Skip to content

Paladar de quem está acima do peso é menos sensível a gordura

Dificuldade em identificar alimentos calóricos faz com que o consumo seja maior

Um estudo feito pela Universidade Deakin, em Melbourne, na Austrália, mostrou que algumas pessoas têm maior dificuldade de evitar alimentos calóricos, como batata frita e chocolate, por causa de uma deficiência no paladar, que faz com que o organismo não identifique o momento em que a fome está saciada, causando o acúmulo de gordura.

Segundo os pesquisadores, a língua, responsável por identificar sabores, como doce, salgado e amargo, é capaz de reconhecer também alimentos ricos em gordura. Porém, nas pessoas que estão acima do peso, a capacidade de saborear ácidos graxos não se manifesta, o que faz com que elas consumam dietas mais ricas em gorduras. Em contrapartida, pessoas magras têm maior facilidade em identificar alimentos calóricos e, por isso, controlam melhor o que consomem.

Para se chegar a essa conclusão, foram avaliados 30 voluntários, com diferentes pesos e medidas, que deveriam saborear alimentos que continham altos níveis de ácidos graxos e líquidos leitosos. Embora todas as pessoas tenham identificado quais líquidos continham gordura, alguns dos envolvidos demonstraram um paladar mais aguçado para alimentos ricos em calorias.

Com a finalidade de testar ainda mais a sensibilidade do paladar, os cientistas refizeram os testes com mais um grupo de 50 pessoas e chegaram a conclusão de que a habilidade para identificar gordura na comida está relacionada ao peso de cada um. Quanto menor o índice de massa corpórea, mais aguçado é o paladar para alimentos calóricos.

De acordo com os cientistas, pessoas com mais sensibilidade no paladar consomem menos alimentos gordurosos, enquanto pessoas com menos sensibilidade tendem a comer mais esse tipo de comida.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *