Skip to content
Confira benefícios do whey protein para seu treino

A proteína de soro de leite, ou whey protein é uma maneira excepcionalmente saudável de adicionar mais proteína à sua dieta. É uma fonte de proteína de qualidade que é absorvida e utilizada de forma eficiente pelo corpo humano.

Isso é particularmente importante para atletas, fisiculturistas ou pessoas que precisam ganhar massa muscular e força enquanto perdem gordura. Quando se trata de ganho muscular e perda de gordura, a proteína é o rei dos nutrientes. Whey protein parece ser ainda melhor do que outras formas de proteína de qualidade.

O uso mais conhecido de suplementos de proteína de soro de leite é com o objetivo de aumentar a massa e a força muscular. A proteína de soro de leite é popular entre atletas, fisiculturistas, modelos de fitness, bem como pessoas que procuram melhorar seu desempenho na academia.

As maneiras pelas quais a proteína de soro de leite promove ganho muscular/força incluem:

  1. Blocos de construção: fornece proteínas e aminoácidos, que servem como blocos de construção para aumentar o crescimento muscular.
  2. Hormônios: Aumenta a liberação de hormônios anabólicos que podem estimular o crescimento muscular, como a insulina
  3. Leucina: É rico no aminoácido leucina, que é conhecido por estimular a síntese de proteínas musculares a nível molecular e genético
  4. Absorção rápida: A proteína de soro de leite é absorvida e utilizada muito rapidamente em comparação com outros tipos de proteína

A proteína de soro de leite demonstrou ser particularmente eficaz no aumento do crescimento muscular quando consumida imediatamente antes, após ou durante um treino. A síntese de proteína muscular geralmente é maximizada no período de tempo após o treinamento.

No entanto, uma revisão recente das evidências concluiu que a ingestão diária total de proteínas é o fator mais relevante no crescimento muscular. Se a proteína é consumida durante o treino ou não parece não importar muito.

Quando comparado a outros tipos de proteína, como a proteína de soja, a proteína de soro de leite geralmente tem um desempenho um pouco melhor.

Quando comparada à caseína, a evidência é mais mista. O soro de leite parece ser eficaz a curto prazo, mas a caseína estimula o crescimento muscular por um período mais longo, tornando o efeito líquido semelhante.

Além disso, lembre-se de que, a menos que sua dieta já esteja carente de proteínas, é improvável que a suplementação com proteína de soro de leite tenha um efeito significativo em seus resultados.

Estudos

Em um estudo de 12 semanas em idosos com ingestão adequada de proteínas, que fizeram treinamento de resistência, não houve diferença no crescimento muscular ao suplementar com whey protein ou carboidratos.

Portanto, a evidência de proteína de soro de leite no músculo e na força é mista, e os resultados podem variar muito entre os indivíduos.

Se você já está comendo muita carne, peixe, ovos e laticínios – todos ricos em proteínas de qualidade – os benefícios da adição de soro de leite provavelmente serão mínimos.

Whey Protein melhora a saciedade e pode promover a perda de peso

É bem conhecido que a proteína pode ajudar na perda de peso, pois é de longe o macronutriente mais saciante. A proteína pode aumentar o gasto de energia em 80 a 100 calorias por dia e fazer com que as pessoas comam automaticamente até 441 menos calorias por dia.

Em um estudo, comer 25% das calorias diárias em proteínas reduziu os desejos em 60% e reduziu o desejo de lanches tardios pela metade. Tomar proteína de soro de leite é uma ótima maneira de aumentar sua ingestão de proteínas, o que deve trazer grandes benefícios para a perda de peso.

Estudos mostraram que a substituição de outras fontes de calorias por proteína de soro de leite, combinada com levantamento de peso, pode causar perda de peso de cerca de 3,5 kg, enquanto aumenta a massa muscular magra. Se você está tentando perder peso, um suplemento de proteína de soro de leite pode ajudá-lo a perder peso e manter seu músculo.

Outros benefícios para a saúde da proteína de soro de leite

Whey é mais do que apenas uma fonte de proteína de alta qualidade, também contém outros nutrientes benéficos. Isso inclui lactoferrina, beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina e imunoglobulinas.

Além de apenas músculo, força e magreza, a proteína de soro de leite pode fornecer vários outros benefícios à saúde. Isso inclui diminuir a pressão arterial, o açúcar no sangue e reduzir os sintomas de estresse e depressão.

Também protege contra o câncer, reduz os sintomas de hepatite, aumenta a densidade mineral óssea, melhora a função imunológica em pacientes com HIV e aumenta a vida útil dos camundongos.

O fato de que a proteína de soro de leite é muito rica no aminoácido cisteína parece mediar muitos desses benefícios à saúde. A cisteína faz isso aumentando os níveis de glutationa, a principal substância antioxidante nas células do seu corpo.

Dosagem e efeitos colaterais

Uma dosagem comumente recomendada é de 1 a 2 colheres (cerca de 25 a 50 gramas) por dia, geralmente após os treinos. Assim, recomendado que você siga as instruções de serviço na embalagem.

Lembre-se de que, se sua ingestão de proteínas já for alta, adicionar proteína de soro de leite em cima da ingestão atual pode ser completamente desnecessário. Preocupações sobre proteínas que causam danos nos rins e contribuem para a osteoporose injustificadas.

De fato, a proteína demonstrou proteger contra a osteoporose, sem afetar os rins saudáveis. No entanto, pessoas com problemas renais ou hepáticos atuais podem querer evitar a proteína de soro de leite ou pelo menos consultar um profissional médico antes de tomá-la.

Comer muita proteína de soro de leite pode causar problemas digestivos, como náusea, flatulência, diarréia, dor e cólicas. Algumas pessoas também são alérgicas ao soro de leite.

Se você não pode tolerar o concentrado de proteína de soro de leite regular, isolado ou hidrolisado se encontra mais apropriado. Alternativamente, você pode simplesmente evitar a proteína de soro de leite e comer outros alimentos ricos em proteínas. Mas de um modo geral, a proteína de soro de leite tem um excelente perfil de segurança e a maioria das pessoas pode consumi-la sem problemas.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *