Skip to content
treino

Deixar o sedentarismo de lado pode ser bem difícil, porém não é impossível. Muitas pessoas, com ou sem experiência na academia, sempre buscar ficar em forma. No entanto, podem não saber qual o primeiro passo para iniciar um treino.

No início, geralmente parece ser complicado, com dores e adaptação fora do que você imagina. Afinal, entrar em um território desconhecido, tende a parecer ser estranho para um iniciante. Contudo, dar esses pequenos passos consegue ajudar a você se sentir confortável na academia – e de maneira rápida.

Confira as dicas do Blog da Unic para iniciar na academia:

Como que devo começar o meu treino?

Antes da academia, faça exames médicos!

Antes de começar qualquer atividade física, a primeira orientação é cuidar do estado de saúde. Afinal, ao praticar exercícios físicos, você irá se força ao seu limite. Dessa maneira, se houve alguma restrição, avise o seu professor para não correr qualquer risco. Além disso, o exame médico conseguirá indicar o treino mais apropriado.

Onde devo fazer o meu treino?

Atualmente, existem opções muito variadas para iniciar um treino. Dessa forma, as academias, parques, praças e até em condomínios ganham adeptos cada vez mais. Nestes três últimos indica-se a contratação de um personal trainer ou algum profissional que possa acompanhá-lo no início da sua trajetória na academia.

Apesar de diferentes, todos esses locais podem ajudar a alcançar o seu objetivo. No entanto, alguns conseguem ser mais propícios que os outros, dependendo da meta. Por exemplo, se o objetivo principal é a hipertrofia, o parque ou a praça não são os mais aconselhados – pois podem ser melhores para corridas e outros exercícios ao ar livre.

Antes de tudo, faça uma avaliação física

A avaliação física consegue mapear a atual condição atual. Além disso, indica alguns indicadores, como resistência, força, postura, frequência de treino, flexibilidade, entre outros. Dessa maneira, o professor se embasará no mesmo para montar o seu treino. Assim também, você poderá ver a evolução, refazendo as avaliações depois de certo período.

A avaliação também ajuda, pois informa todos os dados importantes do aluno. Ou seja, indica o índice de massa magra e a gordura corporal. Dessa forma, antes de iniciar qualquer atividade física, se torna fundamental que o médico, assim como dito anteriormente, analisa as atuais condições de saúde, a fim de também monitorar o rendimento.

Alimentação

A alimentação adequada é uma das partes mais importantes, pois, indo de acordo com o objetivo do treino, consegue potencializar os resultados. Dessa maneira, se torna mais “fácil” de diminuir a distância entre o você e a sua meta. No entanto, é preciso ter cuidado. Ou seja, procure um profissional da área, como um nutricionista. Além disso, busque disciplina e força de vontade.

Cuide e tenha objetos para ajudar no treino

O tênis deve ser apropriado para a sua pisada. Afinal, facilita e torna melhor de se realizar um bom treino. Além disso, roupas adequadas, aplicativo para corrida e uma garrafa de água também conseguem ser muito úteis. No entanto, vale destacar que os instrumentos dependem da necessidade que o local e o treino estipulam. Dessa forma, o melhor é consultar o seu professor.

Como será o primeiro treino?

O primeiro treino chama-se de treino de adaptação. Dessa forma, pode ser bastante tranquilo, pois é o preparo da estrutura corporal para que etapas mais avançadas comecem. Dessa maneira, se divide em aquecimento, a parte principal (por exemplo, musculação) e um alongamento/relaxamento.

Sempre mantenha o foco no seu objetivo

Cada pessoa chega na academia com um objetivo diferente. Dessa forma, pode ser um treino para emagrecimento, definição, resistência muscular ou até a hipertrofia. Sendo assim, entenda o seu objetivo e mantenha o objetivo em um treino apropriado, a fim de alcançar a sua meta de uma maneira mais eficiente.

Como serão as primeiras aulas?

As academias contam com as mais diferentes aulas. Dessa forma, você pode fazer uma aula de jump, de glúteo, de kangoo ou até bike indoor. No entanto, estas não são recomendadas logo no início. Caso queira saber como funciona, avise ao professor que ainda é seu primeiro dia, a fim de ser mais leve.

Além disso, muitas pessoas acima do peso acreditam que precisar emagrecer antes de iniciar a academia. Contudo, o treino pode ajudar a emagrecer com uma maior segurança, junto com saúde. Assim também, não precisam começar com tudo. O indicado é que você inicie calmamente. Para quem sente mais vergonha, vá quando não estiver muito lotado. Com isso, é possível se sentir mais confortável para experimentar novos equipamentos ou tirar dúvidas sem vergonha.

Entenda: ninguém está julgando

Saiba que todo mundo que está na academia luta contra as suas próprias inseguranças. Tente perceber que as pessoas têm muito mais em comum do que se percebe. Além disso, grande parte está focada em si mesmo. Ou seja, quando os medos são ligados na parte do que os outros vão pensar e quem pode julgá-lo, pense que cada um tem seus próprios objetivos e preocupações.

Dessa maneira, não há nenhum problema em fazer algo errado, em se confundir ou até em diminuir o peso do aparelho. O importante é fazer exercícios da maneira correta e da forma que você se sentir confortável. Além disso, não copie o treino de outras pessoas ou não chame o seu professor quando tiver alguma dúvida. Tenha calma, pois as coisas fluem conforme o tempo. Fazer algo de uma forma equivocada pode ser prejudicial para o seu desempenho. Dessa forma, foque no que você está fazendo.

Além disso, busque conhecer as regras de utilização da academia que você está frequentando. Assim como, preste atenção na explicação do seu professor – a fim de entender a maneira correta de realizar os exercícios. Sempre esteja com roupas e um calçado adequado, a fim de que não torne mais complicado.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *