Skip to content
Exercício físico ajuda a curar ressaca?

Deliciar-se com algumas cervejas não deve impedí-lo de fazer exercício físico. Porém, como evitar uma ressaca para que você possa andar sem dor de cabeça no dia seguinte? Decerto a resposta simples para a pergunta “como evitar que a ressaca atrapalhe seu treino?” é: não beba muito. Mas todos nós gostamos de ter nossos prazeres, mas como não exagerar? De acordo com a OMS, o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial.

Quem faz exercício físico certamente não está imune – o relatório da Strava de 2017 mostrou ‘cerveja’ e ‘vinho’ como o terceiro e o quarto itens mais comumente referidos a alimentos e bebidas a aparecerem nos títulos de principais atividades -. O aumento do consumo de álcool durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus é preocupante. Mas o exercício físico pode ser um aliado?

Que efeito a ressaca tem no seu exercício físico?

A ressaca pode resultar em desidratação, náusea, tempos de reação lentos e provavelmente também há um elemento de fadiga – já que beber reduz a qualidade do sono. Embora a maioria das pessoas descubra que adormece rapidamente após uma bebida, não é da melhor qualidade. Após o álcool, você passará menos tempo em sono profundo e mais tempo no estágio menos eficaz de movimento rápido dos olhos (REM).

A principal preocupação, entretanto, é o efeito do álcool nos níveis de hidratação. O álcool é um diurético – beber muito provoca desidratação porque faz com que os rins produzam mais urina. Contudo, se você treinar ou pedalar, assim que começar a suar, perderá ainda mais líquido, piorando a desidratação – o que reduz o desempenho porque o fluxo de oxigênio e nutrientes fica mais lento.

Beber pode aumentar o potencial para “ritmos cardíacos incomuns” por até dois dias após beber – ainda mais se você for um bebedor irregular. Uma saída à noite tende a resultar em um influxo bastante sério de calorias líquidas – também. Meio litro de cerveja com teor médio de 4% contém cerca de 197 calorias. Isso não terá um efeito imediato no seu desempenho – mas terá com o tempo. E antes de contestar o fato de que você precisa de calorias para andar – seu corpo não é capaz de converter o álcool em glicogênio, necessário durante o exercício.

Álcool inibe a produção de glicose

O álcool também inibe a produção de glicose no fígado – o que significa que os níveis de açúcar no sangue despencam -. Assim, é comum você desejar comer e beber açucarados no dia seguinte. Depois de uma bebedeira, você fica cronicamente desnutrido e com extrema necessidade de hidratação e glicose. Você não ganhou glicogênio com a farra e ter uma fonte de energia como o álcool no sistema nunca é bom para a recuperação, principalmente porque pode interferir no metabolismo dos carboidratos.

Como você pode evitar a ressaca?

Em primeiro lugar: controle suas bebidas. Além de “beber menos”, existem algumas outras dicas para evitar a ressaca. Todos estes foram exaustivamente testados pela Cycling Weekly e com grande sucesso.

1) Não beba com o estômago vazio

Não é novidade. Certifique-se de fazer uma boa refeição antes de sair – ter comida no estômago ajuda a diminuir a taxa de absorção de álcool pelo corpo.

2) Beba água entre cada bebida alcoólica

Isso reduz a desidratação, retarda o consumo de bebidas e o incentiva a pensar sobre o quanto está ingerindo. Se você sente que beber um copo d’água chama a atenção demais para a sua sensibilidade, vá para um refrigerante e ninguém vai adivinhar o seu “jogo”.

3) Não misture suas bebidas

Escolha vinho, cerveja ou uma certa bebida destilada e tente mantê-la. É óbvio, mas nem todos fazem.

4) Evite rodadas

Se as pessoas estão comprando rodadas, tente evitar a tendência e apenas compre suas próprias bebidas – isso lhe dá muito mais controle sobre o que você tem.

5) Pare cedo

Seu corpo leva uma hora para processar cada unidade de álcool. Pare de beber antes do final da noite – isso lhe dá algumas horas de processamento antes de ir para a cama.

6) Hidrate-se antes de dormir

Todos sabem que você deve beber um copo d’água antes de ir para a cama – mas adicione um comprimido de hidratação (como Shot para Ressaca e Protetor Hepático) para obter o melhor efeito.

Exercício físico ajuda a aliviar a ressaca?

Talvez você tenha ignorado todos os itens acima – ou apenas saiba que vai. A ressaca já está presente ou se aproxima – fazer exercício físico vai ajudar? Conforme descrito acima, sua indulgência resultará em fadiga e desidratação – portanto, tentar exercícios de alta intensidade não é especialmente recomendado.

No entanto, ficar sentado dentro de uma casa abafada pode fazer você se sentir pior – e colocar um pouco de ar fresco em seus pulmões pode acordar seu corpo e fazer o sangue bombear. Embora o conceito de ‘suar’ seja um mito (você está desidratado, suar mais não é o ideal), o álcool é um depressor – ele retarda a atividade cerebral e a liberação de endorfinas. Os exercícios provocam uma nova liberação do hormônio da felicidade, que pode lhe dar um impulso.

Se você pretende andar de bicicleta, malhar, correr, fazer exercício físico em geral, reabasteça seus estoques de glicogênio com um café da manhã farto e beba bastante água – de preferência com um comprimido de hidratação adicionado. Mantenha a intensidade baixa, respire o ar fresco e lembre-se de nunca mais deixar isso acontecer. De novo.

Foto destaque: Reprodução / 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *