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É possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo?

A maioria das pessoas que tenta perder peso quer um corpo em forma, mas tonificado. Muitas vezes, os programas tradicionais de perda de peso se concentram em cortar a gordura corporal e atingir números mais baixos na balança, em vez de ganhar músculos.

A recomposição corporal é uma abordagem para perda de peso que enfatiza a importância de não apenas perder gordura, mas também ganhar músculos ao mesmo tempo.

Além de cortar a gordura, o uso de técnicas de recomposição corporal pode ajudá-lo a aumentar a força e aumentar o número de calorias que você queima ao longo do dia.

Este artigo define a recomposição corporal e discute seus benefícios para a saúde e como iniciar um regime de recomposição corporal.

O que é recomposição corporal?

A composição corporal refere-se à quantidade de gordura e massa livre de gordura (músculos, ossos e água) que seu corpo contém. A análise da composição corporal fornece uma melhor compreensão da saúde do que outros métodos de triagem que apenas levam em consideração o peso e a altura, como o índice de massa corporal (IMC).

Isso porque seu percentual de gordura corporal em relação à sua massa muscular reflete melhor seu bem-estar geral do que apenas peso ou IMC. Portanto, a recomposição corporal se concentra na composição corporal e não no peso.

Ao contrário de uma dieta padrão, a recomposição corporal é um estilo de vida em que as técnicas de condicionamento físico e nutrição levam a mudanças saudáveis ​​na proporção de gordura e músculo do seu corpo.

Recomposição significa “formar algo de novo ou de uma maneira diferente”, daí o termo “recomposição do corpo”. Embora a recomposição corporal tenha sido usada por atletas e levantadores de peso há algum tempo, só recentemente ganhou força com aqueles que simplesmente tentam entrar em forma e perder gordura.

Recomposição corporal é mais do que apenas perda de peso

Normalmente, as pessoas usam uma balança para avaliar seu progresso ao tentar perder peso. Se o número na escala diminuir, a maioria dos dieters inferirá o sucesso. No entanto, o problema de usar uma balança como o único método para acompanhar seu progresso é que a maioria das balanças não diferencia entre perda de gordura e perda de músculo, que é um fator importante na medição da saúde.

Ter muita gordura corporal tem sido associado a uma série de problemas de saúde e pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardíacas.

Em contraste, ter uma proporção saudável de massa muscular para gordura corporal pode melhorar sua saúde e diminuir o risco das doenças acima. Se feita corretamente, a recomposição corporal altera a composição do seu corpo para que você tenha menos gordura e mais músculos.

Curiosamente, favorecer as técnicas de recomposição corporal em detrimento de outros métodos de perda de peso pode resultar em uma perda de peso muito mais lenta, ou nenhuma perda de peso, devido ao ganho simultâneo de músculo.

No entanto, ao contrário da crença popular, sua proporção de músculo para gordura é o melhor indicador de saúde e condicionamento geral, não de peso corporal.

Além disso, aumentar a massa muscular aumenta sua taxa metabólica de repouso (RMR), o que significa que você queimará mais calorias enquanto estiver em repouso.

Como funciona a recomposição corporal?

Como a recomposição corporal é mais um estilo de vida do que uma dieta, não existe um protocolo definido. Em vez disso, aqueles que desejam ganhar músculos enquanto queimam gordura devem se comprometer a mudar sua dieta e regimes de exercícios de maneiras que facilitem a recomposição do corpo.

Em vez de rastrear o peso em uma balança, você deve avaliar os resultados medindo a circunferência do corpo. Bem como, medindo a gordura corporal por meio de métodos como pinças de dobras cutâneas.

Noções básicas de recomposição corporal

Com os métodos tradicionais de perda de peso, as pessoas podem cortar drasticamente as calorias e aumentar o exercício cardiovascular para gastar mais energia. Embora isso possa resultar em perda de peso, provavelmente reduzirá a massa gorda e muscular.

Ao seguir uma rotina de recomposição corporal, é importante preservar e construir músculos enquanto perde gordura ao mesmo tempo. Modificações no exercício e na dieta devem ser feitas para atingir esse objetivo.

Embora o exercício cardiovascular seja importante para a perda de peso e a saúde geral, o treinamento de força é necessário para alterar a composição corporal. Além disso, uma dieta rica em proteínas facilita a perda de gordura enquanto apoia o crescimento muscular.

Os métodos de recomposição corporal podem variar dependendo do seu objetivo final. Por exemplo, um fisiculturista magro que deseja ganhar mais músculos e cortar gordura terá necessidades dietéticas. Bem como de exercícios diferentes de uma pessoa obesa que deseja perder gordura enquanto tonifica.

A boa notícia é que a recomposição corporal beneficia a todos. Independentemente da quantidade de gordura que você deseja perder ou de músculo que deseja ganhar. A chave para uma recomposição corporal eficaz é encontrar o equilíbrio certo entre dieta e exercício.

Aqueles que desejam alterar sua composição corporal devem usar métodos para aumentar a massa muscular e cortar a gordura. Embora os princípios de recomposição corporal possam ser usados ​​por qualquer pessoa, os métodos variam dependendo do seu objetivo de composição corporal.

Foto Destaque: Getty Images

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