skip to Main Content

Muitas mulheres sonham e têm o desejo de ter o cabelo loiro, seja com luzes ou com mechas. No entanto, uma das coisas que mais assusta na hora da mudança do visual são os cuidados novos e necessários para as madeixas.

Afinal, passar para o loiro requer muitos processos químicos, que prejudicam os fios. Ou seja, a descoloração dos fios tende a danificar a saúde, tornando as madeixas porosas e propensas à perda de nutrientes. Por isso, investir em produtos específicos é a chave certa para ficar com o cabelo bonito e saudável.

Como cuidar dos cabelos loiros?

Para ter um loiro bonito e saudável não basta ir no salão, escolher um bom profissional e tingir os fios. Óbvio que a escolha de um bom local e um bom cabeleireiro é um passo importante. Contudo, é preciso pensar além: a manutenção da cor e a saúde das madeixas.

Por isso, o primeiro e o mais essencial passo para dar e manter a saúde aos cabelos é organizar, com a ajuda de um profissional, um cronograma capilar. Este contará com as datas de corte, os tratamentos e até os retoques da cor.

Possuir e seguir um cronograma capilar para os fios loiros é indispensável para manter a saúde dos fios, pois eles ficam muito fragilizados com a química. Sendo assim, hidratação, nutrição e reconstrução devem ser feitos mensalmente em um salão – ou conforme a necessidade dos fios.

Além de tingir, cortar os cabelos, principalmente as pontas desgastadas, também são fundamentais para que os fios se mantenham saudáveis, brilhosos e sedosos. Assim como, um bom corte também valoriza um cabelo.

Enquanto isso, os retorques da cor podem ser feitos conforme você sentir a necessidade de reacender as mechas. Existem pessoas que preferem apenas retocar a raiz, enquanto outras esperam um período maior para refazer a tonalização por completo. O importante é saber que o loiro requer retoque.

Matizar?

Matizar o cabelo é uma técnica que conta com uma grande eficiência. Dessa forma, ajuda a tirar o alaranjado ou o amarelado do loiro, fazendo com que fique uma coisa próxima ao desejado do cliente.

O procedimento, geralmente, é feito com um tonalizante de cor roxa ou acinzentado. Dessa forma, o produto consegue neutralizar, intensificar ou até acrescentar cor ao tom antigo.

Sendo assim, para manter o loiro desejado, sem desbotar, é ideal que se use os produtos matizantes a cada 10 dias. No entanto, também é possível fazer no salão, porém deve-se realizar a cada 3 semanas. O indicado é fazer o procedimento em um salão de beleza de confiança. Além disso, o resultado da técnica pode várias de acordo com o tio, pois a cor de fundo também pode interferir no resultado final.

Pode matizar em casa?

Caso você opte por matizar em casa, comece lavando bem os fios. Na sequência, seque um pouco com a toalha, tirando o excesso da água e deixe-os apenas úmido. Em seguida, siga exatamente o passo a passo indicado na embalagem do tonalizante. Aguarde o tempo indicado no rótulo do produto, que veia de cinco a 15 minutos, e enxágue.

Como desamarelar?

Alem de poder matizar com tonalizante, também existe a técnica de desamarelar o loiro e corrigir o tom da descoloração. Também ajuda a cuidar os cabelos. Geralmente é feira com uma máscara ou shampoo desamarelador, podendo ser feita semanalmente – como uma manutenção para manter os fios bonitos.

O segredo dessa técnica é neutralizar os reflexos amarelados com a cor oposta. Sendo assim, os produtos de cor roxa são os melhores para restaurar a cor neutra ou mais fria. Tudo isso sem sair de casa.

Cronograma capilar!

Como dito anteriormente, uma mulher loira ou com luzes precisa analisar e entender o processo químico que passou, algo que é bem invasivo. Ou seja, é preciso repor a saúde para que os cabelos loiros também fique mais bonito. Com isso, hidratar, nutrir e restaurar é fundamental.

Hidratação

Depois da química, é comum que os fios fiquem mais ressecados e percam água com maior facilidade. Isso provoca opacidade, excesso de nós e até um toque mais áspero. Dessa forma, para evitar que a situação prejudique muito as madeixas, repor a água e os nutrientes uma vez por semana é fundamental. A máscara de hidratação penetra nos nutrientes nas fibras capilares, mantendo a água dentro do fio.

Nutrição

O clareamento faz com que o cabelo loiro fique com as cutículas abertas, sendo mais sensíveis à ação da umidade. Ou seja, pode ficar com mais frizz e ressecados. Dessa maneira, a nutrição devolve a oleosidade natural – a que protege a fibra dos danos externos. Assim, esse cuidado torna o cabelo mais disciplinado e oleoso.

Reconstrução

Depois de deixar loiro, é comum perceber que o cabelo ficou mais fraco, com pontas duplas e até quebradiço. Isso acontece por conta dos processos químicos. Por isso, a reconstrução faz com que a proteína seja devolvida à fibra, recuperando a estrutura interna do cabelo. A máscara mais indicada é a de queratina, que é um dos produtos mais potentes para reconstruir o fio.

Outros cuidados com os fios loiros!

Além de máscaras, outros produtos podem ser grandes aliados para quem quer manter a saúde dos fios loiros. Dessa forma, é preciso um cuidado maior, principalmente, no verão, quando se tem contato com piscina ou praia.

Apostar em tratamentos de uso após piscina ou praia é fundamentais. Afinal, como os fios ficam mais expostos no verão, estes produtos ajudam na recuperação do ressecamento, após o contato com sal ou cloro.

Apostar naqueles com proteção UV pode ser uma boa. Este produto protege o loiro sem com que fique aquele aspecto pesado. Ou seja, é possível usá-lo em qualquer momento do dia. Os leave-in possuem uma fórmula leve e que age fortemente na defesa dos fios contra os danos do dia a dia. Além disso, os protetores térmicos nunca podem ser esquecidos. Afinal, evita com que o calor danifique o cabelo, trabalha na proteção dos fios, impede a quebra do cabelo e evita exposição das cutículas. Assim como, ajuda também na durabilidade da escova, chapinha ou babyliss. Não se esqueça de um óleo capilar para finalizar e manter a saúde do seu loiro.

Dra. Angela A. Benicio de Lima

Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista

  • Graduanda em farmácia estética
  • Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
  • Pós graduação em fitoterapia clínica
  • Formada em nutrição
  • Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
    magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.