Skip to content

Trigo: benefícios, cuidados e forma de consumir

Entenda também se o famoso glúten é um problema para a saúde ou não

O trigo está presente no pão, na farinha, na massa, na cerveja, e, recentemente, também ganhou espaço nas principais reportagens sobre saúde. Afinal, o trigo deve ser evitado ou podemos consumi-lo sem receios? Na verdade, nem um, nem outro. O ideal, como em tantos outros casos, é ter moderação.

O famoso glúten, que roubou os holofotes, está diretamente relacionado ao trigo. Sua obtenção se dá pela capacidade de aprisionamento do gás carbônico expelido na levedura do fermento, como no caso do pão, por exemplo. É importante ter o acompanhamento com um médico nutrólogo ou endocrinologista para saber se você possui sensibilidade ou alergia à proteína.

O cereal “bruto” é consumido e cultivado desde 4.000 a.C e pode ser dividido em três partes. A casca do grão de trigo é rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; a amêndoa é a principal fonte de amido; e o gérmen do trigo é composto por proteínas e gordura.

Devemos também estipular alguns parâmetros sobre o consumo do trigo. O cereal é mais comumente utilizado como farinha, que é diferente da fibra do trigo e do gérmen de trigo. Cada um possui suas próprias propriedades e fornece benefícios específicos para o organismo.

Germe ou Gérmen de trigo

O nome não é muito amigável, mas diz respeito à parte germinativa do grão de trigo, considerada a mais nobre, por concentrar o maior número de nutrientes, proteínas, vitaminas e sais minerais. O gérmen acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade, além de ajudar a regular o sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele, mantendo-a saudável. Ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea e contribuir para o fortalecimento dos ossos. Você pode inserir o gérmen de trigo junto aos molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.

Farelo de trigo

Conhecido como fibra de trigo, é composto pela camada externa do cereal, e rico em fibras solúveis e insolúveis, proteínas e ferro, que ajudam a baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, tornando-o um excelente aliado no controle de diabetes e colesterol alto.

Farinha de trigo

A farinha de trigo é a mais tradicional e utilizada pelos brasileiros, e suas variações estão ganhando espaço no mercado, conquistando o paladar brasileiro. Vale lembrar que o processo de produção da farinha consiste basicamente na moagem do produto. Dessa forma, ela mantém todos os nutrientes e atua na prevenção de diversas doenças, além de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *