Skip to content

Como o exercício físico fortalece o coração

O coração é um músculo e, assim como todos os outros músculos, também precisa de exercício físico para se manter em forma. Um coração em forma consegue bombear sangue para o corpo com muito mais eficiência. E isso é interessante para todos os outros órgãos e funções. Vamos saber mais.

Como o exercício físico atua no coração

O corpo em movimento demanda mais esforço de toda a musculatura. Nesse processo, cada fibra muscular pede mais e mais oferta de sangue, estimulando a circulação e fazendo o coração trabalhar mais.

O próprio coração, que também é um músculo, começa a pedir mais sangue durante o exercício físico. Para isso, começa até a gerar novos vasos ao seu redor. Além disso, os movimentos de aceleração e queda de batimentos, que fazem parte da atividade, também trabalham a favor do seu fortalecimento.

Cada um desses efeitos do exercício físico no coração é protetor da saúde em geral porque um coração mais forte corre menos risco de sofrer danos, inclusive um infarto.

Qual é o melhor exercício físico?

De acordo com os especialistas, os aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração. Esse tipo de exercício físico envolve grandes grupos musculares e é realizado de maneira rítmica, contínua e por um longo período.

Para se beneficiar deles, você não precisa necessariamente perder o fôlego. Então, comece devagar. Para iniciar, é recomendada a caminhada diária, com duração entre 30 e 40 minutos. Com o tempo, você pode evoluir para uma caminhada moderada, mais acelerada e até correr.

De acordo com o Ministério da Saúde, fazer 30 minutos de exercício físico aeróbico diariamente ajuda a:

  •       Prevenir ataques e problemas do coração;
  •       Controlar a pressão arterial;
  •       Reduzir os níveis de colesterol;
  •       Tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
  •       Aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;
  •       Controlar o peso, melhorar o sono;
  •       Aumentar seu bem-estar físico e mental.

Por que exercício físico é tão importante?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sedentarismo é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, deixar de fazer exercício físico é algo que atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos.

O corpo humano foi programado para funcionar melhor e trabalhar menos sobrecarregado quando recebe estímulos. Por isso, quando feito de maneira regular, o exercício físico previne e ajuda a melhor muitos problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol.

Converse com um cardiologista para indicação do uma rotina de exercício físico que seja adequada para a sua condição de saúde.

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *