Skip to content
mau hálito

Já sofreu com aquele “bafinho” chato? O mau hálito pode ser algo bastante incômodo e difícil de se livrar, tendo inúmeros motivos para surgir. Contudo, é super fácil de se livrar desse problemão.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou tudo o assunto, desde as principais causas até as melhores dicas para combater o mau hálito.

O mau hálito

Também chamado de halitose, o mau hálito é causado, geralmente, por conta da má higiene da língua. No entanto, também pode acontecer por uma de uma cárie, gengivite ou periodontite. Além disso, alguns problemas no estômago, sinusite, dor de garganta ou outras doenças, como diabetes, insuficiências renal ou hepática, também podem ser o motivo disso.

Dessa maneira, mesmo quando as medidas de higiene bucal não melhoram o mau hálito, é importante fazer uma avaliação com o médico ou dentista. Ele poderá identificar a causa e realizar o tratamento mais adequado.

Principais causas

  • Não beber água;
  • Má higiene dos dentes e da língua;
  • Não usar fio dental;
  • Fumar;
  • Sujeira na língua;
  • Cárie;
  • Doenças gengivais ou periodontais;
  • Infecções na garganta ou sinusite.

O que fazer para combater o mau hálito

São inúmeras maneiras para dar um fim ao mau hálito, desde beber bastante água até escovar a língua. Visitar um dentista regularmente também é bastante importante. Dessa maneira, confira algumas dicas para combater esse problema:

  • Não fique mais de 3 horas sem comer: o estômago fica vazio por muito tempo, fazendo com que aumente a produção de ácidos estomacais e gases. Assim, eles sobem até a boca e causam o mau odor. Por isso, evite ficar sem comer e ingira alimentos de fácil digestão, como saladas, legumes e carnes magras;
  • Escove os dentes: além de evitar o acúmulo de bactérias e a formação de tártaro e cárie dentária, a saliva produzida após a alimentação ajuda a controlar o pH da boca, agindo como um antisséptico natural e mantém o equilíbrio dos dentes e das gengivas. Aposte em escovas macias e uma pasta de dentes com flúor. Além disso, os fios dentais são importantes, pois remover restantes de alimentos que ficam entre os dentes;
  • Evite certos alimentos: alguns alimentos, como brócolis, alho e cebolas, têm cheiro forte e contêm enxofre. Dessa maneira, quando são digeridos, produzindo gases, que podem ser expelidos pela boca e causar mau hálito.
  • Beba água: a água faz com que as mucosas fiquem hidratadas, a boca úmida e o hálito fresco. Beba em pequenos goles, estimulando a produção de saliva e acabando com o mau hálito. Evite fumar, tomar café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, pois deixam a boca mais seca.
  • Utilize enxaguantes bucais: os produtos ajudam a eliminar bactérias da boca. Aposte nos produtos sem álcool, pois resseca a boca.
  • Pare de fumar: além de deixar o cheiro de tabaco, fumar também faz com que a produção de saliva diminua. Assim, favorece o surgimento do mau hálito. Confira como parar de fumar.

Dicas caseiras para combater o mau hálito

Alguns remédios caseiros conseguem diminuir ou combater o mau hálito. Entre os principais estão folhas de salsinha ou extrato de própolis, pois possuem ação antibacteriana. Além disso, como são refrescantes, ajudam a eliminar bactérias na boca que produzem compostos de enxofre.

Assim, apesar de não substituírem o tratamento médico ou odontológico, são boas opções para ajudar a melhorar o mau hálito. Confira algumas dicas:

Chá de cravo-da-índia

Rico em óleo essencial e em eugenol, esse chá tem ação antisséptica e antibacteriana. Dessa forma, combate e elimina as bácterias que causam o mau hálito. Além disso, é refrescante.

  • Como fazer: coloque 10 cravos da índia e ferva a água por cinco minutos. Tampe e espere esfriar. Coe e bocheche por 20 a 30 segundos após escovar os dentes. Cuspa o chá em seguida.

Extrato de própolis

De acordo com alguns estudos, o extrato de própolis tem propriedades antibacterianas. Dessa maneira, ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito. Além disso, inibem a produção de compostos de enxofre pelas bactérias.

  • Como fazer: misture 20 gotas de extrato de própolis em um copo de água morna. Faça gargarejos de 2 a 4 vezes por dia, após escovar os dentes. Não engula a solução após o bochecho.

Salsinhas

As folhas da salsinha possuem um aroma fresca. Além disso, têm uma grande quantidade de clorofila, que conta com propriedades antibacterianas. Dessa maneira, ajuda a eliminar as bactérias. Para usar para combater o mau hálito, mastigue as folhas frescas após cada refeição. Enxágue a boca com água.

Chá verde

O chá verde tem alguns compostos que agem impedindo a produção de compostos de enxofre pelas bactérias na boca. Além disso, o chá conta com ação desinfetante e desodorizantes, mantendo o hálito fresco.

  • Como fazer: adicione 2 colheres (de chá) de folhas de chá verde ou 2 sachês de chá verde em 2 xícaras de água fervente. Deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe ou retire o sachê. Deixe na geladeira durante a noite. No dia seguinte, beba o chá ao longo dia em pequenos goles.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *