Skip to content
Dicas para parar de fumar

Parar de fumar demanda tempo, determinação e muita força de vontade. A pessoa precisa estar realmente engajada, fugir dos gatilhos e encontrar maneiras de aliviar a vontade de seguir no cigarro.

Malefícios

Os cigarros são extremamente prejudiciais à saúde, mas não apenas a quem fuma. Quem convive com pessoas que fumam inala a fumaça tóxica e pode desenvolver doenças a longo prazo. Ou seja, não fazer mal a quem você ama e convive pode acabar sendo um ótimo estímulo para deixar de lado o cigarro e tomar a decisão de parar de fumar.

  • A fumaça do cigarro, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
  • O tabagismo reduz a taxa de fertilidade de 75% para 57%, segundo dados do INCA. Além disso, fumantes têm um risco maior de ter menopausa precoce e 30% mais chances de serem inférteis.
  • Segundo o INCA, a mulher fumante está exposta a complicações na gravidez, como placenta prévia, descolamento de placenta e hemorragias no útero, além do risco de aborto espontâneo.
  • A dependência do tabaco eleva o risco de impotência sexual. Além disso, fumar está associado ao surgimento de câncer de pênis.
  • O tabaco é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda.
  • Fumantes, segundo o INCA, tendem a adoecer mais rápido que não-fumantes.
  • Os fumantes têm menor resistência física, menos fôlego e um desempenho reduzido nas atividades físicas.
  • Além de deixar os dentes amarelos, o cigarro causa mal hálito, resseca a boca, atrapalha a produção de saliva e aumenta o risco de câncer.
  • O cigarro prejudica tanto o olfato e o paladar que, de acordo com o INCA, apenas dois dias de abstinência são necessários para melhorar a percepção dos cheiros e dos sabores.

10 passos para quem deseja parar de fumar

Tenha determinação

É preciso desejar parar de fumar. Apesar de muita pressão que a família e amigos podem exercer, é uma decisão que deve ser tomada sozinha. É um processo que vai desde o momento em que se escolhe parar de fumar até que se alcance a abstinência.

Corte os gatilhos do fumo

É preciso prestar atenção aos costumes que “chamam” o cigarro. Dessa forma, estes podem atrapalhar o objetivo principal: deixar de fumar. Assim, consumir bebida alcoólica é um deles. Os gatilhos podem ser diferentes em cada pessoa e devem ser cuidados.

Marque um dia para parar

Essa é uma atitude que pode tornar mais fortalecedor o processo de deixar o cigarro. Por isso, muitas pessoas escolhem uma data significativa para deixar de fumar, como aniversários, Natal, Ano Novo, entre outros. No entanto, não pode-se tornar um ato de saudade!

Escolha um método

De acordo com estudos, largar o cigarro de forma gradual pode fazer com que algumas pessoas se sintam mais confortáveis e confiantes em deixar de fumar. Ou seja, escolher um método, como diminuir o número de cigarros ou escolher horários para fumá-los, pode ajudar.

Livre-se das lembranças do cigarro

Quando uma pessoa decide parar de fumar, se faz importante se livrar das lembranças do cigarro, como os cinzeiros espalhados. Assim também, até a arrumação dos cômodos pode ajudar. Pequenas mudanças podem dar um fim aos gatilhos.

Encontre substitutos saudáveis

Segundo informações, fumar não é hábito. Dessa maneira, o tabagismo é uma doença crônica. Assim, para tomar a decisão de largar o cigarro, o fumante precisa se organizar, aprender a reconhecer os gatilhos e se afastar deles. Muitas pessoas se aliam às atividades físicas e em exercícios respiratórios.

Encontre apoio de amigos e familiares

A responsabilidade de deixar o cigarro é do fumante. Dessa maneira, só ele pode decidir parar de fumar. No entanto, o apoio de amigos e familiares é bastante importante no processo. No entanto, é preciso cuidado para não se transformar em críticas ou pressão.

Escolha a melhor alimentação

Alguns alimentos podem interferir, atrapalhando ou ajudando a largar a dependência do cigarro. Sendo assim, opte por ter cenoura crua corta em palitinhos sempre por perto. Frutas picadas, aipo ou rabanete em cubos também são boas opções. Além disso, a água deve ser consumida 2l por dia – para todos!

Troque experiências em um grupo de apoio

Largar o cigarro demanda determinação e atenção. Além disso, é preciso ocupar os pensamentos durante o processo. Por isso, o apoio de um grupo, que sabe bem o que você pode estar passando, pode ser ótimo. Dessa forma, é importantíssimo encontrar quem pode o apoiar, além de dar dicas e conselhos.

Procure apoio médico

Uma das melhores medidas é encontrar o apoio de profissionais da saúde. Vale destacar que é possível encontrar tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nicotab

Nicotab são pastilhas, compostas pelo extrato de nicotina Nicotania tabacum. É uma Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), que busca diminuir a vontade de parar de fumar, além dos sintomas fisiológicos e psicomotores de abstinência, que aparecem durante a tentativa de parar de fumar. Dessa maneira, essa acaba possibilitando a entrega de nicotina para as pessoas que desejam parar de fumar em níveis mínimos suficientes para que os sintomas de abstinência não apareçam.

O Nicotab é manipulado em uma forma de pastilha sublingual. Dessa maneira, as pastilhas se dissolvem rapidamente na mucosa, liberando o ativo. Ou seja, não há necessidade de o ingerir com o auxílio de água ou até mesmo mastigar.

Para quem fuma até 20 cigarros ao dia, é indicada a pastilha de 02mg. Enquanto isso, quem fuma mais de 20 cigarros, deve usar as pastilhas de 4mg. As duas versões estão disponíveis na UnicPharma. No dia dia, basta apenas usar 1 pastilha sempre que tiver vontade de fumar. Normalmente, a quantidade varia de 3 a 12. Se for necessário mais que 12, deve-se usar a versão de 4mg. O tratamento deve ser diminuído de forma gradual até o organismo se acostumar.

Benefícios do Nicotab

  • Forma eficaz e acessível para quem deseja parar de fumar;
  • Rápido início de ação;
  • Rápida absorção;
  • Possibilita que os fumantes deixem o hábito de fumar.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *