Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Muitas mulheres desejam manter as unhas bonitas por um longo tempo. Assim, além da aparência, a saúde das unhas geralmente é muito importante. O segredo para isso é justamente os cuidados certos.
Os alongamentos de unha podem ser uma boa opção. No entanto, para quem deseja que as unhas cresçam mais rápido, uma base fortalecedora, hidratação e cuidado com a exposição, por exemplo, ajudam a evitar o enfraquecimento. Este deixa as mesmas mais sensíveis, fracas e quebradiças.
As unhas, geralmente, crescem 0,1 mm por dia. Assim sendo, cresce cerca de 2 a 3 mm por mês. Por isso, ajuda a fortalecer e facilita o crescimento. Enquanto isso, unhas fracas e quebradiças não crescem adequadamente e podem até indicar deficiências nutricionais ou até mesmo doenças, como o hipotireoidismo, anemia ou até micose.
Confira dicas do Blog da UnicPharma para manter suas unhas saudáveis e com bom crescimento.
Confira o Ciclopirox Olamina, um antifúngico tópico indicado no tratamento de micoses nas unhas. Veja somente na Unicpharma com as melhores condições!
Não roa as unhas
A onicofagia é a compulsão de roer as unhas. Esse vício cria um problema estético, pois deixa as unhas com aspecto de mal cuidadas, e até um problema de saúde. Dessa forma, esse hábito faz com que as unhas fiquem fáceis de quebrar, além de amolecidas. Assim como, pode ocorrer também machucados, o que serve de porta para entrada de vírus, bactérias e fungos.
Hidrate!
Um bom creme sempre é importante, inclusive nas mãos e unhas. Dessa forma, ajuda a manter a hidratação até a cutícula. Assim, deixa a unha mais nutrida e forte, o que evita com que se quebre facilmente.
Use luvas para limpeza
Uma dica importante é evitar o contato das mãos com produtos químicos. Estes, geralmente, podem levar ao ressecamento e enfraquecimento das unhas. Dessa maneira, faz com que fiquem mais sensíveis e fracas, impedindo o crescimento adequado. Por isso, é importante usar luvas de borracha, plástico, silicone ou látex sempre que realizar tarefas, como lavar roupa, louça ou limpar a casa. Sempre proteja as mãos!
Dê um fim à acetona!
Muitas mulheres usam as acetonas para tirar os esmaltes das unhas. No entanto, esse produto é considerado um agente “agressor”. Os compostos incluídos na sua fórmula também são responsáveis por fazer com que as unhas fiquem fracas, quebradiças e até lascadas. Dê preferência aos removedores de esmaltes sem acetonas.
Esmalte com moderação
Usar esmaltes em excesso também pode acabar prejudicando as unhas. Dessa forma, faz com que fique ressecada e até enfraquecida. O ideal é deixar o esmalte por, no máximo, 6 dias. Um dia da semana deve ser reservado para a unha respirar. Assim como, deixar o esmalte por muito tempo também prejudica. Por conta dos produtos químicos que possui, pode agredir as unhas, as deixando ressecadas, fracas e quebradiças. Por isso, aposte em massagens com hidratante à base de manteiga de karité, ceramidas, ureia ou óleo de framboesa.
Atenção para a cutícula!
A cutícula é uma ótima proteção. Dessa forma, age como um “escudo” da unha. Assim, impede que vírus, fungos, bactérias ou até mesmo sujeiras entrem na pele e causem infecções. Quando é removida, faz com que a unha fique mais frágil, esbranquiçada/amarelada ou com ranhuras. Ao longo do tempo também pode impedir o crescimento adequado. Por isso, o adequado é não removê-las. O indicado é de empurrá-la para baixo, além de hidratar com frequência. Se ainda assim preferir arrancá-la, opte por tirar o mínimo possível.
Cuide com a falta de vitaminas e nutrientes
Outra causa que também pode impedir as unhas de crescerem são as dietas deficientes, que podem levar à carência de vitaminas, como a biotina. Assim como, também diminuem a reserva de ferro no sangue, o que deixa as unhas mais fracas. Os supleme
ntos de biotina ajudam, pois, esse estimula a produção de queratina. Dessa maneira, pode auxiliar e estimular o crescimento da unha. O hipotireoidismo e anemias tendem a ser outras causas para o enfraquecimento.
Ou seja, é importante aumentar o consumo de proteínas, pois as unhas são formadas pela queratina (uma proteína). Alguns alimentos que ajudam são frangos, ovos, nozes, frutos do mar, soja e cereais. No entanto, tudo deve ser realizado por orientação de um nutricionista, que avaliará cada caso específico.
Procure a ajuda de um profissional
Se a unha se quebra com certa facilidade ou até se parte em camadas, é importante procurar a ajuda médica. Conhecida cientificamente como onicosquizia ou até descamação ungueal, é uma queixa comum e tende a acontecer por diversos e diferentes fatores. Dessa maneira, um profissional da área saberá como orientar melhor para o tratamento deste distúrbio. Além disso, é importante evitar receitas caseiras, pois podem causar irritações ou até mesmo alergias. Sendo assim, ao manter as unhas saudáveis e firmes, evitando que fique fraca e quebradiças, é possível favorecer o crescimento mais rápido – sempre com saúde.
Use bases ou esmaltes para fortalecimentos
Além de deixar as unhas respirarem, também é importante usar bases ou esmaltes fortalecedores de unha. Assim também, óleos hidratantes também pode ajudar, pois fortalecem e também nutrem. Esses produtos contam com compostos importantes para manter a unha saudável, como o D-Pantenol, que é um ótimo agente hidratante e tem um ótimo trabalho contra a descamação, brilho natural e força, além de Carbonato de Cálcio e Formol, que deixam as unhas muito mais resistentes. Além disso, deixar as unhas sempre bem lixadas e limpas também fazem com que se evite e não se torne fraca ou quebradiça.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments