Skip to content
suplementos alimentares

Você sabia que, com a alimentação que temos hoje em dia, não conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo? Para isso, os suplementos alimentares podem ajudar – e muito!

Para ajudar na escolha do melhor suplemento alimentar e tirando todas as suas dúvidas, o Blog da UnicPharma separou tudo para você. Confira!

Suplemento alimentar

Assim como dito anteriormente, a alimentação que não consegue fornecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Isso tudo ocorre por conta dos agrotóxicos e hormônios usados na produção dos alimentos. Por isso, a suplementação alimentar consegue nos ajudar.

Eles são preparações, que conseguem fornecer nutrientes, como vitaminas, fibras, ácidos graxos, minerais, aminoácidos e outros componentes que podem estar em falta no organismo ou que não estão sendo consumidos em quantidades suficientes.

A palavra “suplementação” ou “suplementos” vem da palavra suprir. Assim, quem dizer: suprir a falta ou necessidade nutricional. Ou seja, a suplementação alimentar ajuda a evitar ou suprir a carência de certa substância.

Suplemento alimentar, complemento alimentar ou polivitamínicos

Hoje em dia, ainda existem muitas dúvidas sobre o que escolher: suplemento alimentar, complemento alimentar ou polivitamínicos. Apesar de serem semelhantes, os três contam com grandes diferenças.

  • Polivitamínico: se trata de algo mais genérico, mais generalizado. Por exemplo, se a necessária diária de determinada substância é de 400 miligramas, o polivitamínico terá apenas 100 mg.  Ou seja, ele ajuda de uma maneira mais discreta. É, geralmente, indicado para todos e não conta com altas doses de vitaminas e minerais;
  • Suplementos: estes possuem maior doses concentradas e também é preciso de uma indicação prévia. Ou seja, precisa-se identificar uma carência no organismo e, assim, supri-la por meio do suplemento. Vale destacar que não se trata do protagonista, mas sim um coadjuvantes.
  • Complemento alimentar: tem um papel de protagonista igual à alimentação. Se trata de um composto muito mais forte que os suplementos, pois, de fato, complementa a alimentação.

Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Como existem pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de proteínas no dia a dia, por diversos motivos, como restrições alimentares e até mesmo pela falta de tempo, por isso que os suplementos, como o Whey Protein, podem apresentar resultados positivos.

Mas, vale destacar que se e o objetivo é ficar com mais músculos, o ideal mesmo é pegar no pesado. Afinal, sabemos que não existe milagre. Uma alimentação adequada para o pré e pós-treino consegue ajuda ainda mais a atingir essa meta. Assim, consumir suplementos de proteína pode ajudar. Vale lembrar que só uma nutricionista pode fazer esse diagnóstico.

Suplementos alimentares para emagrecer

Alguns suplementos podem ajudar a acelerar o metabolismo do corpo, o que aumenta o processo de perda de peso. Dessa forma, alguns nutrientes, presentes em determinados suplementos, ajudam a acelerar o metabolismo, graças a quantidade de pó de guaraná ou cafeína, mas vale lembrar que essa mesmo substância exige moderação. Afinal, se for consumida em excesso, pode levar a doenças graves.

Ainda assim, o tempo que cada pessoa leva para perder peso, mesmo com o adicional dos suplementos, depende exclusivamente da alimentação e da carga de exercícios que ela apresenta. O Institute for Nutrition and Psychology da University of Göttingen Medical School, na Alemanha, afirma que existem diversos tipos de suplemento alimentar para emagrecer, que prometem perda de peso.

Porém, poucos desses suplementos foram submetidos a testes clínicos para determinar se eles realmente têm algum benefício e, por isso, os usuários não devem esperar grandes resultados. O melhor, realmente, é focar esforços nos treinos e na reeducação alimentar para atingir seus objetivos.

Alguns suplementos

Whey Protein

O Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. Este suplemento é utilizado para ganhar massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.

BCAA

O BCAA é formado por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos essenciais ajudam as células a produzirem proteínas. Eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga central.

Creatina

A creatina é um aminoácido e está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto no organismo humano, que o produz. Suplementos de creatina são especialmente bons para praticantes de atividades físicas de alta intensidade.

Alguns cuidados necessários

Quando se busca uma suplementação alimentar, é importante saber a qualidade do que se está consumindo, assim como é importante saber escolher os alimentos que se vai consumir.O uso ideal dos suplementos alimentares é consumi-los com indicação e dose correta, seja para complementar a falha na alimentação ou suplementar nos casos de necessidade nutricional aumentada. A dose e a recomendação devem ser prescritas por um médico ou nutricionista.Um alerta também para os excessos, já que exagerar na dose pode trazer consequências ao organismo. No caso das proteínas, por exemplo, o exagero pode causar sobrecarga nos rins.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *