Skip to content
alimentos anti-inflamatórios

Você sabia que o processo de desinflamar o corpo é fundamental? Além disso, sabia que, para isso, você pode contar com uma variedade de alimentos anti-inflamatórios, fundamentais para uma boa dieta?

Sabendo disso, o Blog da UnicPharma separou uma lista recheada de alimentos anti-inflamatórios, explicando como eles podem ajudar a garantir uma boa dieta! Acompanhe tudo a seguir!

O que são os alimentos anti-inflamatórios?

Alimentos anti-inflamatórios são aqueles que contêm compostos naturais que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. A inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico a lesões, infecções ou estresse, mas a inflamação crônica pode estar associada a várias condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, artrite e certos tipos de câncer.

Esses alimentos são abundantes em vitaminas, ômega-3, polifenóis e flavonoides, que, por sua vez, têm a capacidade de reduzir a produção de substâncias inflamatórias no organismo. Além de combater a inflamação, esses alimentos também trazem benefícios adicionais para o nosso organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e tornando-o mais resistente a doenças e infecções.

Além disso, muitos desses alimentos são itens comuns em nosso cardápio, incluindo condimentos e temperos, o que torna fácil adicioná-los à rotina e incorporá-los aos principais pratos do dia a dia.

Seus benefícios

Os alimentos anti-inflamatórios podem fornecer benefícios para a saúde, ajudando a controlar a inflamação e promovendo um equilíbrio no organismo. Entre seus principais pontos positivos estão:

  • São fontes de ômega-3: muitos alimentos anti-inflamatórios, como peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), sementes de linhaça e nozes, são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo;
  • Dão suporte ao sistema imunológico: podem fortalecer o sistema imunológico, ajudando a melhorar a resposta imune e tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções;
  • São ricos em vitaminas: esses alimentos geralmente são ricos em vitaminas essenciais, como vitamina C, vitamina E e várias vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde geral do corpo;
  • Promovem a saúde cardiovascular: alguns exemplos, como peixes gordurosos, azeite de oliva e nozes, têm benefícios específicos para a saúde do coração, como a redução do colesterol LDL e a melhoria da saúde arterial;
  • Contribuem para a saúde digestiva: vegetais folhosos, legumes e grãos integrais, por exemplo, são ricos em fibras, o que ajuda a promover uma digestão saudável e a manter a saúde do trato gastrointestinal;
  • São ricos em antioxidantes: eles são frequentemente ricos em antioxidantes, como polifenóis e flavonoides. Dessa forma, os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e reduzem o estresse oxidativo, associado à inflamação crônica.

Por que desinflamar o corpo?

Desinflamar o corpo é importante porque a inflamação crônica pode estar associada a uma série de condições de saúde adversas. Embora a inflamação seja uma resposta natural e necessária do sistema imunológico para combater infecções e lesões, a inflamação crônica, que persiste por longos períodos de tempo, pode ser prejudicial.

Dessa forma, a inflamação crônica está ligada a várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade, artrite, doenças autoimunes e até mesmo certos tipos de câncer. Ela pode causar danos celulares, estresse oxidativo e disfunção em vários sistemas do corpo.

Entre seus benefícios estão:

  • Redução do risco de doenças crônicas;
  • Melhoria da saúde cardiovascular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Alívio de sintomas;
  • Melhoria da função digestiva;
  • Aumento da energia e vitalidade;
  • Promoção da saúde articular;
  • Melhoria da saúde da pele;
  • Melhoria da função cognitiva;
  • Promoção do bem-estar geral.

Quais são os alimentos anti-inflamatórios?

Abaixo separamos uma lista de alimentos que você pode adicionar à sua rotina. São simples, muitos sendo facilmente encontrados. Acompanhe a seguir!

Azeite de oliva

Esse alimento é uma das principais fonte de ácidos graxos monoinsaturados. Assim sendo, minimiza o surgimento de inflamações.

Chá verde

Famoso por ser efeito termogênico, os compostos fenólicos deste alimento contribuem para o combate dos radicais livres.

Acafrão

Um dos componentes presentes no açafrão chama-se curcumina. Dessa forma, é ela a responsável pela ação anti-inflamatória, auxiliando na digestão, além de contar com um efeito anestésico.

Laranja

Quando falamos em vitamina C, sabemos que a laranja é um dos alimentos que mais contém a vitamina. Porém, você sabia que ela também acaba sendo considerada um dos principais alimentos anti-inflamatórios? Tudo acontece por conta da vitamina C.

Morango

Os compostos antioxidantes presentes no morango são responsáveis por combater o estresse oxidativo e suas consequências negativas para a saúde.

Acerola

O polissacarídeo que encontra-se na acerola acaba sendo o grande responsável por sua ação poderosa. Além disso, é uma fruta que contém vitaminas A, B1 e B6.

Mirtilo

A ação anti-inflamatória do mirtilo vem por conta dos seus compostos antioxidantes, como, por exemplo, flavonoides, resveratol e antocianinas.

Tomate

O tomate, além de ter ácido ascórbico, também é rico em potássio, que torna-se um aliado completamente potente contra a inflamação.

Amora

As substâncias presentes na amora a classificam como combatente de inflamações, incluindo vitamina A, vitamina C e resveratrol.

Peixes gordurosos

Em relação ao salmão, os ácidos graxos e ômega 3 encontrados no peixe reforçam o sistema imunológico e combatem o envelhecimento precoce. Enquanto isso, o alto teor de ômega 3 faz da sardinha um potente combatente de inflamações e prevenção de doenças. Por fim, além do ômega 3, a truta é fonte de cálcio, zinco e potássio.

Romã

Um dos compostos bioativo da romã chama-se antocianinina.  Ela é fundamental para combater os radicais livres, geralmente relacionados a doenças coronárias.

Gengibre

Conhecido por combater inflamações, principalmente no estômago, prevenindo e auxiliando no tratamento de problemas como gastrite e úlceras.

Chia

Além de antioxidantes, a chia também contém ômega 3, sendo aliada da saúde do coração.

Alho

A alicina presente no alho combate doenças inflamatórias e infecciosas.

Uva

Os componentes da uva, principalmente o resveratrol, combatem as inflamações.

Chocolate amargo (70%)

Recomendado para ser consumido um pouco todos os dias, o chocolate 70% cacau possui flavonoides que combatem os radicais livres causadores de inflamações.

Espinafre

Rico em clorofila e fitoquímicos, o espinafre combate a oxidação.

Couve

Assim sendo, por fim, rica em glicosinolatos e ácido alfa-lipóico, a couve diminui os níveis de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *