior de proteína. Por fim, uma dieta rica em proteínas tem grandes benefícios para a perda de peso e saúde metabólica.

>> Quer crescimento muscular? Clica aqui!

Conclusão

Decerto, a proteína desempenha muitas funções em seu corpo. Assim, ajuda a reparar e construir os tecidos do corpo, permite que ocorram reações metabólicas e coordena as funções corporais. Além disso, fornece ao corpo uma estrutura estrutural, as proteínas também mantêm o pH adequado e o equilíbrio de fluidos.

Dessa maneira, finalmente, eles mantêm o seu sistema imunológico forte, transportam e armazenam nutrientes e podem atuar como uma fonte de energia, se necessário. Em síntese, coletivamente, essas funções tornam a proteína um dos nutrientes mais importantes para sua saúde.

Embora uma ingestão elevada de proteínas possa trazer benefícios à saúde de muitas pessoas, não é necessária para todos. Como resultado, a maioria das pessoas já consome cerca de 15% de suas calorias provenientes de proteínas, o que é mais do que suficiente para prevenir a deficiência.

No entanto, em certos casos, as pessoas podem se beneficiar comendo muito mais do que isso – até 25-30% das calorias. Assim, se você precisa perder peso, melhorar sua saúde metabólica ou ganhar massa e força muscular, certifique-se de comer proteína suficiente.

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *