The Proof Is In The Inches

Shakes emagrecedores, dietas milagrosas, jejuns prolongados… essas são estratégias comuns para pessoas que buscam diminuir medidas. Mas, será que elas são tão eficazes assim na busca pela perda de peso? 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas obesas no Brasil aumentou 67,8% entre os anos de 2006 e 2018. 

E, quando falamos em sobrepeso, os números são ainda mais assustadores: mais da metade (55,7%) da população brasileira sofre com o sobrepeso. Sendo assim, problemas com a balança figuram entre as principais questões de saúde pública no país, atualmente. 

Seja por conta do sedentarismo, má alimentação ou falta de tempo, a verdade é que muitas pessoas negligenciam o cuidado com o seu próprio corpo, recorrendo a soluções pouco saudáveis na busca pela eliminação rápida dos quilos extras. 

Essas estratégias, no entanto, nem sempre compensam…

Se você quer saber como emagrecer rápido e com saúde, nós, da Unic Pharma, temos algumas dicas para compartilhar. Esperamos que elas possam ser úteis em sua jornada de emagrecimento! 

12 dicas de como emagrecer rápido e com saúde

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que o emagrecimento é um processo. E, para que ele ocorra, não existe uma fórmula mágica: seu corpo precisa queimar mais calorias do que ingere. 

Emagrecer com saúde requer paciência e comprometimento, já que os resultados não ocorrem do dia para a noite. 

Se você quer perder peso de forma efetiva e duradoura, é importante trabalhar para reeducar o seu corpo e fazer mudanças em seu estilo de vida. Caso contrário, qualquer alteração na balança será meramente temporária. 

Precisa de ajuda para entender como emagrecer rápido e com saúde? As dicas dos próximos tópicos podem ajudar. Leia agora! 

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1. Mantenha-se hidratado 

Evite o consumo de sucos concentrados de caixinha, refrigerantes e chás adoçados artificialmente. Dê preferência para a água, sucos e chás naturais.

Especialistas em emagrecimento e nutricionistas afirmam que o consumo ideal de água deve estar por volta de 1L para cada 23 kg. Sendo assim, uma pessoa que pesa 79 kg, por exemplo, deve beber 3,5L  de água todos os dias. 

Pode parecer uma tarefa difícil, beber tantos litros de água diariamente, mas esse é um hábito muito benéfico e que deve ser incorporado em sua rotina. Manter-se hidratado ajuda a combater o inchaço, melhora o funcionamento do intestino e ainda otimiza o metabolismo.

2. Não subestime o poder dos remédios manipulados

Os remédios manipulados contam com princípios ativos naturais, que ajudam o corpo a regular suas funções fisiológicas e, por consequência, otimizam o processo de emagrecimento saudável. 

Para que a sua ação seja potencializada, é importante que o consumo desses remédios esteja alinhado à uma rotina de exercícios regulares, assim como a reeducação alimentar e a restrição calórica. 

03. Durma o suficiente

Poucos se dão conta desse fato, mas a qualidade do sono também afeta a perda de peso. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine concluiu que dormir de maneira regulada pode ser benéfico para redução de medidas, e os primeiros resultados podem ser observados dentro de duas semanas apenas. 

No estudo foram analisados os hábitos de homens e mulheres que estavam sob uma dieta de controle de calorias. Uma parte do grupo dormiu 5,5 horas por dia, enquanto a outra, 8,5. 

Resultados mostram que, após 14 dias, ambos os grupos apresentaram perda de peso, mas os participantes que dormiram mais tiveram maior perda de gordura do que aqueles que tiveram menos horas de sono. 

04. Coma legumes regularmente

Um estudo recente publicado no European Journal of Nutrition mostra que pessoas que seguem uma dieta de baixa caloria, incluindo porções de legumes, perderam mais peso, comparadas às pessoas que comeram a mesma quantidade de calorias, mas sem  a adição de legumes à sua dieta. 

O estudo sugere que tais resultados podem ser motivados pelo alto valor fibroso desses alimentos, além de suas substâncias antioxidantes. Aqueles que comeram mais verduras também tiveram níveis mais baixos de inflamações e índices menores de obesidade. 

05. Não consuma carboidratos simples

Macarrão, biscoitos, doces… os carboidratos simples são inseridos na nossa dieta regularmente, mas podem atrapalhar o processo de emagrecimento. 

Alimentos que levam farinha branca, por exemplo, devem ser evitados durante o período de perda de peso, assim como o açúcar refinado e os doces industrializados. 

Para substituí-los, opte por alimentos integrais e menos refinados, como as farinhas integrais, ou de aveia e o açúcar demerara, ou mascavo. Em curto prazo, a perda de peso pode ser muito impressionante com apenas algumas dessas mudanças simples. 

emagrecer rapido e com saude o que e bom para perder peso

O que é bom para perder peso?

O emagrecimento é uma das áreas da medicina mais estudadas atualmente. Com o aumento da obesidade – não só no Brasil, mas em todo o mundo – eliminar os quilos a mais tornou-se mais do que uma questão estética, mas uma questão de saúde. 

Nos tópicos a seguir, separamos algumas das principais dicas de especialistas sobre o que é bom para perder peso com mais saúde e eficiência. Se você está procurando por dicas práticas de como perder peso, as informações que elencamos podem ser úteis. Leia agora!

Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados são a escolha mais óbvia para aqueles que estão na correria do dia a dia e não têm tempo para cozinhar. Apesar disso, esses produtos, frequentemente, contam com altas taxas de gordura, sem falar das altas quantidades de sódio. 

O sódio é um inimigo especialmente conhecido por aqueles que desejam perder peso. Além de aumentar a retenção de líquidos, o sódio também é capaz de desequilibrar a pressão arterial e trazer uma série de malefícios para o corpo. 

Por isso, especialistas indicam o consumo de produtos naturais, preparados em casa sem a adição de temperos industrializados, e com a adição de quantidades moderadas de sal. 

Faça exercícios explosivos, mesmo que mais curtos 

Evidências científicas sugerem que exercícios de alta explosão podem ser mais efetivos para o emagrecimento rápido e saudável, mesmo que eles sejam praticados por períodos mais curtos de tempo. 

Sessões de 20 minutos por dia já podem ser suficientes para a construção de massa muscular, diminuição da gordura e elevação dos hormônios responsáveis pelo bem-estar. 

Fuja dos carboidratos simples

Muitas pessoas têm os carboidratos como verdadeiros vilões da dieta para emagrecer, mas essa é uma noção equivocada. 

A verdade é que carboidratos complexos são ricos em fibras, o que aumenta a saciedade e previne que você coma de forma exagerada. Eles também são capazes de manter o seu metabolismo acelerado e dão mais energia para os treinos. 

Alguns exemplos de carboidratos complexos são:

  • Frutas e legumes; 
  • Aveia; 
  • Pão e macarrão integrais;

Qual a dieta que mais emagrece?

As dietas da moda são muito populares, sobretudo nas redes sociais. A grande maioria delas consiste em relatos milagrosos, restrições alimentares severas e substituições pouco ortodoxas. 

Se você procura emagrecer, podemos apostar que já teve contato com algumas delas. Acertamos? 

A verdade é que, emagrecer rápido e com saúde, é um processo que requer bastante dedicação e constância.  

Sendo assim, as dietas mais efetivas são aquelas que podem ser sustentadas por longos períodos de tempo, em detrimento das dietas restritivas, que tornam difícil a adesão prolongada. 

Além de oferecerem pouco valor nutricional, as dietas restritivas também não oferecem um emagrecimento saudável ou duradouro. 

Para encontrar a dieta ideal para o seu tipo de corpo e os seus objetivos, conte com a ajuda especializada de nutricionistas, endocrinologistas e outros profissionais especializados no emagrecimento.

Eles serão capazes de orientar a sua jornada, calculando a quantidade e a variedade dos nutrientes que precisam ser consumidos, além de indicarem o uso correto de remédios manipulados para o emagrecimento. 

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Quais melhores exercícios para emagrecer rápido e com saúde

Exercícios físicos são conhecidos aliados do emagrecimento saudável e rápido. Mas, qual a modalidade mais adequada para perder peso? 

Se você precisa de inspiração para começar a se exercitar, os próximos tópicos deste artigo podem ser uma boa fonte de motivação. Veja agora! 

Treino HIIT

O HIIT, ou High Intensity Interval Training, é um conjunto de exercícios de alta intensidade que tem a finalidade de aumentar o metabolismo e a frequência cardíaca, auxiliando na perda de peso e na criação de resistência. 

Essa é uma atividade intensa, indicada para aqueles que já estão habituados a praticar algum esporte, ou exercício físico. 

Também existem modalidades de HIIT para iniciantes, uma ótima opção para aqueles que desejam sair do sedentarismo e começar a sua jornada de fortalecimento e emagrecimento. 

Leia também: 6 coisas que você nunca deveria fazer antes de malhar

Musculação

A boa e velha musculação também é uma aliada importante na perda de gordura, ou seja, pode auxiliar no emagrecimento. 

Além de reduzir medidas, o ganho de massa muscular também te torna mais forte e disposto para as atividades diárias, aumentando também o gasto calórico em repouso. 

Quando o assunto é o ganho de resultados com a musculação, a constância é um dos elementos-chave. É importante que os treinos sejam regulares e, se possível, orientados por profissionais adequados. 

Natação

A natação é um exercício completo, que trabalha as áreas cardiovasculares e musculares do corpo. Ela melhora o condicionamento físico e fortalece os músculos, ajudando na queima de gordura. 

Para perder peso fazendo natação, é importante manter a movimentação e o ritmo constante. Estimativas apontam que uma sessão de natação de alta intensidade pode queimar até 400 calorias. 

Corrida

A corrida é um dos mais efetivos esportes, no que diz respeito ao gasto calórico e a construção do condicionamento físico. 

O ritmo intenso é o responsável pelo fortalecimento muscular e o aumento da pressão arterial, o que contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. 

A atividade também é muito popular por sua flexibilidade, podendo ser realizada na esteira, na praia, ou na rua, sem limitações de horários.

Crossfit

O crossfit é uma modalidade de exercícios que se popularizou nos últimos anos, prometendo a melhora no condicionamento físico e a construção de uma melhor resistência cardiorrespiratória. 

Essa é uma atividade que exige bastante do corpo, sendo indicada para pessoas que já têm o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. 

As atividades do crossfit são divididas em circuitos, com poucos intervalos de descanso entre sessões. 

O crossfit também usa elementos não convencionais, tais como pneus, cordas e exercícios em grupo. Muitas das vezes, os exercícios são realizados ao ar livre, ou em espaços abertos, o que pode ser interessante para algumas pessoas. 

Dança

A dança é uma forma efetiva – e divertida! – de se perder peso por meio de uma atividade física. 

Essa também é uma atividade física variada, com diversas modalidades que podem ser adaptadas ao seu gosto. 

Atualmente, muitas academias também oferecem aulas de dança em seus pacotes, aumentando ainda mais as oportunidades de movimentar o corpo ao som da música. 

Se praticada de forma intensa, a atividade pode promover o gasto de 600 calorias por hora de exercício, sendo super favorável ao emagrecimento e à queima de gordura. 

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Conclusão: como emagrecer rápido e com saúde?

Mais da metade da população brasileira sofre, de uma forma ou de outra, com o sobrepeso. Enquanto a condição não seja das mais graves, ela pode colocar em risco a saúde do indivíduo em longo prazo, deteriorando funções corporais e causando o surgimento de doenças graves ao longo da vida. 

Emagrecer, portanto, deve ser tratado como mais do que um cuidado meramente estético, mas um investimento em saúde e qualidade de vida. 

Apesar disso, existem muitas armadilhas para aqueles que procuram emagrecer rápido e com saúde, sendo as dietas milagrosas a principal delas.

Especialistas apontam que o segredo para o emagrecimento efetivo está na reeducação alimentar – com o objetivo de alcançar o déficit calórico, ou seja, quando o gasto calórico supera o consumo – e a prática de exercícios físicos regulares. 

Atividades como a natação, a musculação e o treino HIIT podem ser aliados extremamente eficazes no emagrecimento, assim como a ingestão de alimentos saudáveis e a suplementação com remédios manipulados para auxiliar na perda de gordura. 

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