Skip to content

Veja como subir escadas emagrece e dá condicionamento físico

Está sem tempo para ir à academia ou fazer uma caminhada? Na cidade em que você mora o clima está muito frio ou chuvoso e você prefere não sair de casa durante esses dias, muito menos para malhar? Pois saiba que isso não pode servir de desculpa para você não praticar exercícios físicos, especialmente se você morar em uma casa ou apartamento que tiver escadas.

É que quando subimos e descemos escadas, acabamos exercitando os mesmos músculos trabalhados em atividades como os agachamentos, por exemplo, e envolvemos o músculo glúteo médio, que pode acabar sendo não trabalhado em outros treinamentos como os de corrida, além de causarmos esforço aos pulmões e ao coração quando precisamos alcançar o topo das escadas.

Quando uma pessoa corre na escada, ela também tem a sua frequência cardíaca disparada e a respiração fica mais acelerada, o que faz com que seja transportada uma maior quantidade de oxigênio para dentro do organismo. Além disso, a corrida na escada pode trazer ao praticante a mesma sensação de estar disputando tiros de 400 metros de corrida.

Como esse tipo de treinamento ajuda a melhorar a quantidade de oxigênio utilizado durante a prática do exercício, ele também faz com que o praticante possa correr com mais vigor e durante um período de tempo mais longo. A atividade também pode ajudar a criar mais resistência para a prática de outros tipos de exercícios.

Tipos de treinamento

Caso você tenha se interessado pela ideia de incluir as escadas na sua malhação, dê uma olhada nos tipos de treinamento que podem ser feitos com ela:

– Para cima e rápido

Nessa modalidade, você precisará se aquecer durante 10 minutos antes de subir a escada toda aceleradamente em um tempo médio de 20 a 30 segundos. Na descida, você deverá voltar caminhando para a parte de baixo. O indicado é repetir os movimentos por 20 a 30 minutos.

Outra opção de exercício é subir as escadas correndo durante o tempo de 10 minutos, após ter feito uma corrida longa. Isso contribuirá para que o seu corpo adquira resistência e consiga vencer a fadiga.

Esse tipo de corrida acelerada de subida de escadas é disputado em provas como a Empire State Building Run-Up, em Nova Iorque, nos Estados Unidos e a Corrida Vertical, em São Paulo.

– Descida acelerada

Ao contrário do treinamento anterior, na descida acelerada o praticante precisa subir de maneira mais devagar e descer de forma mais acelerada.

Funciona da seguinte maneira: ele se aquece durante 10 minutos, em seguida, sobe as escadas por 20 a 30 segundos em um ritmo mais tranquilo, mas que seja consistente, e desce correndo, sem fazer pausas. O exercício deve ser repetido por 30 minutos.

O exercício de descida acelerada exige bastante esforço, o que ajuda a criar resistência para corridas regulares e trabalha os músculos da panturrilha.

 

Recomendações

Entretanto, mesmo com todos os benefícios, é importante registrar a necessidade de pedir a orientação de um profissional de educação física caso você resolva incorporar a subida e descida de escadas em seu treinamento.

É que esses exercícios podem forçar um pouco os joelhos, e ao utilizar a técnica errada – o que pode ocorrer quando não há a supervisão de um personal trainer – há o risco de lesão. Por isso, pergunte a ele qual a melhor forma de praticar a corrida nas escadas, o que deve ser feito para não se machucar e não deixe de aproveitar esse “aparelho de ginástica” que você tem à disposição na sua própria casa!

 

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *