Skip to content

Dê a cada parte do seu corpo o cuidado antienvelhecimento ideal

Colo, pescoço, seios, coxas e mãos precisam de atenção específica

Não é só a pele do rosto que sente os efeitos do tempo: mãos, colo, pescoço, seios e até as coxas terão flacidez e ressecamento em função do envelhecimento natural da pele e dos efeitos da gravidade. Para prevenir, como você já sabe, é preciso investir em boa alimentação e muita proteção solar. Mas cuidados cosméticos com o corpo também podem fazer muita diferença. E mais: você pode lançar mão até de cremes anti-idade para o corpo.

A dermatologista Vânia Leite, da Unifesp, explica que os cosméticos são excelentes, mas não fazem milagres. “Eles estimulam a formação do colágeno, devolvem a hidratação perdida, estimulam a microcirculação de sangue e amenizam rugas, mas eles não desaparecerão completamente com os vincos, nem rejuvenescerão 30 anos de um dia para o outro”, conta a especialista, que recomenda tratamentos estéticos de consultório, como o preenchimento com ácido hialurônico, para quem quer eliminar completamente o problema.

Para quem quer disfarçar e prevenir os efeitos do tempo, eles continuam sendo ótimas opções. A seguir, listamos quais são os melhores produtos e os cuidados essenciais para cada parte do corpo, além do rosto. Confira e cuide-se dos pés à cabeça.

Pescoço e colo

A pele do pescoço e colo é muito fina, tão sensível quanto a pele do rosto, e, em razão da menor quantidade de glândulas sebáceas que acumula, está ainda mais propensa ao ressecamento e à flacidez. “O pescoço também não tem muitos pelos, por isso a pele fica mais desprotegida”, explica a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, professora da Faculdade de Medicina do Grande ABC.

Um dos principais vilões você já conhece: os raios ultravioletas do sol, que favorecem o aparecimento de manchas na pele, além de acelerar a perda de colágeno, resultando na indesejada flacidez e formação de rugas. Para evitar estes problemas, o uso do protetor solar é indispensável – deve ser um hábito diário. Como não existem protetores solares específicos para a região do colo e do pescoço, nessas áreas é importante passar o mesmo protetor usado no rosto, por ser mais concentrado. “É recomendado o uso diário de protetor, no mínimo duas vezes por dia, para garantir que o fator de proteção seja mantido”, explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Além das manchas, a pele do pescoço está mais suscetível à flacidez e ao aparecimento de rugas. Apesar de o sol acentuar esses problemas, pois acelera a perda do colágeno, o enrugamento da pele faz parte do processo natural de envelhecimento. Já a flacidez varia de pessoa a pessoa, dependendo da predisposição genética.

Além de aplicar filtro solar no colo e no pescoço, manter a região hidratada garante uma pele mais saudável com o passar do tempo. Para evitar ressecamento e envelhecimento precoce da pele, Daniela recomenda o uso de hidratantes que contenham vitaminas A, D e E e o uso de cremes nutritivos de ação antioxidante. “Os produtos que contém substâncias antioxidantes visam diminuir os efeitos colaterais dos raios ultravioletas e preservar as células de colágeno e fibras de elastina, responsáveis pela firmeza da pele”, explica a dermatologista.

A dica da dermatologista Vânia é usar no pescoço e colo o mesmo produto usado no rosto. “A pele dessas regiões são muito parecidas e igualmente sensíveis, por isso usar os produtos – tanto hidratantes quanto antienvelhecimento – do rosto no pescoço e no colo é muito melhor que usar os cosméticos do corpo”, explica Vânia.

Seios

A região dos seios é predominantemente composta por glândulas e pele, que com o passar do tempo sentem significativamente os efeitos da gravidade. Além disso, o aumento das mamas que acontece durante a gestação e o período de amamentação e o ganho rápido de peso também contribuem para a flacidez da pele. Para trazê-lo à posição original só mesmo uma cirurgia plástica, mas alguns cosméticos podem contribuir, e muito, para manter a pele bem hidratada e para evitar que ela fique flácida.

A dermatologista Vânia explica que para comprar um bom hidratante a melhor opção é procurar pela indicação na embalagem, por exemplo: para pele seca, para pele flácida, para pele envelhecida. “Confiar em princípios ativos nem sempre é uma boa ideia, já que as suas concentrações podem ser muito baixas”. Outra sugestão da especialista é sempre procurar por marcas reconhecidas no mercado, que realizam testes e pesquisas antes de lançar um novo cosmético.

“Loções firmadoras são perfeitas para a prevenção da flacidez da pele dessa região”, afirma a dermatologista. No entanto, vale reforçar que a loção só trata a flacidez da pele, não do músculo. Portanto, não há milagre quando o assunto é recuperar a firmeza dos seios.

Mãos

Não é à toa que as mãos são as primeiras a revelar a sua idade. “A pele das mãos é tão sensível quanto a pele do rosto e também fica o tempo todo exposta ao sol, portanto os danos também são bastante parecidos”, explica a dermatologista Vânia Leite. “Uma boa opção é usar o mesmo produto do rosto nas mãos”, aconselha.

Vale usar princípios ativos como o ácido hialurônico, que melhora a hidratação da pele e combate os efeitos do envelhecimento. Mas a farmacêutica bioquímica Joyce Rodrigues, especialista em cosmetologia, faz a ressalva: é importante que o ácido hialurônico seja de baixo peso molecular, que penetra na pele e preenche as linhas de expressão. “A substância com peso molecular normal não penetra, só hidrata, fazendo uma camada impermeável sobre a pele”. Os cosméticos que possuem o ácido hialurônico com essa característica geralmente trazem a informação no rótulo.

“As vitaminas E e C também podem ser boas aliadas, mas com efeito mais discreto”, conta Joyce. Essas substâncias agem combatendo os radicais livres, elétrons que soltos na pele causam oxidação das células e, consequentemente, envelhecimento. “Essas vitaminas se ligam aos radicais livres, impedindo que eles se conectem à pele”, explica.

Dica: “se o creme com vitaminas E e C já estiver amarelado, ele não terá efeito nenhum da pele – o amarelamento significa que o creme já oxidou com o ar ambiente e, consequentemente, perdeu seu efeito”, conta a farmacêutica.

Coxas

Você já ouviu falar em DMAE? Esta molécula dá firmeza à pele através de um mecanismo celular: a liberação do neurotransmissor acetilcolina, que causa uma maior contração das fibras musculares, resultando em um efeito imediato, mas transitório, de firmeza. Há até quem chame o tratamento de “efeito cinderela”, dados seus resultados rápidos e acentuados.

A farmacêutica Joyce Rodrigues conta que existem estudos que apontam que o DMAE mata algumas células à longo prazo, mas que o uso com equilíbrio não causa danos. Esse produto pode ser usado no rosto, amenizando rugas de expressão, e no corpo, melhorando flacidez e contorno corporal.

Pés

A ureia é um principio ativo muito antigo, mas continua em alta. Isso porque ela é um poderoso hidratante, principalmente para as áreas que sofrem muito com o ressecamento, como os pés. Além de passarmos o dia todo sobre eles, com o passar dos anos a produção normal de oleosidade da pele diminui, e nem os pés passam ilesos. O resultado aparece em forma de rachaduras cada vez mais visíveis.

Joyce Rodrigues conta que o uso da ureia na face pode ter efeitos negativos, como maior oleosidade, formação de acne e sintomas de irritação, como coceira e vermelhidão. A ureia é o produto perfeito para os pés, pois além de turbinar a hidratação, a probabilidade de ocorrer irritações nessa região é menor, porque a pele é menos sensível.

Braços

A pele dos braços também sente os efeitos do tempo ficando, principalmente, mais flácida. Mas não confunda a flacidez da pele com o famoso músculo “do tchau”.

Antes de tudo, invista na hidratação, principalmente na região dos cotovelos, que tendem a ficar ressecados com o tempo. Joyce Rodrigues aconselha a procurar hidratantes que contenham óleos vegetais ricos em ômegas 3, 6, 7, e 9, que são responsáveis pela reconstrução do manto lipídico da pele. “Evite o óleo mineral, que pode deixar a pele oleosa e causar acnes em áreas como o rosto e costas”, recomenda Joyce Rodrigues.

Cremes firmadores também são grandes aliados para evitar a flacidez natural da pele dos braços que surge com a idade, mas não se esqueça de fortalecer o músculo tríceps braquial, aquele que balança durante o aceno quando está flácido. Ele tende a ficar mole com o tempo. O próprio fortalecimento do músculo, com musculação, por exemplo, ajuda da manutenção da pele no lugar.

Barriga e bumbum

Hydroxyprolisilane: o nome é difícil, mas os efeitos podem agradar muito. “Esta é uma matéria-prima muito usada pelas gestantes, mas pode ser usada por qualquer pessoa”, recomenda Joyce Rodrigues. “Ele ajuda a prevenir a flacidez e a formação de estrias”.

Também chamado de “Hidroxiprolina Biovetorizada pelo Silício Orgânico”, essa substância é um constituinte do mineral silício que combina os benefícios de reestruturação do silício orgânico na pele e da hidroxiprolina, um precursor do colágeno, para uma otimização da produção dessa substância na nossa pele. O resultado é prevenção e reparo dos efeitos do tempo e menos estrias. Seios também tem ótimo resultados com o uso do hydroxyprolisilane.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *