Ozempic e Wegovy são normalmente prescritos para diabetes, mas nos últimos meses…
“Estou fazendo dieta e exercícios, mas não estou emagrecendo”
Vem chegando o verão e começamos a nos lembrar das “dobrinhas” que normalmente adquirimos com os excessos do inverno, não é?
Quando pensamos em perder peso, a primeira recomendação sempre é a dupla: “dieta e exercício”, certo?
Mas, e quando já estamos fazendo isso e o resultado não vem? O que fazer?
O ideal é que você converse com especialistas no assunto para avaliar o que esta acontecendo, mas vamos falar aqui um pouco sobre algumas possibilidades:
1. Avalie sua saúde
Embora não sejam frequentes, algumas alterações hormonais podem te atrapalhar no processo de perda de peso. Um endocrinologista é o profissional mais adequado para realizar essa avaliação.
2. A sua dieta está inadequada
Por mais que se fale sobre alimentação saudável e você já esteja implementando o que lê a respeito, procure um profissional nutricionista para ver se o que você faz está adequado ao seu quadro clínico e á sua atividade física. Lembre-se que é necessário que você tenha uma alimentação de qualidade, mas a adequação da quantidade é tão importante quanto a qualidade.
3. O seu exercício está inadequado
Para emagrecer com exercícios, não basta apenas mexer o corpo. Os profissionais de educação física são as pessoas habilitadas para avaliar seu quadro atual e prescreverem exercícios que proporcionarão o estímulo adequado ao seu organismo para que você tenha a resposta de perda de gordura.
Um exemplo muito simples: muito provavelmente pedir para um carteiro fazer meia hora de esteira diária não será estímulo suficiente para que ele perca muito peso. Ele já anda o dia todo, portanto, precisa de um estímulo diferente vindo do atividade física.
4. Você precisa ter mais constância
Considere que o processo de engorda normalmente é um processo lento e gradativo. Da mesma maneira, só perderemos peso com eficácia se fizermos o processo reverso com calma e constância. Não adianta se matar nos exercícios e morrer de fome durante a semana e simplesmente não levantar do sofá e largar a dieta nos finais de semana!
5. Reveja suas expectativas
Como dissemos acima, normalmente o processo de ganho de peso é lento. Óbvio que todos gostaríamos que a volta fosse rápida, mas isso não é uma verdade. Ajuste sua dieta e seu exercício e tenha paciência. O seu organismo fará a lição de casa no tempo dele e trará resultado. Estabeleça metas com prazos mais longos. Se ficarmos na expectativa de muita perda em pouco tempo, fatalmente teremos a sensação de que nosso esforço está sendo em vão e a tendência é desistirmos antes do final.
6. Reavalie sua composição corporal
Existe também a possibilidade de você estar tendo resultado de perda de gordura sem necessariamente muita perda de peso na balança. É fortemente recomendável que você avalie a sua composição corporal antes e durante o processo de prática de atividades físicas e reeducação alimentar.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments