Skip to content
Creatina pode combater a diabetes, afirma estudo

A creatina é um suplemento popular usado para melhorar o desempenho do exercício. Em suma, tem sido estudado há 200 anos e é um dos suplementos mais cientificamente apoiados no mercado. Além de reforçar sua rotina de exercícios, a creatina pode oferecer outros benefícios à saúde. Assim, veja agora no Blog da Unic cinco benefícios.

Creatina pode combater outras doenças neurológicas

Um fator-chave em várias doenças neurológicas é a redução da fosfocreatina no cérebro. Como a creatina pode aumentar esses níveis, pode ajudar a reduzir ou retardar a progressão da doença. Em camundongos com doença de Huntington, a creatina restaurou os estoques de fosfocreatina do cérebro para 72% dos níveis pré-doença, em comparação com apenas 26% para camundongos de controle em um estudo na PMC.

Essa restauração da fosfocreatina ajudou a manter a função diária e reduziu a morte celular em cerca de 25%. Além disso, pesquisas em animais sugerem que tomar suplementos de creatina também pode tratar outras doenças, incluindo.

  • Doença de Alzheimer
  • acidente vascular cerebral isquêmico
  • epilepsia
  • lesões cerebrais ou da medula espinhal

A creatina também mostrou benefícios contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença que afeta os neurônios motores que são essenciais para o movimento. Melhorou a função motora, reduziu a perda muscular e aumentou a taxa de sobrevivência em 17%.

Embora sejam necessários mais estudos em humanos, alguns pesquisadores acreditam que os suplementos de creatina podem servir como defesa contra doenças neurológicas quando usados ​​em conjunto com medicamentos convencionais.

“Estudos em animais sugerem que a creatina pode reduzir os sintomas e a progressão de doenças neurológicas, além de melhorar a expectativa de vida daqueles que vivem com elas”, afirmou o médico nutrólogo Reginaldo Salles.

Pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e combater o diabetes

Pesquisas da PMC sugerem que os suplementos de creatina podem diminuir os níveis de açúcar no sangue, aumentando a função do transportador de glicose tipo 4 (GLUT-4), uma molécula que leva o açúcar do sangue para os músculos.

Um estudo de 12 semanas examinou como a creatina afeta os níveis de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos. As pessoas que combinaram creatina e exercício exibiram melhor controle de açúcar no sangue do que aquelas que apenas se exercitaram.

A resposta de curto prazo do açúcar no sangue a uma refeição é um importante marcador de risco de diabetes. Quanto mais rápido seu corpo eliminar o açúcar do sangue, melhor. Embora esses benefícios sejam promissores, são necessárias mais pesquisas humanas sobre os efeitos a longo prazo da creatina no controle do açúcar no sangue e no diabetes.

“Algumas evidências sugerem que a creatina pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, mas há poucos dados sobre seus efeitos a longo prazo”, argumentou Reginaldo.

Creatina pode melhorar a função cerebral

A creatina desempenha um papel importante na saúde e função do cérebro. Assim, as pesquisas demonstram que seu cérebro requer uma quantidade significativa de ATP ao realizar tarefas difíceis.

Os suplementos podem aumentar as reservas de fosfocreatina no cérebro para ajudá-lo a produzir mais ATP. A creatina também pode ajudar na função cerebral aumentando os níveis de dopamina e a função mitocondrial.

Como a carne é a melhor fonte alimentar de creatina, os vegetarianos geralmente têm níveis baixos. Um estudo sobre suplementos de creatina em vegetarianos encontrou uma melhora de 20 a 50% em algumas pontuações de testes de memória e inteligência.

Antes de mais nada, para indivíduos mais velhos, a suplementação com creatina por 2 semanas melhorou significativamente a memória e a capacidade de recuperação. Em adultos mais velhos, a creatina pode aumentar a função cerebral, proteger contra doenças neurológicas e reduzir a perda de músculo e força relacionada à idade (48 Fonte Confiável). Apesar dessas descobertas positivas, são necessárias mais pesquisas em indivíduos jovens e saudáveis ​​que comem carne ou peixe regularmente.

“A suplementação com creatina pode fornecer energia adicional ao seu cérebro, melhorando assim a memória e a inteligência em pessoas com baixos níveis de creatina”, completou.

Pode reduzir a fadiga e o cansaço

Em suma, os suplementos de creatina também podem reduzir a fadiga e o cansaço. Então, em um estudo de 6 meses em pessoas com lesão cerebral traumática, aqueles que suplementaram com creatina experimentaram uma redução de 50% na tontura, em comparação com aqueles que não suplementaram. Além disso, apenas 10% dos pacientes no grupo do suplemento experimentaram fadiga, em comparação com 80% no grupo controle.

Ademais, outro estudo determinou que a creatina levou à redução da fadiga e aumento dos níveis de energia durante a privação do sono. Assim, a creatina também reduziu a fadiga em atletas que fizeram um teste de ciclismo e foi usada para diminuir a fadiga ao se exercitar em altas temperaturas.

“A creatina pode reduzir os sintomas de fadiga e cansaço, fornecendo energia adicional ao cérebro e aumentando os níveis de dopamina”, acrescentou.

Seguro e fácil de usar

Juntamente com os diversos benefícios, é um dos suplementos mais baratos e seguros disponíveis. Você pode encontrar uma ampla seleção online. Assim, foi pesquisado por mais de 200 anos, e vários estudos apoiam sua segurança para uso a longo prazo. Afinal, ensaios clínicos com duração de até 5 anos não relatam efeitos adversos em indivíduos saudáveis. Além disso, a suplementação é muito fácil – basta tomar 3 a 5 gramas de pó de monohidrato por dia.

“Ela é um dos suplementos mais seguros disponíveis e tem sido estudada cientificamente há mais de dois séculos.
A linha de fundo No final do dia, se torna um suplemento eficaz com benefícios poderosos para o desempenho atlético e para a saúde. Pode aumentar a função cerebral, combater certas doenças neurológicas, melhorar o desempenho do exercício e acelerar o crescimento muscular. Tente adicionar esta substância natural ao seu regime de suplementos para ver se funciona para você”, completou Reginaldo.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *