Skip to content
Cabelo seco? Veja dicas para hidratar naturalmente

Seu corpo hidrata naturalmente seu cabelo seco ou não graças às glândulas sebáceas (óleo) no couro cabeludo, que liberam sebo. Então, ele sai do couro cabeludo para lubrificar o resto dos fios de cabelo.

Às vezes, esse sistema de hidratação natural pode não ser eficaz. Assim, você pode ter glândulas sebáceas hipoativas devido à genética ou à idade. Dessa maneira, seu tipo e comprimento de cabelo também podem impedir que o sebo chegue ao seu cabelo em tempo hábil. Em suma, lavar em excesso, estilizar demais e tratamentos também podem levar a cabelos secos.

Depois de conhecer o tipo de cabelo e o nível de umidade, você pode tratar o cabelo seco em casa. Assim, considere as dicas a seguir para ajudá-lo a começar.

Como hidratar cabelos cacheados

O cabelo cacheado é o tipo mais suscetível ao ressecamento. Isso ocorre porque o sebo no couro cabeludo demora mais para chegar ao resto dos cachos. Lavar demais e pentear demais o cabelo encaracolado pode piorar as coisas.

Você pode tratar cabelos secos e cacheados com xampus e condicionadores hidratantes profundos. Olhe paraóleos vegetais nas listas de ingredientes, como:

  • abacate
  • amêndoa
  • argan
  • Oliva
  • monoi
  • coco

Estes são conhecidos por ajudar a selar a umidade. Você também pode usar esses óleos sozinhos como uma máscara capilar semanal.

Como hidratar cabelos grossos e grossos

Se você está no ponto em que seu cabelo grosso passou de seco a grosso, você deve considerar um tratamento de hidratação profunda. A manteiga de karité é conhecida por funcionar bem para cabelos extremamente secos devido ao seu alto teor de ácidos graxos e antioxidantes .

Você também pode usar uma máscara capilar uma vez por semana para restaurar a umidade. Sempre use spray protetor de calor antes de usar ferramentas aquecidas.

Como hidratar cabelos finos

O cabelo fino é menos suscetível ao esgotamento natural da umidade porque o sebo tem mais chances de penetrar nos fios.

Se você usa tintura de cabelo, ferramentas aquecidas ou lava o cabelo com muita frequência. Como resultado, pode achar que seu cabelo está seco. Você pode usar um xampu e um condicionador que sejam leves e projetados para cabelos finos.

Também é melhor hidratar apenas as pontas do cabelo. Colocar condicionador em um couro cabeludo já oleoso vai pesar seu cabelo. Possíveis remédios naturais adequados para cabelos finos incluem óleos de jojoba e lavanda.

Como hidratar cabelos maduros

Cabelos maduros e grisalhos tendem a ser mais secos por causa do processo natural de envelhecimento. Logo que retarda a atividade das glândulas sebáceas.

Você pode ajudar a repor essa perda usando um xampu e condicionador hidratantes profundos. Juntamente com um spray hidratante sem enxágue. Reduzir a quantidade de vezes que você lava o cabelo em uma determinada semana. Assim, também pode ajudar a evitar o excesso de ressecamento.

Como aplicar hidratantes no cabelo

Ao usar um condicionador ou máscara hidratante, você deve trabalhar o produto nas pontas do cabelo primeiro. Logo depois ir até o meio dos fios. Você não precisa aplicar hidratante no couro cabeludo, a menos que esteja extremamente seco.

Você também deve aplicar hidratante apenas no cabelo molhado, Assim, isso permite que seus fios absorvam adequadamente o produto. Embora você possa usar alguns condicionadores diários e sem enxágue todos os dias. Bem como, use os mais profundos uma vez por semana.

Para melhores resultados, deixe uma máscara capilar ou óleos no cabelo por até 20 minutos. Assim, enxaguar apenas com água fria ou morna. Então, não lave o cabelo com água quente, pois isso causará mais danos e ressecamento.

Você deve colocar hidratante de pele em seu cabelo?

Embora existam produtos multiuso no mercado para hidratar a pele e o cabelo. Assim, geralmente você não pode depender de um hidratante para a pele para ajudar com cabelos secos.

Você pode achar que a loção para a pele é muito leve ou muito oleosa, dependendo do produto. As loções para a pele não hidratam necessariamente o cabelo, mas podem domar o frizz em movimento.

Se você se encontrar sem hidratantes capilares tradicionais, poderá usar uma pequena quantidade de hidratante para a pele nas pontas até obter os produtos certos para o seu cabelo.

O que causa o cabelo seco?

Em sua essência, o cabelo seco é causado pela falta de sebo. Você pode ser suscetível se tiver um couro cabeludo naturalmente mais seco devido à genética ou se suas glândulas sebáceas estiverem produzindo menos óleo devido à idade e ao ambiente.

Cabelos mais encaracolados e longos também são mais propensos a secar porque o sebo leva tempo para chegar do couro cabeludo às pontas. Fatores de estilo de vida também podem desempenhar um grande papel no cabelo seco. O uso repetido de ferramentas aquecidas, como secadores de cabelo, ferros de ondulação e chapinhas, pode enfraquecer a cutícula do cabelo, deixando seus fios suscetíveis a danos e perda de umidade.

Muitos tratamentos capilares, como alisamento e coloração, podem enfraquecer a cutícula da mesma maneira. O cabelo seco também pode ser causado por excesso de lavagem. Como regra geral, você só precisa lavar o cabelo diariamente se o cabelo estiver sujo ou oleoso. Você pode usar xampu seco entre as lavagens para ajudar a reter a umidade.

Leve embora

O cabelo seco pode ser melhorado em um tratamento, mas pode levar várias tentativas para notar mudanças significativas. Mudanças no estilo de vida também podem maximizar seus resultados.

Se o seu cabelo ainda estiver seco apesar dos tratamentos caseiros, consulte o seu estilista para obter recomendações profissionais de produtos. Você também pode considerar consultar um dermatologista para aconselhamento.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *