Bicarbonato De Sódio Pode Impulsionar Desempenho De Sprint Em 3%, Diz Novo Estudo

Grupo de pesquisa belga revela resultados de um sprint de 90 segundos após uma corrida simulada de três horas em estudo de laboratório. Cientistas em Leuven, na Bélgica, poderiam ter provado que algo que você costumava usar muito durante o confinamento para assar pão de banana poderia realmente ser útil no final de uma corrida de bicicleta. O bicarbonato de sódio há muito é discutido nos círculos da nutrição e da ciência em torno de seu potencial para ser um auxiliar de desempenho útil.

Muitos estudos anteriores mostraram que as quantidades corretas podem melhorar o desempenho físico, especialmente em corridas de meia distância.

No entanto, o uso de bicarbonato de sódio nunca testado em um esforço de corrida de ciclismo replicado, com o objetivo deste novo estudo de realizar um esforço de ciclismo de alta intensidade no final de uma corrida simulada de três horas.

Estudos anteriores também nunca examinaram os efeitos que a ingestão de bicarbonato de sódio no meio da atividade física também pode ter sobre o desempenho.

Bicarbonato de sódio em ciclistas homens

Realizado na respeitada Academia Bakala em Leuven, o protocolo de teste viu 11 ciclistas treinados do sexo masculino. Assim, completarem uma corrida de ciclismo simulada de três horas culminando com um sprint total de 90 segundos no final.

Durante este protocolo de teste, metade do grupo ingeriu 300 mg por quilograma de peso corporal de bicarbonato de sódio, 150 mg por kg antes do teste e 150 mg por kg durante as três horas de corrida simulada de bicicleta.

Para um piloto de 70 kg, isso equivaleria a digerir cerca de quatro a cinco colheres de chá de bicarbonato de sódio durante esses dois períodos.

A outra metade do grupo realizou o mesmo protocolo de teste, mas ingeriu um placebo, mas nenhum dos participantes sabia quem era o grupo do placebo e quem era o do bicarbonato de sódio.

Os resultados mostraram que, apesar de não haver diferença significativa entre a potência máxima entre os grupos de placebo e bicarbonato. Houve um aumento de três por cento na produção de energia média durante o sprint de 90 segundos em favor do grupo do bicarbonato, com uma média de produção superior em 17 watts no geral.

O uso de bicarbonato de sódio não é ilegal no esporte profissional. Além disso, não está listado como uma substância proibida na lista de proibidos da Agência Mundial Antidoping.

Sua capacidade

A ciência por trás do uso do bicarbonato em um contexto esportivo gira em torno de sua capacidade. Assim, quando absorvido pelo sangue, de diminuir o nível de acidez do sangue, o que consequentemente aumenta o nível de pH do sangue.

Isso então atua como um tampão para o sangue contra o aumento dos níveis de lactato. Que são comuns durante exercícios anaeróbicos e de alta intensidade. Como esforços prolongados totais, como uma corrida longa no final de uma corrida.

Os autores deste estudo recomendam que treinadores e atletas testem o protocolo de suplementação em sessões de treinamento antes de aplicá-lo à competição.

Mesmo que este estudo sugira que invadir seu armário de cozinha pode ser a melhor maneira de obter um chute adicional no final da corrida. Pode ser melhor esperar um pouco, pois estudos anteriores mostraram que o uso indevido de bicarbonato de sódio pode levar a problemas estomacais. O que, como sabemos no ciclismo, nunca é uma receita para o sucesso.

Estudo completo

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *