O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Recentemente, o influenciador digital e tiktoker Wueverton Silva, conhecido como Wue Silva, foi diagnosticado com febre reumática. Com 20 anos, o jovem começou a sentir dores através de uma infecção na garganta. Após 12 dias de internação, ele recebeu o diagnóstico de febre reumática. Atualmente, ele se recupera em casa, ao lado da família. A doença, que geralmente aparece em crianças e adolescentes, pode trazer um grande desconforto para o paciente.
Por isso, o Blog da Unic separou tudo sobre o que é essa doença!
Afinal, o que é a febre reumática?
A febre reumática é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação de vários tecidos do corpo. Dessa forma, resulta em dor nas articulações, além do surgimento de nódulos na pele, problemas cardíacos, fraqueza muscular e movimentos involuntários. Assim também, os dedos podem ficar inchados e a locomoção mais difícil e dolorosa.
A febre reumática geralmente acontece depois de um episódio de infecção e/ou inflamação da garganta não tratada de maneira correta, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. A infecção por essa bactéria é mais comum em crianças e adolescentes até os 15 anos. No entanto, pode acontecer em pessoas de qualquer idade.
Dessa forma, em caso de sinais e sintomas de faringite e amigdalite recorrentes, se recomenda uma consulta com um médico de confiança, a fim de que possa se iniciar um tratamento adequado para evitar as complicações da infecção por Streptococcus pyogenes.
Causas
Assim como dito anteriormente, a febre reumática é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Assim, a mesma leva a uma ativação do sistema imunológico, fazendo com que produza anticorpos. Dessa forma, além de combater a infecção, podem atacar e até mesmo destruir células saudáveis de diversos órgãos, como se fossem estranhos no organismo. Isso faz com que apareçam os sintomas.
Geralmente, a febre reumática é mais comum de acontecer em pessoas com histórico familiar da doença. Além disso, quando a infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes não é tratada de forma correta, por meio do uso de antibióticos, também faz com que seja mais comum de acontecer.
Sintomas da febre reumática
Quando a infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes não é tratada da maneira correta com o uso de antibióticos, conforme a indicação de um clínico geral ou pediatra, os anticorpos produzidos na inflamação podem atacar diversos órgãos do corpo. Os mais afetados podem ser as articulações, pele, cérebro e coração.
Geralmente, a pessoa não pode andar e sente dificuldade em utilizar os dedos. Atividades básicas, como tomar banho e se locomover, precisam de um auxílio. Além disso, a febre, que pode chegar até aos 39ºC, é um dos sintomas mais frequentes.
Nas articulações, geralmente há dor e inchaço em joelhos, cotovelos, tornozelos e punhos. Além disso, há um padrão migratório. Ou seja, a inflamação pode alternar de uma articulação para outra. Além disso, pode durar até 3 meses.
Nos sintomas cardíacos, acontece mais a falta de ar, cansaço, tosse, inchaço nas pernas, dor no peito e até sopro cardíaco. Assim, isso acontece por conta da inflamação das válvulas e músculos do coração. Na pele, pode aparecer nódulos ou manchas avermelhadas.
A febre reumática também pode contar com sintomas neurológicos. Dessa maneira, pode haver movimentos involuntários do corpo, como levantar braços ou pernas sem a pessoa querer. Essas manifestações acabam sendo mais conhecidas como coreia. Além disso, pode acontecer uma oscilação constante de humor, fraqueza muscular e fala arrastada.
Por quanto tempo duram os sintomas?
Os sintomas da febre reumática geralmente aparecem entre 2 semanas até 6 meses após a infecção da bactéria. Dessa forma, pode durar por vários meses, dependendo da realização correta do tratamento, além da imunidade de cada pessoa. Se lesões causadas no coração forem muito graves, a pessoa pode ficar com sequelas no funcionamento cardíacos. Assim também, como os sintomas podem acontecer em surtos, a cada vez que aparecem as consequências cardíacas podem ser piores, o que coloca a vida da pessoa em risco.
Diagnóstico da febre reumática
O diagnóstico da febre reumática é feito pelo clínico geral, reumatologista ou pediatra. Dessa forma, o médico vai ter uma base na presença dos principais sintomas e exame físico do paciente. Além disso, pode-se analisar o resultado de alguns exames de sangue que demonstram inflamação, como VHS e PCR.
Como é feito o tratamento?
Antes de tudo, a febre reumática tem cura. Para o tratamento, é preciso a orientação de um pediatra ou um clínico geral. Assim, o profissional pode indicar o uso de antibióticos, como a injeção de Benzetacil. No entanto, é tudo de acordo com a indicação do médico. Dessa forma, dependendo da gravidade, injeções intramusculares podem ser aplicadas no intervalo de 21 dias.
Como se prevenir?
Vale destacar que a prevenção se faz muito importante, pois ajuda a evitar o desenvolvimento e sequelas da infecção. Dessa maneira, em casos de faringite ou amigdalite por Streptococcus pyogenes, deve-se realizar o tratamento recomendado pelo médico por completo, mesmo que não existam mais sintomas.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments