Skip to content
Artrite e artrose: como remédios caseiros podem ajudar

A artrite e a artrose são doenças que podem trazer sintomas que incomodam bastante. Entre os mais comuns estão a dor nas articulações e inchaço nos joelhos, pés e mãos, por exemplo. Dessa maneira, existem alguns chás e remédios naturais que conseguem ajudar a diminuir os sintomas.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou os principais remédios que pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite e artrose, como compressa de aroeira e óleo de arnica. Confira tudo!

Artrite e artrose

Alguns remédios naturais para a artrite e artrose ajudam bastante a diminuir o incômodo que podem causar. Contudo, vale destacar que não devem substituir o tratamento indicado pelo médico. Dessa forma, servem apenas para ajudar a aliviar as dores e inflamação. Além disso, é importante sempre consultar o médico sobre o consumo dessas opções.

Remédios caseiros para artrite e artrose

Chá de alecrim

Por conta das propriedades anti-inflamatórias, o chá de alecrim ajuda a combater a inflamação e alivia os sintomas das doenças, como as dores e a dificuldade para movimentar as articulações. Essa bebida não deve ser consumida por crianças menores de 5 anos, grávidas ou lactantes, assim como pessoas com doenças no fígado. Pessoas com epilepsia ou que usam medicamentos, como anticoagulantes, lítio, anti-hipertensivos e diuréticos, precisam consultar o médico.

  • Como fazer: Em uma panela ou chaleira, ferva 250 ml de água. Após apagar o fogo, adicione 1 colher (de chá) de folhas frescas de alecrim na água fervente. Deixe descansar por 5 a 10 minutos. Coe e beba ainda morno, sem adoçar.

Compressa de aroeira

Rica em flavonoides, terpenos e saponinas, compostos bioativos, a aroeira consegue ajudar a diminuir a inflamação. Além disso, tem papel fundamental para reduzir o inchaço nas articulações. A compressa, porém, não deve ser feita em crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como quem possui pele sensível.

  • Como fazer: Em uma panela, coloque 20g de cascas de aroeira em 1 litro de água. Deixe ferver por 10 minutos. Espere ficar morno e coe. Após lavar e secar bem a pele, molhe a compressa de um algodão ou gaze no chá de aroeira, aplicando sobre a região afetada. Deixe agir por 10 minutos. Faça a compressa 2 vezes ao dia.

Chá verde

O chá verde é rico em flavonoides e catequinas, compostos bioativos. Dessa forma, ajuda a equilibrar a ação do sistema imunológico, diminuindo a produção de substâncias inflamatórias. Assim, consegue reduzir a dor e o inchaço nas articulações. Contudo, não deve ser consumido durante a gravidez e amamentação, assim como não é indicado para crianças ou quem tem dificuldades para dormir, com alterações na tireoide, anemia, gastrite, úlceras ou problemas nos rins ou fígado.

  • Como fazer: Ferva 1 xícara de água em uma panela ou chaleira. Apague o fogo e adicione 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde. Tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 4 xícaras por dia.

Óleo de arnica

O óleo de arnica é rico em helenalina, composto bioativo que diminui a produção de substâncias inflamatórias. Dessa maneira, ajuda a diminuir a rigidez, melhorar a movimentação e aliviar as dores nas articulações. Crianças menores de 12 anos, alérgicas à arnica e mulheres grávidas ou amamentando não devem usar. Além disso, a planta não deve ser aplicada na pele com feridas abertas ou que sangram, assim como nos olhos.

  • Como fazer: Coloque 10 g de flores secas de arnica e 100 mL de azeite, óleo de amêndoas ou de jojoba em um frasco de vidro limpo, seco e com tampa. Misture bem os ingredientes, tampe o frasco e agite bem por 1 minuto. Armazene em um local arejado, longe da luz e por 40 dias. Coe o óleo para retirar as flores e guarde. Aplique o óleo após lavar e secar bem a pele, massageando levemente por 2 minutos.

Gengibre e gergelim

O óleo essencial de gengibre é rico em cineol, bornal, gingerol e chagoal, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Ou seja, aliviam as dores nas articulações. Enquanto isso, o óleo vegetal de gergelim conta com sesamol e sesamina, compostos com atividade imunomoduladora e anti-inflamatória. Dessa forma, diminuem a inflamação e o inchaço. Essa massagem não deve ser feita em mulheres grávidas ou pessoas com doenças hemorrágicas, assim como as que usem remédios anticoagulantes.

  • Como fazer: Em um recipiente pequeno, coloque 1 colher de sopa de óleo vegetal de gergelim e 3 gotas de óleo essencial de gengibre. Misture bem com uma colher. Lave e seque bem a sua pele, aplicando a mistura na região. Faça uma leve massagem por 2 minutos.

Extrato de caroço de abacate

O extrato de caroço de abacate ajuda a combater as dores que a artrite e artrose causam. Esse benefício vem por conta dos flavonoides, saponinas e taninos. Esses compostos bioativos conseguem diminuir as concentrações de substâncias inflamatórias, que acabam causando dor e inchaço.

  • Como fazer: Deixe 3 caroços de abacate secar ao sol, cobertos por um tecido fino. Espere por cinco dias. Depois disso, rale os caroços da fruta com um ralador de cozinha. Na sequência, coloque-os em um recipiente de vidro, juntamente com álcool. Assim, tampe e mantenha o frasco fechado, além de protegido da luz, por três dias. Sempre mexa o conteúdo com uma colher, por uma vez ao dia. Dessa forma, após o período de descanso, coe o extrato alcoólico. Para usar, basta lavar e secar bem a sua pele. Molhe uma gaze ou algodão com o extrato, aplicando sobre a articulação afetada. Deixe atuar durante 15 a 20 minutos.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *