Skip to content
Saúde mental: uma semana de ''folga'' das redes sociais pode ajudar

Você se sente mais ansioso ou deprimido quando usa as mídias sociais e precisa cuidar da sua saúde mental? Especialistas dizem que é muito fácil cair em um padrão de doomscrolling ou escanear obsessivamente sites de mídia social em busca de más notícias, especialmente quando os algoritmos de mídia social tendem a nos dar ainda mais do que já estamos vendo.

No entanto, pesquisadores da Universidade de Bath dizem que uma boa maneira de sair do mau humor e proteger sua saúde mental pode ser fazer uma pausa nas mídias sociais. Eles dizem que mesmo uma semana fora de sites como Facebook, Twitter e Instagram pode reduzir seus sintomas e geralmente melhorar sua sensação de bem-estar.

Também pode liberar várias horas de tempo que você pode usar para outras atividades. De fato, alguns participantes do novo estudo relataram ganhar até nove horas por semana.

As pausas nas redes sociais melhoram a saúde mental

Para estudar o efeito das pausas nas redes sociais na saúde mental, o Dr. Jeff Lambert e sua equipe colocaram aleatoriamente 154 usuários diários de redes sociais entre 18 e 72 anos em um dos dois grupos. O primeiro grupo foi convidado a se abster do uso de mídia social por uma semana. O segundo foi autorizado a continuar normalmente.

Os escores basais foram obtidos para depressão, ansiedade e bem-estar. Antes do intervalo, as pessoas relataram que passavam em média oito horas por semana nas mídias sociais.

Durante o estudo, os pesquisadores reuniram estatísticas sobre o tempo de tela dos participantes do estudo para confirmar que eles realmente fizeram uma pausa. Eles descobriram que aqueles em uma pausa tiveram uma média de 21 minutos de tempo de tela ao longo da semana, enquanto o outro grupo registrou cerca de sete horas.

Após uma semana, os indivíduos que fizeram uma pausa tiveram melhora significativa em seus sintomas de ansiedade e depressão, além de terem uma maior sensação de bem-estar, em comparação com aqueles que não o fizeram.

A equipe de Lambert escreve que gostaria de investigar no futuro se as pausas nas mídias sociais podem fornecer benefícios duradouros, talvez fazendo parte do gerenciamento da saúde mental das pessoas.

Essas descobertas são especialmente importantes após a pandemia

A Dra. Tonya Cross Hansel, Diretora do Programa DSW, Tulane University School of Social Work, explica que essas descobertas são especialmente importantes à luz da pandemia.

“A saúde mental e o bem-estar geral cobraram seu preço nos últimos anos. Aqueles com condições preexistentes, passando por luto e perda, e a força de trabalho da saúde são particularmente vulneráveis”, disse ela.

A mídia social desempenhou um papel positivo na pandemia para muitas pessoas, disse ela, porque deu a elas maneiras de se manterem conectadas e praticarem o autocuidado. Por outro, exacerbou alguns dos negativos preexistentes, disse ela.

“Por exemplo, a identidade digital falsa é bem conhecida, e a comparação constante com essas vidas falsas pode gerar tristeza por não estar à altura”, disse ela.

Ela também apontou que “o bullying nas mídias sociais e o tempo excessivo de tela também podem levar a uma saúde mental mais precária”.

Dicas para fazer uma pausa bem-sucedida nas redes sociais

Enquanto isso, Hansel disse que se você sente que a mídia social não é benéfica para você ou sente que seu humor piora após o uso, isso pode ser um indicador de que você precisa de uma pausa.

“Da mesma forma, se isso não deixa você com uma sensação de paz, esperança ou alegria – é hora de pensar se existem outras maneiras melhores de investir seu tempo”, disse ela.

Dessa maneira, ela observa que os problemas de sono também podem indicar a necessidade de uma pausa, especialmente se você estiver usando as mídias sociais perto da hora de dormir. Enquanto isso, a Dra. E. Alison Holman , professora da Escola de Enfermagem Sue e Bill Gross da Universidade da Califórnia, Irvine, sugere verificar suas sensações corporais.

Além disso, mais dicas para cuidar da saúde mental

“Assim, se você estiver sentindo tensão, dor ou dificuldade para respirar fundo, desligue-o”, disse Holman.

Assim, ela sugere ainda fazer uma atividade alternativa que faça você se sentir bem. Então, como ouvir sua música favorita ou brincar com seu animal de estimação. Então, quando se trata de formular um plano de longo prazo para lidar com quaisquer sentimentos negativos gerados pelas mídias sociais, Hansel disse que o primeiro passo é descobrir a quantidade certa de tempo para você usá-las.

“O que lhe traz alegria de usar e do que você está desistindo?” pergunta Hansel.

Depois de determinar isso, configure um cronômetro ou algum outro guia que o ajude a estabelecer limites. Em seguida, ela sugere olhar para o que a mídia social faz por você. Assim que você recebe suas notícias, por exemplo, encontre outra fonte.

Se é assim que você se mantém conectado com as pessoas, Hansel sugere ligar para seus amigos e familiares. Se se trata de autocuidado, encontre outras coisas como exercícios ou um novo hobby.

“Finalmente considere uma mídia social rápida”, disse Hansel. “Às vezes, a retirada completa é a única maneira de descobrir como isso traz alegria e como está afetando sua saúde mental.”

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *