Skip to content

Como evitar a dor de garganta?

Cuidados com a voz, mudanças de temperatura e sujeira podem ajudar na prevenção
Inchaço, vermelhidão, excesso de catarro, dificuldade em falar ou engolir. Todos esses sinais incômodos estão ligados à dor de garganta, um sintoma habitual das doenças que acometem as vias aéreas superiores (fossas nasais, faringe e laringe).
Entre as condições mais comuns associadas a essa dor estão as gripes, resfriados, as infecções da amígdala ou faringe, a tensão da voz, e as alergias respiratórias, que causam coceira e irritação na garganta. Por isso, evitar algumas situações pode prevenir o quadro.

Oscilações de temperatura

As variações bruscas de temperatura, principalmente se combinadas com o clima seco, influenciam diretamente nas doenças respiratórias, incluindo as alergias, e ainda propiciam a multiplicação dos vírus e bactérias. Dessa maneira, é importante evitar expor seu corpo a esse cenário, como por exemplo, dias quentes com o ar-condicionado no máximo.
Caso a mudança de temperatura seja natural das estações do ano, andar bem agasalhado, ingerir bastante líquidos, utilizar umidificadores nos ambientes fechados e manter seu corpo saudável com uma boa alimentação diminuem as chances de crises ou contágio de doenças que causam a dor de garganta.

Lugares lotados e não arejados

Existem dois problemas diante dessa situação. O primeiro é o excesso de pessoas que podem estar infectadas por vírus ou bactérias e proliferam as doenças por meio do ar. E o segundo é que locais muito fechados também são mais expostos a fungos e ácaros, que pioram as alergias respiratórias.
Para o bem da sua garganta e da sua saúde no geral, mantenha as janelas abertas, seja em casa ou no escritório, lave bem as mãos após sair de lugares públicos e certifique-se de que os ambientes estão livres de sujeira.

Forçar a voz

A voz é nosso maior meio de comunicação e as lesões nas cordas vocais são uma causa muito comum da dor de garganta. Seja no trabalho ou em uma festa com música alta, forçar a voz é sempre prejudicial para a saúde vocal.
Para evitar os quadros de dor e rouquidão, dê um descanso para a sua voz sempre que possível, evite falar muito alto ou sussurrar para não forçar as cordas vocais e cuidado com o excesso de estresse, que pode causar tensão na região. Exercícios de canto são excelentes para manter a musculatura saudável.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *