Skip to content
dor de cabeça

Você sabia que diversos fatores podem fazer com que soframos com dor de cabeça ao acordar? Os motivos vão desde insônia, dormir em uma posição incorreta ou até mesmo a influência de medicamentos. Para dar um fim nisso, algumas medidas simples podem ajudar.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou todas as possíveis causas e o que você pode fazer para não sofrer mais com dor de cabeça ao acordar.

Dor de cabeça matinal

A dor de cabeça ao acordar pode ser causada por inúmeros fatores. Além disso, tende a vir acompanhada de outros sintomas, como cansaço, por exemplo. Apesar da maioria dos casos não indicar preocupação, algumas situações podem requerer uma avaliação médica, a fim de identificar a causa.

Possíveis causas para dor de cabeça

Insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade em dormir e manter o sono. Um dos sintomas mais comuns acaba sendo a dor de cabeça ao longo do dia seguinte. Geralmente, acontece em períodos de estresse, mas também pode se associar a doenças, como depressão, ou à gravidez e menopausa. Ou seja, situações que provocam alterações no organismo.

  • O que fazer? A insônia pode ser tratada de diversas maneira, dependendo da intensidade e duração da causa. O tratamento pode ser realizado com remédios naturais, como o chá de camomila. Além disso, hábitos que facilitem a indução do sono também ajudam.

Estresse e ansiedade

A ansiedade e o estresse podem causar a um excesso de tensão, além de proporcionar dificuldade para dormir e má qualidade do sono. Dessa forma, podem fazer com que os músculos da cabeça, ombros ou pescoço fiquem enrijecidos, resultando em dor de cabeça no final do dia.

  • O que fazer? Estratégias que ajudem a relaxar ao longo do dia são extremamente importantes, pois previnem a tensão, a dor de cabeça ao acordar e dores no corpo. Ou seja, é recomendado descansar e praticar atividades relaxantes, que promovam a sensação de bem-estar.

Apneia do sono

A apneia do sono é quando há uma parada momentânea da respiração ou uma respiração superficial durando o sono. Essa condição pode provocar roncos e prejudicar o sono, que não é tão relaxante como deveria ser. Os principais sintomas dessa situação são:

  • Roncos durante o sono;
  • Acordar várias vezes;
  • Paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
  • Excesso de sono e cansaço;
  • Dor de cabeça pela manhã;
  • Alterações na concentração e memória;
  • Irritabilidade;
  • Depressão.

Para descobrir essa situação é preciso consultar um médico.

  • O que fazer? A mudança de alguns hábitos de vida, como parar de fumar e realizar exercícios físicos, além do controle de doenças, como diabetes e hipertensão. Aparelhos, como o CPAP, podem facilitar a respiração.

Bruxismo

O bruxismo, que é o ato inconsciente de apertar ou ranger dos dentes, pode acontecer durante o dia e a noite. Os sintomas mais comuns são o desgaste da superfície dos dentes e dor nas articulações. A dor de cabeça acontece por conta da tensão que se exerce durante a noite.

  • O que fazer? Como se trata de algo sem cura, o bruxismo tem um tratamento para aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. Uma placa de proteção dentária durante a noite pode ser uma boa opção, pois evita o atrito entre os dentes.

Desidratação

Quando a água no organismo acaba se tornando insuficiente para o bom funcionamento do corpo, temos um caso de desidratação. Assim, os sintomas vão desde sede excessiva e boca seca até mesmo dor de cabeça e cansaço. Assim, a dor de cabeça ao acordar por conta da desidratação está relacionada com a baixa ingestão de água ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

  • O que fazer? A dica parece ser clichê, mas é super importante: ingira cerca de 2L de líquidos por dia. Esse consumo pode ser feito por meio de água, chás, sucos e leite, por exemplos. Além disso, consumir frutas e legumes ricos em água também contribui para a hidratação do corpo.

Travesseiro errado = Dor de cabeça

Por mais improvável que possa parecer, mas a dor de cabeça também pode acabar sendo um resultado do uso incorreto do travesseiro. Usá-lo em uma posição errada ou até mesmo um travesseiro desadequado, possivelmente, podem causar uma tensão muscular no pescoço e na cabeça. Por isso, a dor de cabeça pela manhã pode aparecer.

Para evitar, então, esse problema, opte por um travesseiro de qualidade. Aposte naqueles que façam com que você mantenha a cabeça e o pescoço em uma posição equilibrada.

Álcool e medicamentos podem ser causas!

Por fim, mas não menos importante, a dor de cabeça ao acordar também pode ser um resultado do uso excessivo de álcool no dia anterior – um dos sintomas da famosa ressaca! Além disso, o uso de alguns medicamentos também podem ter como efeito colateral a dor de cabeça pela manhã, principalmente se ele for tomada durante a noite.

Se a dor de cabeça pela manhã resultar do consumo excessivo de álcool, a pessoa deve beber bastante água ou sucos. Além disso, tomar um remédio para a dor, como um Paracetamol, pode ajudar. Enquanto isso, se a dor de cabeça for um resultado de um efeito colateral de um medicamento, a pessoa deve consultar com um médico de confiança, a fim de analisar qual a melhor atitude a ser tomada.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *