Skip to content

ZMA: o suplemento aliado dos músculos e da imunidade

A combinação de zinco, magnésio e vitamina B6 ainda tem ação diurética e é benéfica para o cérebro

ZMA é um suplemento alimentar composto e padronizado dos micronutrientes zinco, magnésio e vitamina B6. Eles estão presentes em quantidades que atingem as recomendações diárias de ingestão para um dia inteiro de uma pessoa adulta.

Este suplemento é um grande aliado dos músculos. Além disso, ele também possui ação diurética, é bom para o cérebro e ainda melhora a imunidade.

Nutrientes que compõe o ZMA

A combinação entre zinco, magnésio e vitamina B6 é muito boa para a saúde. O zinco é um ativador para diversas etapas do metabolismo humano. É o nutriente necessário para a produção de enzimas digestivas que auxiliam no processo de digestão de proteínas e também é a forma orgânica encontrada pelo nosso corpo para neutralizar os famosos radicais livres encontrados quando o organismo está sob estresse mental ou físico, como durante uma atividade física.

Atualmente a maioria das pessoas apresenta deficiência deste mineral, principalmente aquelas que realizam atividade física de maior intensidade e força. Isto porque é requerido pelo corpo maior quantidade do zinco para participar das enzimas, ácido láctico desidrogenase e anidrase carbônica, importantes na geração da energia química produzida nos músculos e nas mitocôndrias.

Já o magnésio participa em mais de 100 reações bioquímicas em cada uma de nossas células. É necessário para o controle de impulsos nervosos que ativam o mecanismo de contrações e relaxamento muscular, sendo um dos nutrientes fundamentais para prevenção de cãibras. Além disso, atua na geração energia, principalmente para os músculos, através da quebra do ATP, e é necessário para o bom funcionamento intestinal.

A vitamina B6, atua no metabolismo dos aminoácidos, sendo mais requisitada ainda em praticantes de atividade física. Atua na enzima do fígado TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) que gera energia para o músculo através do piruvato. Dentre suas diversas funções outra participação importante é na regulação do sono sendo co-fator dependente para substâncias neurotransmissores e hormônios indutores do sono. O sono é fundamental para a recuperação muscular e aumento de síntese de proteínas no músculo.

Benefícios do ZMA

Aliado dos músculos: O ZMA tem uma ótima combinação de nutrientes para os músculos. O zinco e o magnésio promovem um efeito anabólico, ou seja, contribuem para o aumento da massa muscular.

Já a vitamina B6 tem um efeito anticatabólico, ou seja, evita a perda de músculos. Isto porque a vitamina B6 participa de reações que favorecem a quebra do glicogênio muscular para que a glicose possa ser utilizada como fonte energética para os músculos, poupando a utilização dos aminoácidos da própria musculatura.

Os benefícios mencionados acima também podem ser obtidos ao ingerir boas quantidade de zinco, magnésio e vitamina B6 na alimentação.

Ação diurética: A maioria das pessoas apresentam baixa ingestão de fontes de magnésio e vitamina B6 que também atuam como moduladores fisiológicos do conteúdo de líquidos nas vias linfáticas. Nessas situações, o aumento da ingestão destes nutrientes pode ser benéfico na atenuação da retenção de líquidos, principalmente em mulheres com uso de anticoncepcional.

Aliado do cérebro: Os minerais zinco e magnésio são os mais requisitados pelo organismo à mesma medida que são os mais deficiente na maioria das pessoas. Além disso, são os principais antioxidantes necessários para o organismo e desta forma contribuem para um estado melhor de concentração e reflexo. Além desses nutrientes, a vitamina B6 atua como potencializador da performance cognitiva, garantindo melhor desempenho cerebral também.

Melhora a imunidade: Assim como o magnésio, o zinco é um mineral que participa em mais de 300 enzimas do nosso organismo, atuando em funções catalíticas, estruturais e reguladoras de várias proteínas. Entre elas enzimas que estimulam o sistema imune, principalmente por ser co-fator do hormônio do timo, fundamental no nosso sistema de defesa.

Relaxa os músculos: Tanto a vitamina B6 quanto o magnésio, presentes no ZMA, proporcionam o relaxamento muscular. Estudos científicos recentes demonstraram melhoras como bruxismo, tensão muscular, dor de cabeça e melhora do funcionamento intestinal com o aumento da ingestão desses nutrientes.

Como consumir

Ao ingerir qualquer suplemento contendo zinco e magnésio, como o ZMA, deve-se espaçar a ingestão de suplementos ou alimentos fonte de cálcio como iogurtes, queijos, leites e outros derivados lácteos.

O ZMA só pode ser ingerido após a orientação de médico nutrólogo ou de um nutricionista. Considerado os componentes envolvidos no ZMA, zinco, magnésio e vitamina B6, o melhor momento para ingestão seria antes do treino e antes de dormir.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *