15 benefícios do ciclismo - Blog Unicpharma
15 Benefícios Do Ciclismo

O ciclismo é bom para perda de peso, condicionamento físico, pernas e mente. Está pensando em entrar para a família do ciclismo? Então, aqui estão 15 benefícios do ciclismo ou motivos pelos quais você deve andar de bicicleta neste verão.

Antes de mais nada, os benefícios do ciclismo são quase tão infinitos quanto as possibilidades que você poderá explorar. Se está pensando em começar a pedalar e compará-lo com outras atividades em potencial, estamos aqui para lhe dizer que o ciclismo é sem dúvida a melhor opção. Há muitos bons motivos para escolher andar de bicicleta como seu mais novo tempo de passe.

1. Andar de bicicleta melhora o bem-estar mental

Segundo um estudo do YMCA, pessoas que tinham um estilo de vida fisicamente ativo tinham uma pontuação de bem-estar 32% maior do que indivíduos inativos. Os exercícios podem melhorar o seu humor de tantas maneiras. Há a liberação básica de adrenalina e endorfinas, e a confiança aprimorada que advém de realizar coisas novas (como completar uma atividade esportiva ou chegar mais perto desse objetivo).

O ciclismo combina exercício físico com estar ao ar livre e explorar novos pontos de vista. Você pode andar sozinho – dando-lhe tempo para processar preocupações – ou pode andar com um grupo que amplia seu círculo social. O ex-recordista de horas, Graeme Obree, sofreu de depressão durante grande parte de sua vida e afirmou:

“Sair e pedalar vai ajudar [pessoas que sofrem de depressão]… Sem andar de bicicleta, não sei onde estaria”.

2. Fortaleça o seu sistema imunológico, pedalando

Este é particularmente relevante durante a pandemia global de Covid-19. O Dr. David Nieman e seus colegas da Appalachian State University estudaram 1 mil adultos de até 85 anos. Eles descobriram que os exercícios traziam enormes benefícios à saúde do sistema respiratório superior – reduzindo assim os casos de resfriado comum. Nieman bradou:

“As pessoas podem reduzir os dias de doença em cerca de 40 por cento ao se exercitarem aerobicamente na maioria dos dias da semana e, ao mesmo tempo, receber muitos outros benefícios para a saúde relacionados ao exercício”.

O professor Tim Noakes, de exercícios e ciência do esporte na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, não só diz que exercícios leves podem melhorar nosso sistema imunológico, como também aumenta a produção de proteínas essenciais e desperta leucócitos preguiçosos. Afinal, por que escolher a bicicleta? De fato pedalar para ir ao trabalho pode reduzir o tempo de deslocamento e, logo, libertá-lo dos limites dos ônibus e trens infundidos com germes.

Entretanto, existe um mas. As evidências sugerem que imediatamente após exercícios intensos, como uma sessão de treinamento intervalado, seu sistema imunológico diminui – mas uma recuperação adequada, como comer e dormir bem, pode ajudar a reverter isso.

3. O ciclismo promove a perda de peso

Primeiramente, é uma equação simples quando se trata de perda de peso. É “o gasto de calorias deve exceder o consumo de calorias”. Portanto, você precisa queimar mais calorias do que consome para perder peso. Andar de bicicleta queima calorias: entre 400 e 1000 por hora, dependendo da intensidade e do peso do ciclista.

Claro, existem outros fatores: a composição das calorias que você consome afeta a frequência do seu reabastecimento. Assim como a qualidade do seu sono e, claro, a quantidade de tempo que você gasta queimando calorias será influenciada por quanto você gosta sua atividade escolhida. Supondo que você goste de andar de bicicleta, estará queimando calorias. E se você se alimentar bem, deve perder peso.

4. O ciclismo constrói músculos

O elemento de resistência do ciclismo significa que ele não apenas queima gordura, mas também constrói músculos – especialmente ao redor dos glúteos, tendões, quadríceps e panturrilhas. O músculo é mais magro do que a gordura, e as pessoas com uma porcentagem maior de músculo queimam mais calorias, mesmo quando sedentárias.

5. Você pode desfrutar de um segundo café da manhã após o ciclismo

Se você decidir ir de bicicleta para o trabalho, tem uma ótima desculpa para adicionar alguns lanches sem culpa ao seu dia. Como uma viagem de meia hora para o trabalho deve queimar entre 200 e 500 calorias, você tem uma licença para desfrutar de um segundo café da manhã presunçoso em sua mesa. Se você leva a sério a queima de gordura, pode fazer seu passeio matinal em jejum (sem café da manhã) – mas esse é um hábito reservado principalmente aos malucos mais dedicados.

6. Os ciclistas têm melhor saúde pulmonar

Você não estará sozinho se este ponto parecer contraditório ao bom senso. Mas um estudo recente sugere que as pessoas que andam de bicicleta estão, na verdade, expostas a menos gases perigosos do que as que viajam de carro.

Um estudo realizado pela Healthy Air Campaign, Kings College London e Camden Council, viu detectores de poluição do ar instalados em um motorista, um usuário de ônibus, um pedestre e um ciclista em uma rota movimentada pelo centro de Londres.

Os resultados mostraram que o motorista experimentou cinco vezes mais poluição do que o ciclista, três vezes e meia a mais do que o andador e duas vezes e meia mais do que o usuário do ônibus. Portanto, resumindo: o ciclista venceu.

7. O ciclismo reduz o risco de doenças cardíacas e câncer

Andar de bicicleta aumenta sua frequência cardíaca e faz com que o sangue circule pelo corpo, além de queimar calorias, limitando as chances de você estar acima do peso. Como resultado, está entre uma seleção de formas de exercício recomendadas pelo NHS como formas saudáveis ​​de reduzir o risco de desenvolver doenças graves, como doenças cardíacas e câncer.

Novas evidências foram apresentadas na forma de um estudo conduzido pela Universidade de Glasgow, no início deste ano. Os pesquisadores estudaram mais de 260 mil indivíduos ao longo de cinco anos – e descobriram que ir de bicicleta para o trabalho pode reduzir pela metade o risco de um ciclista desenvolver doenças cardíacas ou câncer. Além disso, o estudo completo pode ser lido aqui. O Dr. Jason Gill, do Instituto de Ciências Cardiovasculares e Médicas, comentou:

“Pedalar todo ou parte do caminho para o trabalho foi associado a um risco substancialmente menor de resultados adversos para a saúde”.

8. O ciclismo tem baixo impacto

Muitos dos resultados que discutimos quando falamos sobre os benefícios do ciclismo estão relacionados ao exercício. Acha que pode ser mais fácil simplesmente sair para correr? Correr significa suportar peso e, portanto, as taxas de lesões são maiores. Andar de bicicleta, ao contrário de correr, não é peso.

Quando os cientistas compararam grupos de praticantes de exercícios – corredores de longa distância e ciclistas, eles descobriram que os corredores sofreram 133-144% mais danos musculares, 256% mais inflamação e DMIT 87% maior.

Embora o ciclismo seja menos provável de resultar em lesões por uso excessivo, eles ainda podem surgir. Um ajuste profissional de bicicleta é uma boa ideia – economizar aqui é uma falsa economia se você acabar gastando mais dinheiro com fisioterapia.

A falta de sustentação de peso também significa que o ciclismo não contribui tanto para aumentar a densidade óssea quanto outros esportes – portanto, é uma boa ideia adicionar um pouco de treinamento de força ao seu programa.

9. O ciclismo economiza tempo

Compare essas três experiências:

  1. Entre no carro, sente-se no trânsito, faça fila para entrar no estacionamento, estacione, pague para estacionar, chegue;
  2. Caminhe até o ponto de ônibus, espere o ônibus, reclame do atraso do ônibus, pegue o ônibus (pague), observe enquanto ele dá a volta na casa, chegue cerca de meio quilômetro do seu destino;
  3. Suba na bicicleta, furo o trânsito, ponha a corrente na bicicleta, chegue.

As viagens curtas contribuem enormemente para os níveis de poluição global e frequentemente envolvem uma boa quantidade de olhar fixo para o pára-choque da frente. Pegue a bicicleta e você economizará gasolina ou dinheiro no transporte público, bem como tempo.

10. O ciclismo melhora as habilidades de navegação

No mundo dos sistemas de navegação por satélite e mapas do Google, às vezes não há muito incentivo para aguçar seu senso natural de direção (por mais superior ou de outra forma que seja). A menos que você tenha investido em um PC de ciclismo GPS com recursos de mapeamento, como um Garmin 1000, sair e explorar as pistas pode fornecer exercícios essenciais para seus recursos de mapeamento interno, dando a você (com prática) uma ideia melhor de qual caminho é o Oeste.

11. Andar de bicicleta melhora sua vida sexual

A maioria de nós sabe que sexo é uma coisa boa, mas nem todos sabem o que é realmente bom para sua saúde geral. Na verdade, o sexo regular pode realmente prolongar sua vida. Mas o Dr. Michael Roizen, que preside o Instituto de Bem-Estar da Clínica Cleveland, diz:

“O homem típico que tem 350 orgasmos por ano, em comparação com a média nacional de cerca de um quarto disso, vive cerca de quatro anos mais”, mas descobertas semelhantes também foram reveladas para mulheres.

Então, o ciclismo pode melhorar sua vida sexual? Bem, constrói alguns grupos musculares bastante essenciais. O Dr. Matthew Forsyth, urologista e entusiasta ciclista de Portland, Oregon, comentou:

“Todos esses músculos [trabalhados na bicicleta] são usados ​​durante a relação sexual. Quanto mais desenvolvidos esses músculos, mais longa e mais atlética será a relação sexual”.

Adicione a isso – graças a passar muito tempo exibindo todos os caroços e protuberâncias na lycra colante – os ciclistas tendem a se sentir bastante confortáveis ​​em sua própria pele, e você tem uma receita para sucesso.

12. Ciclistas dormem melhor

Decerto não é ciência do foguete que se cansar na bicicleta vai melhorar seu sono – mas agora está provado. Pesquisadores da Universidade da Geórgia estudaram homens e mulheres com idades entre 20 e 85 anos durante um período de 35 anos e descobriram que uma queda de 2% no condicionamento físico para homens e 4% para mulheres resultou em problemas de sono. O Dr. Rodney Dishman foi um dos autores principais e comentou:

“O declínio mais acentuado na aptidão cardiorrespiratória ocorre entre as idades de 40 e 60 anos. É também quando os problemas de duração e qualidade do sono são elevados”.

Procurando as causas por trás da ligação, os cientistas sugerem que pode ser uma redução da ansiedade, provocada por exercícios, que eleva a capacidade de dormir. Os exercícios também protegem contra o ganho de peso com a idade, que é outra causa de disfunção do sono.

13. O ciclismo aumenta o poder do seu cérebro

De fato o exercício tem sido repetidamente associado à saúde do cérebro – e à redução das alterações cognitivas que podem nos deixar vulneráveis ​​à demência mais tarde na vida. Assim, um estudo de 2013 descobriu que, durante o exercício, o fluxo sanguíneo dos ciclistas no cérebro aumentou 28% e até 70% em áreas específicas. Não só isso, mas após o exercício, em algumas áreas, o fluxo sanguíneo permaneceu 40% maior, mesmo após o exercício.

O fluxo sanguíneo melhorado é bom porque a substância vermelha oferece todos os tipos de guloseimas que nos mantêm saudáveis ​​- e o estudo concluiu que devemos pedalar por 45-60 minutos, a 75-85 por cento da ‘reserva de frequência cardíaca máxima’ (frequência cardíaca máxima menos a de repouso) quatro vezes por semana. Mas, nada impede você de andar mais, é claro.

14. Andar de bicicleta melhora a noção de espaço

Andar de bicicleta não é apenas aumentar sua frequência cardíaca e deixá-lo sem fôlego – a menos que você esteja fazendo isso com Zwift (vídeo game). Existem elementos técnicos – subir, descer e fazer curvas, todos ensinam você a usar o peso do seu corpo para fazer a bicicleta chegar onde você deseja.

Adquirir as habilidades para gerenciar esses elementos técnicos pode fornecer um grande aumento de confiança – especialmente quando você começa a notar melhorias. Além disso, você pode descobrir que suas habilidades para gerenciar aquele carrinho de compras duvidoso com as rodas bambas melhoram muito.

15. Aumente seu círculo social através do ciclismo

Decerto o ciclismo é um esporte muito sociável. Dessa forma, o ciclismo de base gira em torno da cultura do clube de ciclismo. Este que, por sua vez, gira em torno da corrida do clube de sábado ou domingo: várias horas de pedalada em uma intensidade que permite um bate-papo fácil, interrompido apenas por uma parada em um café. Por fim, participar de um clube ou grupo de ciclismo é uma excelente maneira de aumentar seu círculo social. Se você for novo na atividade, decerto vai encontrar todos os conselhos de treino e manutenção que pode estar procurando.

Foto destaque: Reprodução / Standard UK

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