Você sabia a importância da prevenção do câncer de pele?
Há milhares e milhares de anos, os chás vêm sendo usados para a cura e alívio de muitos problemas para o nosso organismo. Plantas e raízes medicinais têm o poder de complementar inúmeros tratamentos, como, inclusive, o da diabetes.
Dessa forma, o Blog da UnicPharma separou uma lista de chás que conseguem diminuir a glicemia no organismo, evitando os efeitos da diabetes! Saiba mais!
Chás para diabetes
Os chás para diabetes, como o chá de canela, são ótimas opções para quem quer completar o tratamento contra a doença. Afinal, algumas plantas e raízes contam com propriedades que ajudam a reduzir a glicemia, por exemplo.
Contudo, vale destacar que eles não podem substituir os remédios, sendo considerados apenas como um complemento. Dessa forma, com uma dieta saudável e prática de exercícios, além dos chás, é possível ter bons resultados.
Quais chás para diabetes devo tomar?
São inúmeros os chás que podem ajudar a diminuir a glicemia. Confira algumas opções:
Chá de canela
A canela é uma das opções mais indicadas. Ela é uma forte aliada para o combate da diabetes, principalmente para quem tem diabetes tipo 2. Ela tem efeito anti-inflamatório e antioxidades. Além disso, também acelera o metabolismo e aumenta a imunidade. Por fim, esse chá conta com ação antifúngica e melhora, inclusive, o trânsito intestinal.
De acordo com estudos, esse chá é capaz de reduzir a resistência à insulina, o hormônio que controla o açúcar no sangue. Dessa maneira, ajuda a deixar a glicemia em níveis adequados para o organismo.
- Como fazer: Coloque três paus de canela em um litro de água. Deixe ferver por 10 a 15 minutos. Beba à vontade!
Chá de camomila
Além das propriedades calmantes, o chá de camomila também ajuda as pessoas com diabetes. Segundo estudos, a planta tem um impacto positivo no controle da glicemia. Além disso, essa planta também tem um efeito antioxidades, atuando no combate dos radicais livres.
- Como fazer: Coloque uma xícara de café com flores de camomila seca em meio litro de água fervida. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Assim, após esse período, fique à vontade para beber.
Chá de carqueja
Assim como o chá de canela, a carqueja também é uma forte aliada para pessoas com diabetes. Afinal, essa planta conta com efeitos anti-hiperglicemiantes. Ou seja, ela é, comprovada cientificamente, capaz de reduzir a quantidade de açúcar no sangue.
Além disso, a carqueja também é rica em flavonoides, que contam com ação antioxidantes e que melhoram o metabolismo. Dessa maneira, eles diminuem a absorção de açúcares ingeridos na alimentação.
- Como fazer: Aqueça um litro de água. Quando estiver muito quente, adicione uma xícara de café de carqueja. Espere ferver. Assim que ficar morno, você pode coar e beber.
Chá de ginseng
Cultivada no oriente, o ginseng é uma raiz conhecida por suas propriedades medicinais. Entre os seus maiores benefícios está o auxílio no tratamento de doenças relacionadas ao coração e ao cérebro. Além disso, ela possui ação anti-inflamatória e relaxante.
De acordo com estudos, o ginseng tem um efeito bem forte no controle dos níveis de açúcar, sendo capaz de aumentar a produção da insulina no pâncreas. Por isso, se tornou uma ótima opção paraa quem está com pré-diabetes ou diabetes tipo 2.
- Como fazer: Use uma colher de sopa do pé de raiz de ginseng ou duas raízes pequenas. Ferva 220 ml de água filtrada. Adicione o ingrediente. Espere por até dois minutos e beba.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, conta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, assim como é hipoglicemiante. Ou seja, essa raiz é capaz de reduzir a resistência à insulina, prevenindo, por exemplo, o diabetes tipo 2 em pacientes com pré-diabetes. Em pessoas que já tiveram o diagnóstico da doença, o chá de cúrcuma auxilia no controle da glicemia.
- Como fazer: Para preparar o chá, ferva uma xícara de água, acrescentando uma colher de café dessa raiz. Tampe e deixe toda a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Logo depois, coe e sirva.
Chá de pata-de-vaca
Rica em flavonoides, taninos e alcaloides, a pata-de-vaca é uma planta medicinal com propriedades antioxidantes, diuréticas e hipoglicemiantes. Afinal, ela conta com uma proteína que atua de uma maneira bem semelhante à insulina. Ou seja, é uma das mais utilizadas no controle da glicemia em pacientes com diabetes, principalmente diabetes tipo 2.
- Como fazer: Para preparar esse chá, basta adicionar duas folhas em uma chaleira com ma xícara de água. Depois disso, deixe ferver por alguns minutos. Logo depois, espere a bebida repousar. Após isso, coe tudo e sirva em seguida.
Chá de quebra-pedra
A quebra-pedra é uma fruta muito consumida em áreas subtropicais. Ela também é rica em polifenóis. Segundo algumas pesquisas científicas, o seu consumo diário pode acabar tendo um papel bem positivo no controle de diabetes. Afinal, ela ajuda a melhorar o funcionamento da insulina, além de reduzir a resistência a este hormônio.
- Como fazer: Para fazer o preparado deste chá, coloque uma colher de chá de folhas de quebra-pedra em uma xícara de água fervente. Logo depois, deixe repousar por cerca de cinco minutos. Coe e beba ainda morno.
Chá de insulina vegetal
Essa planta medicinal é rica em flavonóides, resveratrol, cumarinas e taninos. Dessa maneira, a insulina vegetal conta com propriedades antioxidantes e hipoglicemiantes. Por isso, possui benefícios para normalizar os níveis de glicemia, sendo uma ótima opção entre os chás quem previnem e tratam a diabetes.
- Como fazer: Para o preparo deste chá, adicione duas colheres de sopa de folhas secas em um litro de água. Ferva tudo. Logo depois, deixe descansar por cerca de 10 minutos. Após isso, basta coar e servir.
Chá de sálvia
Por fim, mas não menos importante, temos o chá de sálvia. Essa planta conta com propriedades antidiabéticas – algo evidenciado por estudos. Dessa maneira, ela ajuda a reduzir a glicemia, além de regular o nível de açúcar em pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2.
- Como fazer: Para fazer o preparo, basta ferver 250 ml de água e adicionar duas colheres de folhas secas de sálvia. Deixe descansar por 10 minutos e sirva em seguida.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments