Skip to content
tosse

Com os fortes frios que viemos enfrentando nos últimos dias, se não cuidarmos bem da imunidade, os resfriados podem aparecer. E não tem nada mais chato e inconveniente do que ficar com coriza, mal-estar, tossindo e muito mais. Dessa maneira, a tosse é algo que devemos cuidar bastante, pois sempre é o último sinal a ir embora.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou as melhores dicas para você se livrar desse sintoma chato.

Tosse

A tosse nem sempre é sintoma de uma doença. Algumas causas comuns incluem liberação normal das vias aéreas, agentes irritantes, como fumaça e gases, uso de tabaco ou deglutição inadequada de líquidos e alimentos.

Cuide da imunidade

O nosso sistema imunológico é o responsável por combater agentes externos, tais como as bactérias, os fungos e os vírus. Mas isso só pode acontecer de maneira eficiente quando suas células estão saudáveis e prontas para a ação.

Por isso, são inúmeras as práticas que podem ajudar a melhorar e fortalecer o nosso sistema imune. Confira algumas:

  • Tenha uma alimentação balanceada
  • Faça atividades físicas
  • Abandone o cigarro! 
  • Evite exageros nas bebidas alcoólicas
  • Hidrate-se 
  • Tenha uma boa rotina de sono
  • Tome sol regularmente

Afinal, o que pode fazer com que ela fique baixa? Enfim, existem dois tipos de imunidade: a natural e a adquirida por meio de vacinas. Veja agora algumas das principais razões que causam a baixa imunidade: 

  • Uso de medicações corticoides, que são imunossupressoras;
  • AIDS ou o vírus do HIV; 
  • Avanço da idade;
  • Obesidade;
  • Problemas com o sono; 
  • Alimentação desbalanceada; 
  • Ansiedade, depressão e estresse; 
  • Doenças neurológicas. 

Remédios caseiros

O tratamento definitivo da tosse sempre será de acordo com a causa. Porém, uma vez que as recomendações médicas estejam sendo seguidas, é possível recorrer a remédios caseiros para tosse não ser o último sintoma a permanecer.

Inalação

Inalações são uma ótima opção de remédio caseiro para tosse, principalmente se forem feitas com as ervas certas. Dessa maneira, as mais indicadas são as de eucalipto, hortelã e pinheiro, que são plantas com ação de eliminação de muco leve. Além disso, elas podem ajudar em alguns quadros de tosse com catarro em que a secreção espessa acaba sendo mais difícil de ser eliminada. No entanto, é preciso tomar cuidado na dose usada de essenciais nestes procedimentos. Assim, esse excesso pode irritar a mucosa do nariz e da garganta em vez de causar um alívio.

Sucos

Os sucos podem ser um grande aliado. Uma das grandes dicas é misturar frutas com vitamina C. Porém, existem outros que podem ajudar bastante, como a mistura de guaco com cenoura.

Dessa maneira, a principal ajuda pode vir da erva medicinal guaco, frequentemente indicada como remédio caseiro, inclusive da tosse. O guaco melhora a respiração e contribui no combate da tosse, gripes e resfriados, pois tem ação anti-inflamatória. Enquanto isso, a cenoura é rica em antioxidantes, como os betacarotenos, que potencializam a ação do suco de guaco.

Chá

Neste caso, abuse dos chás, porque estes aquecem e ajudam a melhorar em quesito dos sintomas. Entre os ingredientes, os mais indicados são o gengibre e o urtiga. O gengibre é uma raiz cheia de propriedades, por isso que o chá de gengibre é frequentemente usado como remédio caseiro, inclusive para tosse. Esse alimento tem ação antibacteriana e é um antiviral e anti-inflamatório natural. O consumo do chá ajuda a hidratar as cordas vocais, o que auxilia na melhora da tosse.

A urtiga tem diversos componentes nutricionais que a tornam um remédio caseiro para tosse. Ela possui propriedades adstringente, anti-histamínica e diurética, aliviando os sintomas de tosses, inclusive com catarro. Enquanto isso, o chá de amor-perfeito também ajuda. Esta erva, quando consumida em chá, tem propriedades ideias para um remédio caseiro para a tosse. Oferece propriedades calmantes, ajudando a reduzir a tosse seca e a fortalecer o sistema imunológico.

Outros

O mel é um baita aliado. Ele também é um remédio caseiro para tosse antigo, e isso tem sua razão de ser. Ele é benéfico principalmente em casos de tosse mais seca, pois consegue proteger as mucosas da garganta e diminuir a irritação local. De acordo com um estudo publicado na revista científica Pediatrics, feito com 300 crianças de 1 a 5 anos com tosse noturna, mostrou que ele ajudava a reduzir a inflamação e melhorar o sono.

A canela também pode ajudar. Esta especiaria é considerada um remédio caseiro interessante para tosse, por diversos motivos. Ela tem ação bactericida, antiviral e antioxidante, além de proporcionar um efeito secante e expectorante nas mucosas. Assim também, você pode investir na raiz do alcaçuz, considerada um potente expectorante, o que a torna um remédio caseiro para tosse. Ela também alivia a irritação na garganta, pois contém uma substância chamada glicirrizina, que atua como um sedativo na mucosa da traqueia.

Algumas frutas são aliadas, como o abacaxi. A bromelina, enzima presente na fruta, é o princípio ativo deste remédio caseiro para tosse, por ser anti-inflamatória. Para completar, ele é fonte de vitamina C, que turbina o sistema de defesa do corpo.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *