Skip to content
Fortalecimento, anti quebra e muito mais: saiba tudo que você precisa saber para cuidar das suas unhas

Suas unhas fornecem uma imagem geral de sua saúde. Aliás, mudanças na cor das unhas ou uma interrupção no crescimento podem ser sintomas de um problema de saúde, má nutrição ou estresse excessivo. Mas, calma! O Blog da Unic traz algumas dicas de como melhorar a vitalidade da sua unha, como ajudar no crescimento e muito mais, confira.

Antes de mais nada, as unhas são feitas de várias camadas de uma proteína dura chamada queratina. Suas unhas são um indicador importante de sua saúde geral. As saudáveis ​​devem ser lisas e duras, livres de amassados ​​ou estrias e de cor consistente. Se as suas crescem mais devagar do que a média e você deseja que cresçam mais rápido, existem vários remédios caseiros e técnicas de cuidado que podem ajudar.

Confira o Ciclopirox Olamina, um antifúngico tópico indicado no tratamento de micoses nas unhas. Veja somente na Unicpharma com as melhores condições!

Suas unhas refletem a sua saúde

Sabe aquela máxima do “você é o que você come?”, ela se caracteriza muito quando o assunto são suas unhas. Dessa maneira, antes de buscar medidas imediatas ou drásticas, procure melhorar sua alimentação, pois ela reflete em todo seu corpo.

“No corpo ele tem um ponto de equilíbrio, onde tudo funciona normalmente e todos os órgãos e sistemas recebem nutrientes. Quando falta nutriente no nosso corpo, ele começa a economizar o ‘estoque’ de nutrientes que ele tem. Então ele seleciona os órgãos vitais, cardíaco, respiratório… e começa a cortar os dispensáveis, como unhas, cabelo e a pele”, disse Juliana Ramos, Farmacêutica.

Dessa forma, a falta de nutrientes e vitaminas, podem ser o motivo de suas unhas não estarem com o devido cuidado. Além disso, queda de cabelo, pele ressecada também são sintomas, que pioram com a falta deles. Pois, o corpo priorizou as funções vitais, ou seja, ele fez o que precisa para te manter vivo, visto que em tese, nessas outras áreas você pode viver tranquilamente.

Então, para início de conversa, procure nutrir o seu corpo com uma dieta balanceada, com vitaminas e nutrientes, para que seu corpo entenda que outras regiões não vitais, também pode recebê-las.

Não existe um método cientificamente comprovado para fazer as unhas crescerem mais rápido. Mas cuidar bem do seu corpo por meio de nutrição adequada e usar as dicas a seguir para fortalecer as unhas pode ajudá-las a crescerem fortes e duradouras com o tempo.

“Para essa melhora, precisa-se da reposição dessas vitaminas. Portanto alguns indicados poderiam ser o Complexo B, Vitamina D, Biotina, que também é uma vitamina. Produtos com senso orgânico como Nutricolin”, completou.

Ademais, outras fontes de vitaminas e minerais em cápsulas, funcionam normalmente para seu sistema e você pode encontrar de uma forma bem fácil. Confira:

Benefícios do complexo B

As vitaminas B desempenham um papel vital na manutenção da boa saúde e do bem-estar. Como os blocos de construção de um corpo saudável, as vitaminas B têm um impacto direto nos seus níveis de energia, função cerebral e metabolismo celular.

O complexo de vitamina B ajuda a prevenir infecções e ajuda a apoiar ou promover:

  • saúde celular
  • crescimento de glóbulos vermelhos
  • níveis de energia
  • boa visão
  • função cerebral saudável
  • boa digestão
  • apetite saudável
  • função nervosa adequada
  • hormônios e produção de colesterol
  • saúde cardiovascular
  • tônus ​​muscular

Nas mulheres

As vitaminas B são especialmente importantes para mulheres grávidas e amamentando. Essas vitaminas auxiliam no desenvolvimento do cérebro do feto, bem como reduzem o risco de defeitos congênitos.

E para mulheres grávidas, as vitaminas B podem aumentar os níveis de energia, aliviar as náuseas e reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia.

Nos homens

Acredita-se que as vitaminas B aumentem os níveis de testosterona nos homens, que diminuem naturalmente com a idade. Eles também podem ajudar os homens a construir músculos e aumentar a força. No entanto, faltam estudos em humanos que confirmem essas afirmações.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente importante e essencial para a nossa saúde. Aumenta a imunidade, mantém os ossos fortes e a pele saudável, estimula o crescimento celular e ajuda a criar novos folículos capilares. Você absorve a vitamina D principalmente por meio da exposição ao sol, mas pode tomar suplementos dietéticos e comer certos alimentos para aumentar a ingestão do nutriente.

Vários sintomas, como queda de cabelo, podem ocorrer quando seu corpo não tem a quantidade recomendada de vitamina D. A deficiência de vitamina D tem sido associada à alopecia, também conhecida como calvície localizada, e uma série de outras condições de saúde. Isso inclui amolecimento ósseo, baixa densidade óssea, osteoartrite, doenças cardíacas e câncer.

Ademais, a vitamina D garante unhas saudáveis ​​e reduz o risco de descamação e lascamento, que muitas vezes pode ser causado por deficiências nutricionais. Assim, regula os níveis de cálcio no corpo, que é um contribuinte essencial para ter unhas saudáveis. Se você tiver unhas quebradiças e fracas, isso pode significar falta de vitamina D. Mas, talvez, reserve um tratamento para fortalecer as unhas (IBX). Dessa maneira, fazer manicures regulares irá nutrir e restaurar a força das unhas.

>> compre vitamina d clicando aqui 

Biotina

A biotina é um tipo importante de vitamina B que permite ao corpo transformar os alimentos em energia. Também é altamente recomendado como suplemento para ajudar a aumentar a resistência do cabelo e das unhas.

Vários estudos em humanos da Pubmed sugerem que tomar um suplemento de biotina diariamente pode ajudar a fortalecer as unhas. Assim, uma dose de 2,5 miligramas de biotina por dia pode melhorar a resistência das unhas em apenas algumas semanas. A biotina pode ser encontrada naturalmente em:

  • levedura de cerveja
  • ovos cozidos
  • sardinhas
  • nozes e manteigas de nozes
  • grãos inteiros
  • soja e outros feijões
  • couve-flor
  • bananas
  • cogumelos

>> compre biotina clicando aqui 

Nutricolin

O Nutricolin também é benéfico para as unhas, pois ajuda no fortalecimento e isso só é possível por conta da síntese de queratina. Assim, esse produto ajuda a diminuir a queda, contribuindo para unhas mais bonitas de forma permanente. Aliás, elas passam a assumir até mesmo uma tonalidade melhor e mais uniforme.

>> compre nutricolin clicando aqui 

Vitamina C

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, uma proteína que dá forma, força e integridade a muitos tecidos e é o bloco de construção das unhas, cabelos e dentes. A deficiência de dela pode resultar em unhas quebradiças. Bem como retardo no crescimento das unhas.

A vitamina C é um nutriente essencial e não pode ser produzida pelo seu corpo. Os homens requerem 90 mg e as mulheres 75 mg por dia. Enquanto frutas cítricas, como laranja, morango e kiwi são consideradas as melhores fontes de vitamina C, pimentões, vegetais verdes e tomates também são muito ricos nesse nutriente. Na verdade, os pimentões vermelhos têm mais do que o dobro da vitamina C de uma laranja.

“Já o crescimento, vai ser uma resposta do organismo, dessa boa reposição constante de nutrientes”, afirmou Juliana.

>> compre Vitamina C clicando aqui 

Endurecedores de unha (com moderação)

A maciez torna as unhas mais propensas a quebrar, o que aumenta a necessidade de novo crescimento. Para evitar que as unhas quebrem, normalmente recomendam endurecedores de unhas. São substâncias que são pintadas nas unhas como um esmalte e posteriormente removidas com removedor de esmalte.

Isso é útil para fortalecer as unhas e prevenir quebras a curto prazo. No entanto, o uso prolongado de endurecedores de unhas às vezes pode fazer com que as unhas fiquem mais fracas e mais sujeitas a quebrar.

“Também existem alguns esmaltes fortalecedores, eles vão agir diretamente na fibra da unha, dando uma dureza ainda maior, fazendo com que ela não quebre, consequentemente, ela terá um um crescimento melhor”, indicou.

Evite unhas com cola e esmaltes tóxicos

O uso regular de unhas artificiais com cola pode enfraquecer as unhas reais e torná-las mais propensas a quebrar. A melhor opção é pintar as unhas com esmaltes que contenham pouco ou nenhum produto químico tóxico, como:

  • tolueno
  • formaldeído
  • dibutil ftalato (DBP)

Procure formulações à base de água que indiquem que são livres de toxinas. Assim, não terá um prejuízo significativo.

Os medicamentos para fortalecer as unhas tem algum efeito colateral?

Veja agora o Ciclopirox Olamina, um poderoso antifúngico para combater a micose nas unhas. Confira com o melhor preço e qualidade na Unicpharma!

De acordo com Juliana Ramos, todos esses medicamentos e vitaminas não possuem nenhum efeito colateral, justamente por serem benefícios ao corpo.

“Os medicamentos indicados para crescimento e fortalecimento das unhas não possuem efeitos colaterais, nem reações adversas. São vitaminas e minerais essenciais para manter a saúde do corpo”.

Pratique boa aparência

A limpeza regular das unhas também pode ajudar a aumentar a resistência das unhas, estimulando o crescimento e reduzindo a quebra. Algumas maneiras de manter suas unhas bem cuidadas incluem:

  • mantendo suas unhas secas e limpas, o que impede que bactérias cresçam abaixo delas
  • usando tesouras de manicure afiadas ou tosquiadeiras para aparar suas unhas em linha reta e, em seguida, para arredondar as pontas de suas unhas em uma curva suave
  • hidratar as mãos e unhas com uma loção, certificando-se de esfregá-la nas unhas, especialmente na base onde as cutículas estão localizadas
  • evitando roer as unhas ou cortar as unhas muito curtas

O que causa unhas prejudiciais à saúde?

Problemas de saúde podem fazer com que as unhas cresçam de maneira anormal. Bem como, alguns problemas comuns de crescimento das unhas incluem:

  • mudanças de cor
  • mudanças na espessura ou forma
  • separação da unha da pele circundante
  • sangrando
  • inchaço ou dor ao redor das unhas
  • unhas de crescimento lento

Assim, as unhas de crescimento mais lento vêm com a idade, mas também podem ser um sinal de doença ou deficiência nutricional. Em síntese, eles podem até ser causados ​​por alguns medicamentos.

Em suma, os hormônios também desempenham um papel na promoção do crescimento das unhas. Como resultado, as pessoas mais jovens tendem a ter unhas de crescimento mais rápido do que as pessoas mais velhas. Enquanto isso, os homens e mulheres grávidas tendem a ter um crescimento das unhas mais rápido do que outras pessoas. Mas, em adultos saudáveis, o crescimento médio das unhas é de cerca de 3,5 milímetros por mês.

Em suma, suas unhas são um reflexo de sua saúde geral. Desse modo, é importante seguir uma dieta saudável se você deseja unhas fortes, de crescimento rápido e saudáveis. Assim, isso envolve uma dieta bem balanceada, cheia de frutas e vegetais frescos, fontes magras de proteínas, uma quantidade adequada de carboidratos e muitas gorduras saudáveis.

No entanto, às vezes as unhas precisam de um pouco de ajuda para ficar mais saudáveis ​​e fortes. Assim, é aí que os remédios caseiros podem ajudar. Assim, lembre-se, você não pode fazer suas unhas crescerem magicamente mais rápido. Mas se você cuidar deles, eles ficarão mais fortes e durarão mais, tornando-os menos propensos a quebrar.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *