Skip to content
queda de cabelo

Em muitas vezes, o cabelo está ligado com a alto estima das pessoas. Dessa maneira, a sua queda é algo que pode causar muita preocupação. Além disso, mesmo que não seja uma doença, pode acabar se tornando um indicador de que alguma anormalidade está acontecendo no organismo. Por isso, a queda de cabelo é algo preocupante.

Sendo assim, é fundamental prestar atenção ao corpo e aos sinais que ele dá diariamente. Entre os principais motivos do enfraquecimento das madeixas podem estar alguns hábitos de vida e até mesmo complicações médicas.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou dicas para evitar e tratar a queda de cabelo.

Queda de cabelo

A queda de cabelo faz parte de um ciclo de renovação natural do corpo. Dessa maneira, geralmente, perdemos cerca de 100 a 200 fios por dia. A quantidade varia de acordo com cada pessoa e seu organismo. Contudo, é preciso ter atenção em alguns sinais. São eles:

  • Diminuição do volume capilar;
  • Queda repentina;
  • Perda de tufos;
  • Falhas no couro cabelo;
  • Coceira;
  • Ardência na cabeça

Dessa forma, esses sinais devem servir como um alerta. Ou seja, se esses fatores estão acontecendo com você, é preciso consultar um dermatologista, que vai avaliar o quadro e determinar o que vem provocando a queda. Além disso, será possível encontrar o melhor tratamento.

Causas para a queda de cabelo 

Existem inúmeros motivos que podem causar a queda de cabelo. Dessa maneira, entre os mais comuns (e que precisam tem um olhar mais atencioso) estão:

  • Problemas intestinais: por conta da má absorção de nutrientes, como cobre, proteínas e zinco, pessoas que sofrem com doenças intestinas têm tendência a contar com a perda de cabelo. Assim, isso acontece por conta da falta de firmeza nos fios capilares;
  • Anemia: uma das doenças mais comuns do mundo, a anemia é a falta de ferro no corpo. Ou seja, o organismo conta com uma menor concentração de hemoglobina no sangue, o que dificulta o transporte de oxigênio no organismo. Dessa maneira, é comum que quem seja anêmico tenha queda de cabelo, assim como cansaço e até mesmo palidez.
  • Problemas emocionais: Ansiedade, estresse e outras situações traumáticas também podem causar a queda de cabelo. Em alguns casos, pode aparecer em formato de falhas no couro cabelo. Enquanto isso, em outros, pode aparecer como uuma queda grande nos fios.
  • Síndrome do Ovário Policístico: com a síndrome do ovário policístico, as mulheres apresentam um aumento da produção de testosterona. Este hormônio é conhecido por favorecer o enfraquecimento dos fios de cabelo. Assim, acabam provocam a queda.

Cuidado com alopecia

A alopecia entrou em cena ainda mais com o fato do Oscar de 2022. Na ocasião, o humorista Chris Rock brincou com o fato de Jada Smith, esposa do ator Will Smith, sofrer com a condição. Não gostando da atitude de Rock, que brincou com o fato de Smith ser careca, o marido da atriz acabou subindo no palco e dando um soco na cara do humorista. Essa doença, geralmente, é causada por um estresse intenso. Dessa forma, acaba sendo causado por uma doença ou uma mudança súbita nos níveis hormonais. Essa condição acaba trazendo a perda dos fios (e possível fechamento do folículo capilar). Assim, quem possui alopecia fica com regiões sem cabelos no couro cabeludo. Em casos raros, leva à perda total dos fios.

Nos casos mais comuns, o cabelo cai e para de ser substituído pro conta de uma predisposição genética à calvície. Geralmente, acomete homens acima dos 50 anos. Porém, também pode afetar mulheres e adolescentes.

 

Tratamentos

Geralmente, dependendo da causa do problema, os fios acabam sendo repostos por novos de maneira natural. No entanto, dependendo da causa, podem ser usadas outras soluções. Dessa forma, o dermatologista pode indicar lasers, soluções tópicas, medicamentos, injeções, cremes e até mesmo luzes ultravioletas para estimular o nascimento de novos fios. No entanto, quando a queda dos fios atinge um estágio avançado, onde não é mais possível revertê-la, algumas opções podem ajudar. Dessa forma, os implantes podem ajudar (e muito).
Couro cabeludo ajuda na queda do cabelo?
O couro cabeludo abriga a raiz do cabelo. Dessa maneira, é onde o fio nasce. Assim sendo, a sua saúde pode acabar interferindo no crescimento capilar. Ou seja, para que a região fique saudável, se faz necessário mantê-la sempre higienizada. Quando isso não é realizado de forma correra, a queda de cabelo aumenta.
 

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *