Em muitas vezes, o cabeloestá ligado com a alto estima das pessoas. Dessa maneira, a sua quedaé algo que pode causar muita preocupação. Além disso, mesmo que não seja uma doença, pode acabar se tornando um indicador de que alguma anormalidade está acontecendo no organismo. Por isso, a queda de cabelo é algo preocupante.
Sendo assim, é fundamental prestar atenção ao corpo e aos sinais que ele dá diariamente. Entre os principais motivos do enfraquecimentodas madeixas podem estar alguns hábitos de vida e até mesmo complicações médicas.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou dicas para evitar e tratar a queda de cabelo.
Queda de cabelo
A queda de cabelo faz parte de um ciclo de renovação natural do corpo. Dessa maneira, geralmente, perdemos cerca de 100 a 200 fios por dia. A quantidade varia de acordo com cada pessoa e seu organismo. Contudo, é preciso ter atenção em alguns sinais. São eles:
Dessa forma, esses sinais devem servir como um alerta. Ou seja, se esses fatores estão acontecendo com você, é preciso consultar um dermatologista, que vai avaliar o quadro e determinar o que vem provocando a queda. Além disso, será possível encontrar o melhor tratamento.
Causas para a queda de cabelo
Existem inúmeros motivos que podem causar a queda de cabelo. Dessa maneira, entre os mais comuns (e que precisam tem um olhar mais atencioso) estão:
Problemas intestinais: por conta da má absorção de nutrientes, como cobre, proteínas e zinco, pessoas que sofrem com doenças intestinas têm tendência a contar com a perda de cabelo. Assim, isso acontece por conta da falta de firmeza nos fios capilares;
Anemia: uma das doenças mais comuns do mundo, a anemiaé a falta de ferro no corpo. Ou seja, o organismo conta com uma menor concentração de hemoglobina no sangue, o que dificulta o transporte de oxigênio no organismo. Dessa maneira, é comum que quem seja anêmico tenha queda de cabelo, assim como cansaço e até mesmo palidez.
Problemas emocionais: Ansiedade, estressee outras situações traumáticas também podem causar a queda de cabelo. Em alguns casos, pode aparecer em formato de falhas no couro cabelo. Enquanto isso, em outros, pode aparecer como uuma queda grande nos fios.
Síndrome do Ovário Policístico: com a síndrome do ovário policístico, as mulheres apresentam um aumento da produção de testosterona. Este hormônio é conhecido por favorecer o enfraquecimento dos fios de cabelo. Assim, acabam provocam a queda.
Cuidado com alopecia
A alopeciaentrou em cena ainda mais com o fato do Oscar de 2022. Na ocasião, o humorista Chris Rock brincou com o fato de Jada Smith, esposa do ator Will Smith, sofrer com a condição. Não gostando da atitude de Rock, que brincou com o fato de Smith ser careca, o marido da atriz acabou subindo no palco e dando um soco na cara do humorista. Essa doença, geralmente, é causada por um estresse intenso. Dessa forma, acaba sendo causado por uma doença ou uma mudança súbita nos níveis hormonais. Essa condição acaba trazendo a perda dos fios (e possível fechamento do folículo capilar). Assim, quem possui alopecia fica com regiões sem cabelos no couro cabeludo. Em casos raros, leva à perda total dos fios.
Nos casos mais comuns, o cabelo cai e para de ser substituído pro conta de uma predisposição genética à calvície. Geralmente, acomete homens acima dos 50 anos. Porém, também pode afetar mulheres e adolescentes.
Tratamentos
Geralmente, dependendo da causa do problema, os fios acabam sendo repostos por novos de maneira natural. No entanto, dependendo da causa, podem ser usadas outras soluções. Dessa forma, o dermatologistapode indicar lasers, soluções tópicas, medicamentos, injeções, cremes e até mesmo luzes ultravioletas para estimular o nascimento de novos fios. No entanto, quando a queda dos fios atinge um estágio avançado, onde não é mais possível revertê-la, algumas opções podem ajudar. Dessa forma, os implantes podem ajudar (e muito).
Couro cabeludo ajuda na queda do cabelo?
O couro cabeludo abriga a raiz do cabelo. Dessa maneira, é onde o fio nasce. Assim sendo, a sua saúde pode acabar interferindo no crescimento capilar. Ou seja, para que a região fique saudável, se faz necessário mantê-la sempre higienizada. Quando isso não é realizado de forma correra, a queda de cabelo aumenta.
A pele que fica dentro do couro cabelo, onde a raiz do cabelo fica, conta com glândulas responsáveis pela produção de um selo lubrificante (o mesmo que causa a oleosidade). Além disso, no local estão células em constante renovação. No entanto, quando o sebo e as células mortas se acumulam na superfície do couro cabelo, o ambiente acaba ficando propício para a proliferação de fungos. Dessa maneira, acaba provocando uma inflamação, conhecida como dermatite seborreica, que aumenta a queda de cabelo.
Como identificar?
Dessa forma, para saber se o couro cabelo corre ou não risco de desenvolver a inflamação, se faz importante observar alguns aspectos. Assim, se o local conta com vermelhidão, descamação, machucados, coceira e até mesmo uma ardência ou sensibilidade, isso significa que o local não está tão saudável assim. Ou seja, indica que está precisando de cuidados. Assim, cuide muito da frequência de lavagem. Os cabelos mais oleosos precisam ser lavados diariamente. Enquanto isso, se você tiver cabelos mistos ou secos, higienize em dias alternados. Além disso, cuide o shampoo escolhido de acordo com o tipo de cabeço. Utilize, na hora de lavar, a polpa dos dedos e faça movimentos circulares. Deixe o produto agir por, cerca de, dois minutos
Por fim, também aposte em uma dieta balanceada, rica em proteínas. Uma boa alimentação ajuda a manter a saúde no couro cabelo, pois oferece substratos essenciais para a estrutura do cabelo. Além disso, evite dormir de cabelo molhado e usar produtos químicos em excesso, como descolorantes e alisantes à base de formol – principalmente se atingir o couro cabeludo.
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
Acompanhe a seguir os cuidados importantes após os 60 anos e aproveite a melhor idade em alto nível e com a saúde em dia
This Post Has One Comment
[…] dos suplementos manipulados citados logo acima, você também consegue ingerir vitaminas para o cabelo parar de cair por meio de uma alimentação saudável. Confira abaixo quais as substâncias que contribuem para o […]
[…] dos suplementos manipulados citados logo acima, você também consegue ingerir vitaminas para o cabelo parar de cair por meio de uma alimentação saudável. Confira abaixo quais as substâncias que contribuem para o […]