Skip to content
retenção de líquidos

A retenção de líquidos é o acúmulo de líquidos. A mesma, que é conhecida por seus inchaços no corpo, pode surgir por conta de alterais hormonais, como na TPM e gravidez, além do consumo excessivo de sal, falta de atividade física. Durante a sua participação no BBB 22, Jade Picon se mostrou bem inchada. Após a sua saída, ela contou que sofreu muito com a retenção dentro da casa. Dessa forma, os sintomas mais conhecidos são os inchaços nas pernas, mãos ou abdômen.

Você sabia que, caso constate retenção de líquidos, não é preciso grande preocupação? Dessa forma, pode ser aliviada com medidas simples, como elevar pernas ou levantar os braços, abrindo e fechando as mãos. Contudo, a retenção pode ser sinal de algumas doenças, como diabetes e pressão alta. Por isso, se faz muito importante consultar com um médico.

Sabendo a importância sobre saber mais sobre a retenção de líquidos, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre esse problema.

Afinal, o que é?

Muito comum em mulheres, a retenção de líquidos contribui muito para a barriga inchada e causa celulites. No entanto, também pode ser mais grave e deixar as pernas e pés inchadas. Assim, as alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso se fazem presentes entre as causas mais comuns.

O tratamento para combater o excesso de líquidos pode-se realizar por meio de uma forma natural. Dessa maneira, para isso basta ingerir mais água, chás diuréticos e praticar exercícios físicos. Além disso, em casos mais graves, ou quando acaba sendo causa por doenças renais ou cardíacas, o uso de remédios podem ser indicados por um médico.

O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço. Pode ser percebido pelo aumento do volume abdominal, do rosto, pernas, tornozelos e pés. Para saber se você possui, basta pressionar o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada. Caso fique, você está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.

Sintomas

Os principais sintomas podem ser o inchaço das pernas, pés ou mãos, além de vermelhidão no local inchado, falta de ar ou dor no peito. Com isso, é importante buscar ajuda médica para que seja identificada a causa, assim, descobrindo o tratamento mais adequado.

Os locais mais frequentes de se inchar são o rosto, barriga, pernas, braços e costas. Além disso, é comum que, na retenção de líquido, diminua a urina produzida e liberada por dia.

Como acabar com a retenção de líquidos?

Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:

Tomar chás diuréticos

Os chás diuréticos são um excelente complemento para emagrecer mais rápido, e as melhores opções são:

  • Cavalinha,
  • Hibisco;
  • Canela com gengibre;
  • Chá-Verde;
  • Ginkgo biloba;
  • Salsinha;
  • Centelha asiática;
  • Castanha da índia.

Qualquer chá já tem efeito diurético, porque basicamente quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo. No entanto, certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, como acontece com o chá verde, cavalinha, hibisco, gengibre e salsa.

Cuide da alimentação

É importante ter alguns cuidados com a alimentação para diminuir a retenção de líquidos, sendo os principais:

  • Beber água, cerca de 2 litros por dia, ou chá, como o chá de cavalinha,
  • Substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha ou orégano, por exemplo;
  • Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, pepino ou tomate;
  • Evitar os alimentos enlatados, embutidos ou outros que tenham muito sal;
  • Ingerir alimentos ricos em água, como rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, melão, abacaxi, maçã ou cenoura;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como folhas de beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, suco de laranja ou banana.

Espremer 1 limão em 1 litro de água e ir tomando ao longo do dia, sem açúcar, também é uma excelente estratégia para desinchar mais rápido, o que diminui o volume abdominal rapidamente.

Faça exercícios

Praticar exercícios também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido, contribuindo para o emagrecimento. A contração de grandes grupos musculares como braços, pernas e glúteos força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia.

Alguns exercícios que podem ser indicados são a caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta com uma marcha pesada para haver maior esforço das pernas e saltar corda, por exemplo. Os exercícios localizados, não são tão benéficos quanto estes, mas podem ser uma opção, após cerca de 20 minutos de atividade aeróbica, por exemplo.

Aposte na drenagem linfática

A drenagem linfática é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo, ela pode ser feita de forma manual, como sendo um tipo de massagem suave e com movimentos bem marcados, para que tenham efeito esperado, mas também pode ser realizada com equipamentos eletrônicos próprios para drenagem linfática mecânica, chamado pressoterapia.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *