Você sabia que diversos fatores podem fazer com que soframos com dor de cabeça ao acordar? Os motivos vão desde insônia, dormir em uma posição incorreta ou até mesmo a influência de medicamentos. Para dar um fim nisso, algumas medidas simples podem ajudar.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou todas as possíveis causas e o que você pode fazer para não sofrer mais com dor de cabeça ao acordar.
Dor de cabeça matinal
A dor de cabeça ao acordar pode ser causada por inúmeros fatores. Além disso, tende a vir acompanhada de outros sintomas, como cansaço, por exemplo. Apesar da maioria dos casos não indicar preocupação, algumas situações podem requerer uma avaliação médica, a fim de identificar a causa.
Possíveis causas para dor de cabeça
Insônia
A insônia é caracterizada pela dificuldade em dormir e manter o sono. Um dos sintomas mais comuns acaba sendo a dor de cabeça ao longo do dia seguinte. Geralmente, acontece em períodos de estresse, mas também pode se associar a doenças, como depressão, ou à gravidez e menopausa. Ou seja, situações que provocam alterações no organismo.
O que fazer? A insônia pode ser tratada de diversas maneira, dependendo da intensidade e duração da causa. O tratamento pode ser realizado com remédios naturais, como o chá de camomila. Além disso, hábitos que facilitem a indução do sono também ajudam.
Estresse e ansiedade
A ansiedade e o estresse podem causar a um excesso de tensão, além de proporcionar dificuldade para dormir e má qualidade do sono. Dessa forma, podem fazer com que os músculos da cabeça, ombros ou pescoço fiquem enrijecidos, resultando em dor de cabeça no final do dia.
O que fazer? Estratégias que ajudem a relaxar ao longo do dia são extremamente importantes, pois previnem a tensão, a dor de cabeça ao acordar e dores no corpo. Ou seja, é recomendado descansar e praticar atividades relaxantes, que promovam a sensação de bem-estar.
Apneia do sono
A apneia do sono é quando há uma parada momentânea da respiração ou uma respiração superficial durando o sono. Essa condição pode provocar roncos e prejudicar o sono, que não é tão relaxante como deveria ser. Os principais sintomas dessa situação são:
Roncos durante o sono;
Acordar várias vezes;
Paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
Excesso de sono e cansaço;
Dor de cabeça pela manhã;
Alterações na concentração e memória;
Irritabilidade;
Depressão.
Para descobrir essa situação é preciso consultar um médico.
O que fazer? A mudança de alguns hábitos de vida, como parar de fumar e realizar exercícios físicos, além do controle de doenças, como diabetes e hipertensão. Aparelhos, como o CPAP, podem facilitar a respiração.
Bruxismo
O bruxismo, que é o ato inconsciente de apertar ou ranger dos dentes, pode acontecer durante o dia e a noite. Os sintomas mais comuns são o desgaste da superfície dos dentes e dor nas articulações. A dor de cabeça acontece por conta da tensão que se exerce durante a noite.
O que fazer? Como se trata de algo sem cura, o bruxismo tem um tratamento para aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. Uma placa de proteção dentária durante a noite pode ser uma boa opção, pois evita o atrito entre os dentes.
Desidratação
Quando a água no organismo acaba se tornando insuficiente para o bom funcionamento do corpo, temos um caso de desidratação. Assim, os sintomas vão desde sede excessiva e boca seca até mesmo dor de cabeça e cansaço. Assim, a dor de cabeça ao acordar por conta da desidratação está relacionada com a baixa ingestão de água ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
O que fazer? A dica parece ser clichê, mas é super importante: ingira cerca de 2L de líquidos por dia. Esse consumo pode ser feito por meio de água, chás, sucos e leite, por exemplos. Além disso, consumir frutas e legumes ricos em água também contribui para a hidratação do corpo.
Travesseiro errado = Dor de cabeça
Por mais improvável que possa parecer, mas a dor de cabeça também pode acabar sendo um resultado do uso incorreto do travesseiro. Usá-lo em uma posição errada ou até mesmo um travesseiro desadequado, possivelmente, podem causar uma tensão muscular no pescoço e na cabeça. Por isso, a dor de cabeça pela manhã pode aparecer.
Para evitar, então, esse problema, opte por um travesseiro de qualidade. Aposte naqueles que façam com que você mantenha a cabeça e o pescoço em uma posição equilibrada.
Álcool e medicamentos podem ser causas!
Por fim, mas não menos importante, a dor de cabeça ao acordar também pode ser um resultado do uso excessivo de álcool no dia anterior – um dos sintomas da famosa ressaca! Além disso, o uso de alguns medicamentos também podem ter como efeito colateral a dor de cabeça pela manhã, principalmente se ele for tomada durante a noite.
Se a dor de cabeça pela manhã resultar do consumo excessivo de álcool, a pessoa deve beber bastante água ou sucos. Além disso, tomar um remédio para a dor, como um Paracetamol, pode ajudar. Enquanto isso, se a dor de cabeça for um resultado de um efeito colateral de um medicamento, a pessoa deve consultar com um médico de confiança, a fim de analisar qual a melhor atitude a ser tomada.
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
O câncer de próstata é uma das principais preocupações de saúde entre os homens, sendo essencial a conscientização sobre seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce
This Post Has 0 Comments