Skip to content
alimentação saudável

Se você quer adotar uma alimentação saudável, entrar em uma dieta ou potencializar os seus resultados, algumas armadilhas podem acabar te afetando. Por exemplo, muitas pessoas dizem que, para perder peso, é fundamental cortar os carboidratos. Isso, de fato, é um mito e pode prejudicar o seu organismo.

Por isso, se você busca melhorar seus hábitos, é importante ficar por dentro do que é verdade e do que é mito. Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou algumas mentiras da alimentação saudável. Acompanhe!

8 mitos da alimentação saudável

Dietas restritivas emagrecem? Glúten engorda? E os carboidratos? Saiba tudo!

Dietas restritivas emagrecem mais: mito

Se você quer emagrecer ou tem alguma meta e começa uma dieta, muitas pessoas podem aconselhar você a adotar uma dieta restritiva, pois elas potencializam os resultados. Mesmo que possa apresentar alguns retornos mais positivos em um primeiro momento, ela é um grande perigo da alimentação saudável.

Isso porque, consequentemente, pode gerar o famoso efeito sanfona. Afinal, esse tipo de dieta não ensina as pessoas a se alimentarem direito em um longo prazo. Dessa maneira, você irá passar por, não terá liberdade de comer aquele alimento restrito e, ao se permitir comê-lo, irá exagerar. Isso, então, traz um efeito rebote.

Glúten engorda? Mentira!

A não ser que você sofra com intolerância ao glúten ou doença celíaca, o glúten faz bem para a sua saúde. Hoje em dia, ele está presente em todos os alimentos processados, que são os chamados carboidratos simples. Ou seja, estão em pães, massas, bolachas e bolos. Como estes possuem um alto índice glicêmico, realmente engordam.

Porém, é muito importante destacar que apenas o glúten não é responsável pelo aumento de peso. Além disso, como trata-se de um ingrediente inflamatório, pode desencadear alguns problemas, como a doença celíaca e a intolerância ao glúten – nesse caso, é fundamental retirar o ingrediente da dieta.

Tapioca não engorda = TABU

Muitas pessoas optam pela tapioca como uma opção de alimento mais saudável. Ela, inclusive, é a favorita para quem quer substituir o pão francês. No entanto, como é uma farinha branca, também possui um alto índice glicêmico. O que muitas pessoas também não sabem é que é pobre em proteínas e fibras.

A vantagem da tapioca, claro, é que ela não possui glúten. Ou seja, para as pessoas que precisam cortar esse ingrediente da dieta, é uma opção perfeita. Porém, se o foco é reduzir as calorias, ela é bem semelhante ao pão. Basicamente, não há muitas diferenças.

No entanto, se você quiser continuar com esse alimento, é importante que aposte em recheios nutritivos. Os mais indicados, por exemplo, são o frango com ricote, atum, abobrinha com cottage e mussarela light com tomate.

“Se você cortar o carboidrato, irá emagrecer”: MITO, MITO E MITO!

Se você está buscando uma alimentação saudável, muitas pessoas vão afirmar que, se você cortar os carboidratos da dieta, terá melhores resultados. Isso, porém, não passa de uma furada e pode trazer problemas para a sua saúde. 

Alguns carboidratos são ultra processados e possuem um alto índice glicêmico. Nesse caso, obviamente não trazem quaisquer vantagens ao organismo. No entanto, é fundamental que o corpo receba, no mínimo, um bom e nutritivo carboidrato. Afinal, ele é a nossa fonte de energia. 

Dessa forma, se você cortar os carboidratos bons da dieta, pode se sentir mais fraca e até mesmo desanimada. Porém, caso você queira cortar algo e buscar uma alimentação mais saudável, opte por alimentos integrais, lentilha, beterraba, cenoura, aveia e seus derivados, grão-de-bico, mandioca e batata-doce. Todos possuem um baixo índice glicêmico.

Banana, melancia, uva passa, arroz branco e outros cereais, que possuem um alto índice glicêmico também são bons. Afinal, eles são fontes de carboidratos naturais – e não são ultra processados.  Nesse último caso, porém, quem tem diabetes deve consumi-los moderadamente.

Água com limão realmente emagrece? NÃO!

Muitas pessoas aconselham a consumir água com limão, muito conhecida por ajudar nos processos digestivos. Isso acontece porque o limão é o responsável por estimular a secreção biliar e pancreática. No entanto, você sabia que a bebida não influencia nada no emagrecimento?

De acordo com nutricionistas, ela pode influenciar na perda de peso no caso de substituições. Por exemplo, se você for deixar de tomar um refrigerante ou um suco de laranja para consumir uma água com limão, em todas as refeições, vai ser bom. Isso gera um déficit calórico. No entanto, é apenas uma substituição. Afinal, a água com limão por si só não emagrece.

Óleo de coco emagrece: MITO!

O óleo de coco é o queridinho de muitas pessoas, principalmente daquelas que estão buscando uma alimentação mais saudável. No entanto, a verdade é que ele não ajuda realmente a emagrecer. Isso porque esse produto proporciona mais saciedade, além de ter propriedades antioxidantes e ser antifúngico.

Porém, ao mesmo tempo, tem gordura e é calórico. Dessa maneira, é importante não exagerar, utilizando com moderação. Assim, se você for usá-lo em algumas receitas, pode ser uma boa opção. O consumo em excesso, no entanto, contribui para o ganho de peso – muito diferente do que muitas pessoas imaginam.

Você precisa comer de três em três horas: men-ti-ra

Esse também é outro mito muito disseminado. Para saber se você precisa comer de três em três horas, é importante, primeiramente, entender qual é a sua rotina. Basicamente, tudo depende da rotina e necessidade de cada pessoa. Afinal, se você está em um processo de ganho de massa muscular, precisa comer mais. Porém, se você é idoso e não tem muito apetite, pode comer de três em três horas, sempre em porções pequenas.

Por exemplo, se você tomou o café da manhã e ficará sentada até a hora do almoço, não precisa comer entre esse intervalo. Contudo, se você sente muita fome, é possível comer algum snack para dar mais saciedade. No entanto, se você tomou um café da manhã mais reforçado e ele te proporcionará saciedade, não tem necessidade no lanche da manhã.

A dica nesse caso é fazer escolhas inteligentes. O recomendado, inclusive, é contar com o auxílio de um nutricionista, que definirá qual a melhor dieta a ser adotada.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *