Skip to content
compulsão alimentar

Todos possuem um momento em que exagera na comida, geralmente ocorre em festas de final de ano ou em eventos. Quando acontece de forma esporádica, é considerada uma situação normal. Porém, quando é constante, essa condição é chamada de compulsão alimentar.

Você sabia que essa condição pode causar diversos problemas para a saúde? Sabendo disso, o blog da UnicPharma separou mais informações sobre esse assunto, como, por exemplo, entender mais a compulsão alimentar. Acompanhe mais sobre o tema a seguir!

O que é compulsão alimentar?

Essa condição caracterizada pela ingestão de alimentos exagerada, mesmo sem ter fome ou até mesmo a necessidade física do alimento. Basicamente, a pessoa que sofre com a compulsão alimentar não tem mais controle sobre o que está ingerido, assim como a quantidade. Assim sendo, acaba comendo alimentos em grandes quantidades e em um curto espaço de tempo.

Ou seja, um indivíduo que sofre com compulsão alimentar, em grande parte do tempo, ingere alimentos calóricos – sempre independentemente da sensação de fome. Basicamente, a pessoa passa a ser dependente da comida, se alimentando com maior frequência do que o necessário, mesmo que não tenha fome.

Sintomas

Alguns sinais podem ser observados em relação a um compulsivo alimentar, como, por exemplo:

  • Comer quando não está com fome;
  • Ficar mais introvertida;
  • Comer mais rápido do que o normal;
  • Seguir comendo mesmo quando já está saciado;
  • Comer após ingerido quantidades maiores que o necessário;
  • Apresentar problemas afetivos;
  • Comer sozinho;
  • Sentir-se culpado e triste por comer demais;
  • Comer escondido de outras pessoas.

Como controlar a vontade de comer?

Agora que você já sabe sobre como essa fome intensa de comer a todo momento, é possível recorrer a algumas opções. Assim como outros quadros de distúrbios alimentares, uma pessoa que sofre com compulsão alimentar precisa ter um tratamento deve ser multidisciplinar. Ou seja, o indivíduo deve receber acompanhamento médico, nutricional, psicológico e, em algumas situações, medicamentosas.

Assim sendo, um psiquiatra orientará algum medicamento, por exemplo, para o controle de ansiedade. Além disso, sessões de terapias também podem ajudar, pois trabalha a mente e ajuda a ampliar a consciência sobre si mesmo.

Para tratar a ansiedade, também é possível realizar a prática de exercícios físicos e demais atividades focadas em atenção, como, por exemplo, yoga e meditação. Afinal, além de manter o corpo saudável, produzem endorfina e é ótima para o controle de  ansiedade.

Medicamentos

Uma das melhores opções são os medicamentos, conhecidos como inibidores de apetite. Aliados com uma dieta saudável, eles podem ajudar no controle de peso e, inclusive, na compulsão alimentar. Isso acontece pois o seu consumo proporciona maior sensação de saciedade – por um tempo mais prolongado. Para isso, a UnicPharma oferece diversas soluções para você!

Entre os nossos medicamentos mais indicados está a Fórmula contra Compulsão Alimentar, que foi desenvolvido exclusivamente para o tratamento, a partir de uma sériie de ativos que, juntamente, contribuem efetivamente para a perda de peso. Além disso, essa opção também previne a absorção de gordura, potencializa a queima de gordura abdominal e possui ação antioxidante.

Outra opção é o Morosil, conhecido por seus diversos benefícios para a saúde. Dessa forma, além de inibir o apetite, esse medicamento consegue regular o colesterol, controlar a diabetes, possui ação antioxidante e funciona, inclusive, como um antienvelhecimento. Porém, um dos principais destaque é em relação ao controle da fome. Isso porque ele inibe o apetite e queima em até 50% a gordura abdominal.

Riscos

Você sabia que a compulsão alimentar causa obesidade em cerca de 75% de todos os casos. Além disso, o aumento de peso pode acabar proporcionando outros riscos para a saúde da pessoa em questão. Por exemplo:

  • Cálculo renal – no caso em que a pessoa consome muito cálcio;
  • Apneia do sono, que é a diminuição da capacidade respiratória
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão;
  • Gastrite;
  • Níveis de colesterol alto;
  • Hérnia de hiato;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Infertilidade;
  • Problemas vasculares.

Além disso, a compulsão alimentar pode acabar causando a bulimia ou até mesmo a anorexia. Como consequência, também pode causar transtornos psicológicos, como, por exemplo, depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Prevenção

Se você perceber que está começando a desenvolver uma compulsão alimentar, é possível adotar algumas estratégias simples. Por exemplo, o mais indicado é que você mantenha um horário fixo para realizar as refeições, além de alimentar-se a cada três horas. Assim como, evite intervalos longos sem se alimentar.

Outras dicas que você deve adotar é manter uma dieta equilibrada, sempre aliando com condições saudáveis de sono e exercícios físicos. Também sempre opte por mastigar mais vezes e mais lentamente. Depois de realizar as refeições em um horário definido na rotina, a pessoa tem a capacidade a quantidade apropriada para a refeição.

Além disso, o hábito de se alimentar a cada 3h permite que a pessoa não chegue faminta na próxima refeição.  Assim também, exagerar nas quantidades, além de comer aceleradamente. Afinal, quando não estamos com fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir na sequência. No entanto, o nosso cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, a fim de registrar que o estômago está cheio.

Dessa maneira, se você quer manter a dieta equilibrada sempre procure incluir nas suas refeições alimentos que sempre aumentem a sensação de saciedade. Assim sendo, os mais indicados são aqueles que possuem folhas verdes, como, por exemplo, alface, rúcula e agrião. Outras opções são abobrinha e berinjela, além de frutas, como a laranja, o mamão e a banana.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *