Skip to content
como os aminoácidos atuam no organismo

O aminoácido é um pequeno componente do corpo humano, quase como se fosse um tijolo em uma construção. Apesar disso, é indispensável para o bom funcionamento do organismo. É possível desvendar toda a sua relevância após entender como os aminoácidos atuam no organismo.

Esses elementos são produzidos pelo corpo, mas também podem ser obtidos por meio da alimentação. Basicamente, dividem-se em essenciais e não essenciais, de acordo com a importância em relação às atividades do corpo humano.

Para entender de vez qual é o papel desses componentes, leia o restante do texto descubra como os aminoácidos atuam no organismo!

Os aminoácidos influenciam a formação de proteínas e tecido do corpo

As proteínas são elementos construtivos essenciais para diversas áreas e atividades do corpo, como os músculos. Mas para que elas sejam formadas é preciso que os aminoácidos se unam por ligações peptídicas. Portanto, esses componentes são imperativos para a chamada síntese proteica.

Como as proteínas dão sustentação a várias partes do corpo, a atuação dos aminoácidos ainda tem a ver com a formação do tecido. Eles são indispensáveis tanto para o crescimento de pele e ossos, quanto para o desenvolvimento de músculos. Como ajudam a formar proteína, estão relacionados à recuperação muscular — como a que é necessária após atividades físicas intensas.

O fornecimento para os músculos tem a ver como os aminoácidos atuam no organismo

Por falar na musculatura, ela exige “combustível” para funcionar corretamente, especialmente quando está sob estresse. Durante a prática física, os músculos são exigidos ao máximo e precisam de energia, que buscam nos aminoácidos.

Se eles não estiverem disponíveis, a busca acontece no próprio músculo, o que leva à perda de massa muscular e ao enfraquecimento. Por isso, tais componentes são essenciais para evitar esse processo, que é conhecido por catabolismo, e para manter a integridade das estruturas musculares.

A regulação da produção hormonal afeta o humor e a cognição

Nem todo mundo sabe, mas ao falar sobre como os aminoácidos atuam no organismo, também devemos pensar sobre os hormônios. Isso acontece porque muitas glândulas precisam da ativação dada por aqueles componentes, a fim de que possam sintetizar e liberar hormônios. É o caso da tireoide e até da insulina, por exemplo.

A produção ou o consumo de alguns aminoácidos, a depender do caso, diminui o estresse e favorece a liberação de serotonina. Como resultado, é possível evitar as flutuações de humor e manter a sensação de bem-estar por mais tempo.

O equilíbrio do metabolismo e das funções vitais também é obtido

Não menos importante, saber como os aminoácidos atuam no organismo inclui falar de atividades fundamentais para o corpo. A regulação dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, a dilatação dos vasos sanguíneos e o funcionamento de várias células têm a ver com esses microcomponentes.

O metabolismo é outro afetado e pode se tornar mais rápido ou mais lento, dependendo dos níveis de aminoácido. Então, todo o corpo é impactado, de modo que se torna melhor com a disponibilidade adequada daqueles elementos.

Agora que já sabe como os aminoácidos atuam no organismo, entende a importância desses componentes na quantidade adequada para o bom funcionamento do corpo. Com a ingestão correta, tanto por via alimentar quanto pela suplementação recomendada, é possível garantir as condições ideais sua saúde e bem-estar.

Se quiser muitas outras dicas de saúde e cuidado, assine nossa newsletter e receba as novidades por e-mail!

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *