O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Você sabia que os cuidados durante o verão devem ser redobrados? Afinal, se trata da estação mais quente do ano. A partir disso, todos devemos ter bastante atenção. No entanto, a partir de algumas dicas, é possível passar por essa estação muito bem.
Sabendo disso, o Blog da UnicPharma separou algumas dicas de cuidados que você deve ter durante o verão! Confira a seguir!
Hidratação
Você sabia que o corpo humano é formado, principalmente, por água. Dessa maneira, é ela a principal aliada para o funcionamento de algumas funções vitais do organismo. Por exemplo, a água consegue fazer a regulação da temperatura corporal, sendo uma maneira de garantir que a realização de reações químicas sejam adequadas. Além disso, também ajuda no processo de digestão e de transporte de nutrientes.
Durante o verão, acabamos transpirando mais. Dessa maneira, é alta a necessidade de aumentar a sua ingestão de líquidos. Assim sendo, a quantidade recomendada diária varia segundo o peso, condições de saúde e até mesmo atividades físicas regulares. Em geral, o indicado para um adulto é que ingira, em média, 2 litros de água por dia.
Cuidados durante a prática de atividades físicas
Se você gosta de realizar atividades físicas ao ar livre, também é preciso tomar alguns cuidados mais redobrados. Dessa maneira, evite os horários em que o sol está mais forte. Afinal, a grande incidência do sol pode acabar causando desidratação e, principalmente, a elevação da sua temperatura corporal. Assim sendo, de acordo com especialistas, os melhores horários para a prática de exercícios físicos ao ar livre são no início da manhã, até às 10 horas, e depois das 16h, quando o sol já não está mais tão forte.
Filtro solar
Os protetores (e/ou filtros solares) são importantes em qualquer estação do ano. No entanto, a sua utilização deve ser potencializada durante o verão. Ou seja, a maior dica que você precisa para essa estação é: intensifique o uso do protetor solar.
Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele acaba correspondendo a cerca de 33% dos diagnósticos de tumores no país. Assim sendo, além de se manter saudável, aplicando o protetor solar todos os dias é possível combater o envelhecimento precoce, além do ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e, principalmente, o câncer de pele.
Por que é importante o uso do protetor solar?
A exposição solar e à poluição são dois agentes causadores do envelhecimento da pele. Ou seja, este acaba por causar o ressecamento da pele – que resulta na flacidez, desidratação e no surgimento das linhas de expressão e rugas.
Outro vilão da nossa pele são os raios UVA e UVB, que conseguem penetrar na pele de maneira profunda, tendo um efeito cumulativo. Por isso, dão início às manchas, pintas e sardas.
Sendo assim, é muito importante manter a pele sempre protegido. Dessa forma, o primeiro passo é tornar o protetor solar como o grande aliado à lista de cuidados com a pele. Afinal, junto com uma boa limpeza e hidratação, precisa ser um cuidado diário. Também necessita-se que seja escolhido um produto de acordo com o tipo de pele, o que evita espinhas, cravos e ressecamento.
Para o dia a dia, o protetor solar com cor pode se tornar uma boa opção, pois protege o rosto contra os efeitos mais nocivos dos raios solares. Além disso, também ajuda a disfarçar as possíveis imperfeições da pele e previne os danos da luz. Ou seja, une o útil ao agradável. No total, o ideal é que seja escolhido um protetor solar que melhor se adeque ao tipo de pele e à cobertura desejada.
Como escolher o melhor protetor solar para a minha pele?
Cada tipo de pele precisa de produtos específicos. Dessa forma, os mesmos podem aumentar as características e pontos positivos, não a prejudicando. Sendo assim, escolher um protetor solar ideal é fundamental.
Em casos de peles oleosas, os mais indicados são os filtros fluidos e os oil-free. Estes possuem uma textura leve, sem óleo e de forma absorção. Enquanto isso, se você possuir uma pele seca, aposte em versões em cremes ou loções. Já se a pele for mais sensível, escolha produtos com fórmulas minerais ou em pó, evitando alergias ou irritações.
Protetores solares químicos e físicos
Existem dois tipos de filtros solares. Os químicos absorvem moléculas energética de radiação ultravioleta. Dessa forma, transformam em radiação de baixa energia, o calor. Sendo assim, se cria uma camada de proteção na epiderme, a camada externa da pele. Ou seja, quando reage com a radiação solar, impede a sua penetração.
Enquanto isso, os filtros solares físicos, também conhecidos por inorgânicos, têm uma composição por minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. Estes não são absorvidos pela pele. Assim, os raios são refletidos pelo protetor solar. Dessa maneira, ajuda na prevenção do envelhecimento da pele pela ação do sol. É muito ideal para crianças, grávidas, pessoas alérgicas ou com a pele sensível.
Tenha uma alimentação leve
Alguns alimentos, mais gordurosos e pesados, podem acabar não sendo uma das melhores opções para o consumo. Afinal, essas alternativas acabam exigindo maior trabalho em relação à digestão. A consequência disso, por exemplo, é o aumento da temperatura corporal. Ou seja, isso não é nenhum pouco desejado durante a estação mais quente do ano, certo?
Dessa forma, opte por opções de alimentações que sejam mais leves. A principal aposta que você deve fazer durante o verão é por comidas que contem com um alto percentual de água.
Intoxicações alimentares
As intoxicações alimentos são um dos casos mais comuns durante o verão. Afinal, o alto calor de algumas regiões faz com que muitos alimentos fiquem estragados de maneira mais rápida. Sabendo disso, é fundamental que você esteja bastante atento, principalmente em relação às datas de validades.
Use roupas adequadas
Sabemos que, por se tratar da estação mais quente do ano, é preciso alguns cuidados específicos em relação às roupas. Afinal, elas podem acabar causando algum mal-estar para as pessoas. Dessa maneira, a grande indicação para estes casos é de roupas mais leves. Aposte em tecidos que contem com as fibras naturais, como linho, seda, algodão e crepe.
A partir disso, por exemplo, o seu corpo consegue melhorar a ventilação. Além disso, as cores são fortes aliadas em relação aos vestuários. Dessa maneira, também evite tonalidades muito escuras. Afinal, elas conseguem absorver mais o calor e, consequentemente, prejudicam o seu conforto.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments