Skip to content

Aristóteles disse uma vez: “Mensana in copore Sano” – uma mente sã em um corpo são. Reforçando a importância de não apenas ser saudável intelectualmente, mas também de exercício e atividade física. Algumas pessoas acreditam que o exercício é para o grupo de pessoas “não ricas”, que assim que ganham os seus “trinta mil milhões” param de praticar exercício e começam a viver em grande. Mal sabem eles os perigos da vida sedentária.

O exercício é uma atividade que consiste em exercitar os músculos de diversas maneiras visando a boa forma física e uma vida mais saudável. Fazer exercício significa apenas ir à academia e levantar pesos? A resposta é definitivamente negativa. Uma caminhada rápida de dez a quinze minutos é exercício suficiente para o dia!

Exemplos de exercícios simples que alguém pode praticar incluem exercícios anaeróbicos, ioga, exercícios cardiopulmonares, alongamento, treino, exercícios de construção muscular, corrida, caminhada, natação, etc.

Aqui estão cinco benefícios do exercício que você talvez nunca tenha pensado:

  • Cérebro e memória saudáveis.
    O exercício aumenta o suprimento de sangue ao cérebro, garantindo assim uma perfusão adequada. Isso ajuda a melhorar a saúde do cérebro e a memória. A pesquisa mostrou que o exercício protege as funções mentais em adultos.
  • Reduz o risco de doenças crônicas.
    A sensibilidade à insulina e a aptidão cardiovascular melhoram com o exercício. Também diminui os níveis de gordura no sangue, reduzindo assim o risco de doenças oclusivas dos vasos sanguíneos, como aterosclerose, hipertensão, diabetes, etc.
  • Melhora a felicidade.
    O exercício ajuda a melhorar o humor, ajudando você a esquecer suas preocupações e a diminuir a depressão e a ansiedade.
  • Ajuda na perda de peso.
    Uma das coisas que o exercício faz é aumentar a taxa metabólica, o que ajuda a queimar calorias, levando a uma perda de peso mais rápida. Isso é feito em combinação com uma dieta adequada. Também ajuda a melhorar a massa muscular.
  • Promove uma melhor vida sexual.
    O exercício melhora a circulação sanguínea no corpo, o que ajuda a manter a ereção, melhorando assim o desejo, a função e o desempenho sexual. Também ajuda a diminuir o risco de disfunção erétil nos homens.

Também existem perigos do estilo de vida sedentário, que incluem obesidade, parada cardíaca, hipertensão, perda de libido, etc.
Por que não tentar caminhar essa curta distância em sua localidade para queimar algumas calorias? Hoje, você terá a escolha entre boa e má saúde. Sua saúde está em suas mãos!