O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
A aterosclerose é o acumulo de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias. Isso faz com que o fluxo sanguíneo fique restringido e graves complicações à saúde podem acontecer. Decerto porque as artérias são responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo.
A manifestação dependem do local que a doença atinge primeiro. Mas é certo que os problemas podem ser graves, como: infarto ou angina (grande desconforto e pressão no peito, com a dor mais intensa durante a atividade física) quando acomete as artérias coronárias. Também pode sentir dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral (AVC) quando compromete as carótidas.
Causas da aterosclerose
A alimentação rica em gordura, pobre em vegetais, fumo, genética e o sedentarismo são situações que podem favorecer a diminuição da plasticidade dos vasos sanguíneos e o acúmulo de placas de gordura nas artérias, resultando na aterosclerose. Conforme vamos ficando mais velhos, naturalmente, nossas artérias ficam mais duras e estreitas, sendo mais difícil o sangue passar.
Contudo, o excesso de gordura no organismo pode acelerar esse processo e estreitar ainda mais o canal, diminuindo o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão. Fumar pode danificar as paredes das artérias, fazendo com que fiquem mais estreitas e menos elásticas. A ingestão excessiva de álcool pode causar hipertensão e aumento dos níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento de aterosclerose. Dessa forma, levando a graves consequências, como infarto ou AVC.
Como evitar a aterosclerose
Assim, manter uma vida saudável, com uma boa dieta alimentar, prática de exercícios físicos, não fumando e se suplementando corretamente você pode evitar de ter este tipo de problema. Uma boa nutrição é importante para a saúde do coração e ajudará a controlar alguns dos fatores de risco para doenças cardíacas.
Foto destaque: Reprodução / Tua Saúde
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments