Skip to content

Primeiramente, muitos pacientes, ao colocar o aparelho, imaginam que em poucos meses, vão remover e o sorriso estará perfeito. Entretanto, o tratamento ortodôntico não funciona como mágica. Mesmo após a remoção, precisará utilizar a contenção ortodôntica.

A contenção ortodôntica funciona como uma espécie de ferramenta da odontologia – seja móvel ou fixa – instalada imediatamente após a remoção do aparelho, iniciando a fase com o mesmo nome do dispositivo: a fase de contenção.

Ela tem como objetivo manter o resultado e a posição final dos dentes alinhados por mais tempo. Portanto, deve utilizar conforme orientação do seu ortodontista. Continue lendo e saiba mais.

Os dentes podem voltar a entortar?

Sim! O nome para esses movimentos que ocorrem após o término do tratamento ortodôntico é recidiva.

Nessa situação, os dentes bem posicionados se movem e ficam desalinhados novamente, como se quisessem retornar à sua posição original.

Mesmo com o ótimo trabalho dos profissionais (particulares ou por um plano odontológico empresarial), esses pequenos movimentos acontecem devido à nossa fisiologia natural. Por isso, as contenções ortodônticas usadas evitam esse desalinhamento.

Tipos de contenção ortodôntica

Existem vários tipos de contenções e seu ortodontista determinará qual o modelo ideal para você.

Na grande maioria dos casos, os especialistas escolhem uma contenção inferior fixa e um dispositivo superior removível.

Isso porque o retentor superior fixo pode interferir na mordida, levando a problemas bucais mais sérios.

Ao remover o aparelho fixo, você pode entrar em contato com o seu ortodontista pelo convênio odontológico empresarial, caso tenha, e pedir uma avaliação.

Arcada superior

Na arcada dentária superior, as contenções mais utilizadas são as placas de acrílico removíveis suportadas por segmentos de fios ortodônticos de grande diâmetro, denominados placas de Hawley. Outra opção pode ser a contenção invisível, semelhante ao aparelho invisível.

Mandíbula inferior

Na mandíbula inferior, as contenções mais utilizadas são as fixas, denominadas 3×3. Elas são feitas de fio ortodôntico que é contornado e colado na superfície lingual dos incisivos inferiores.

Outras variações

Existem diversas variações deste tipo de contenção. Os mais comuns são os ondulados, devido à sua forma ondulada que ajuda na passagem do fio dental e os retos.

E o melhor: muitos pacientes que possuem plano dentário para MEI podem colocar suas contenções de forma gratuita, totalmente coberto pelo plano. Basta o consultório pedir uma autorização no dia do procedimento.

Caso você não saiba se o seu convênio fornece esse tipo de serviço ou reembolso, entre em contato com o RH da sua empresa ou, se preferir, com a central de atendimento do seu odonto pme e tire suas dúvidas.

Após a colocação da contenção, o ortodontista orientará o paciente sobre a higiene bucal, pois ela merece cuidados redobrados.

Quanto tempo devo ficar com as contenções?

Os protocolos relativos ao tempo de uso variam de acordo com o ortodontista.

Teoricamente, os aparelhos superiores e inferiores devem durar pelo menos o dobro do tempo dos aparelhos fixos.

Portanto, se o paciente tiver utilizado o aparelho fixo por 24 ou 36 meses, a contenção deverá ser utilizada por 4 ou 6 anos.

Quanto ao tempo de uso diário do dispositivo de contenção superior, varia de caso para caso.

Muitos dentistas recomendam utilizar 24 horas por dia nos primeiros seis meses e só retirá-lo durante as refeições e escovação. Após esse período, o uso pode ser reduzido até a hora de dormir.

Precauções no uso de contenções ortodônticas

Ao falar sobre higienização, as contenções superiores deverão ser limpas com escova de dentes, água e produtos específicos, como os usados ​​em farmácias para limpeza de próteses, também podem ser usados.

Para uma melhor higiene da contenção inferior, a escovação e o uso diário do fio dental são essenciais.

Não se preocupe se o seu retentor for reto e difícil de usar o fio dental, você poderá higienizar com o mesmo passa fio que utilizava quando realizava o aparelho fixo e seu ortodontista o encaminhará para profilaxia (limpeza dentária profissional), se necessário.

Kit higiene

Portanto, ao colocar suas contenções ortodônticas, já prepare o seu kit higiene com:

  • Escova ortodôntica;
  • Fio dental;
  • Passa fio;
  • Soluções para limpeza de próteses.

Dessa forma, você estará evitando o aparecimento de placas bacterianas por cima dos fios.

Ainda segue sendo fundamental garantir que esses dispositivos sejam usados ​​de maneira regular e que o paciente coopere, utilizando a contenção superior durante o tempo determinado por um profissional e tomando alguns cuidados para garantir que a contenção inferior não rompa.

Vale lembrar que deve-se evitar mastigar com contenção superior. Isso porque, devido à pressão, pode quebrá-la ou, até mesmo, danificar os próprios dentes.

De fato, o melhor a se fazer acaba sendo manter a contenção na caixa que ela vier e só colocar novamente após terminar a refeição.

Ademais, seguindo as recomendações, as visitas ao seu ortodontista reduzem e deixam de ser mensais, mas continuam a ocorrer com a frequência definida pelo profissional para você.

Portanto, caso você ainda não tenha um convênio dental, recomenda-se que você incentive que sua empresa, pesquise por plano odontológico empresarial preços e ofereça esse benefício.

Dessa forma, suas próximas consultas ao dentista serão muito mais econômicas.

Conteúdo de contenção ortodôntica desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *