Skip to content

As espinhas podem ser grandes incômodos. Quando inflamadas, também conseguem dar um trabalhão. Contudo, com uma boa rotina de skincare e cuidados diários, a inflamação pode ser combatida. Para isso, existem diversos remédios caseiros que podem ajudar neste problema.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou algumas dicas de remédios caseiros que ajudam imediatamente contra as espinhas e suas marcas. Confira tudo sobre!

Remédios caseiros para espinhas

Assim como dito anteriormente, os remédios caseiros conseguem ser boas opções para esse problema. O chá verde e o aloe vera contam com ação antisséptica, anti-inflamatória e antioxidante. Dessa maneira, diminuem a inflamação, combatem e previnem as espinhas, além de controlar a oleosidade da pele.

Enquanto isso, também precisamos cuidar para diminuir e evitar as espinhas. Dessa forma, é preciso manter uma alimentação saudável e variada. Por isso, é importante priorizar alimentos com ação anti-inflamatória, como cereais integrais, sardinha e castanha-do-pará, por exemplo. Assim, existem algumas opções de remédios que podem ajudar nestes casos.

Tônico de camomila

A camomila é rica em compostos e óleos essenciais. Dessa maneira, conta com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes. Dessa forma, ajudam a diminuir as inflamações das espinhas.

  • Como fazer: em uma panela, ferva 500 ml de água e retire do fogo. Logo depois, adicione 20 a 30g de flores frescas ou secas de camomila. Tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Coe o chá e molhe uma gaze, algodão ou pano limpo. Passe levemente sobre a pele seca e higienizada.

Máscara de aloe vera e jojoba

A babosa (ou aloe vera) conta com ação cicatrizante, fungicida, bactericida e anti-inflamatória. Dessa maneira, ajuda a diminuir as inflamações das espinhas. Enquanto isso, o óleo de jojoba consegue equilibrar a função das glândulas sebáceas da pele, controlando a oleosidade.

  • Como fazer: misture bem 2 colheres de chá do gel da folha de aloe vera com 4 gotas de óleo de jojoba. Limpe e seque bem rosto. Assim, logo depois, aplique a máscara, massageando com as pontas dos dedos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague com água fria.

Máscara de argila verde e lavanda

A argila verde conta com ação adstringente, tonificante e cicatrizante. Dessa maneira, ajuda a remover as impurezas da pele. Além disso, diminui a inflamação e a oleosidade da pele. Enquanto isso, o chá de lavanda é cicatrizante e anti-inflamatório.

  • Como fazer: em um pote, misture bem 2 colheres de sopa de argila verde e 1 xícara de chá de lavanda gelado. Mexa até ter uma mistura homogênea. Com o rosto higienizado e seco, aplique a máscara. Deixe atuar por 20 minutos e enxágue com água fria.

Tônico de chá verde

O chá verde conta com uma grande quantidade de catequinas e taninos, compostos bioativos. Estes têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes. Dessa forma, diminui a inflamação das espinhas e controlam a oleosidade da pele.

  • Como fazer: ferva 1 xícara e água, desligue o fogo e adicione 1 colher (de chá) de chá verde em folhas. Tampe e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Com o rosto limpo e seco, molhe uma gaze, algodão ou pano limpo no chá verde e passe levemente.

Chás para evitar as manchas das espinhas

Além dos tônicos e chás indicados acima, alguns remédios naturais promovem uma limpeza de dentro para fora. Contudo, vale destacar que, para potencializar o tratamento, aconselha-se evitar o consumo de alguns alimentos, como os industrializados, ricos em açúcar ou gordura. Além disso, adotar uma rotina de skincare e limpar a pele corretamente ajudam.

Confira alguns chás que podem ajudar:

Chá de aroeira

Uma loção caseira de aroeira na pele ajuda bastante. Isso porque é eficaz para secar espinhas e combater as manchas na pele. Além disso, é bem prática de ser aplicada.

  • Como fazer: coloque 100 g de cascas de aroeira em 1 litro de água. Leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Tape a panela, desligue o fogo e deixe descansar por mais de 15 minutos. Em seguida, coe e guarde essa solução em um recipiente de vidro bem fechado. Aplique um pouco da solução em cima das espinhas de 3 a 5 vezes por dia. Deixe secar sozinha.

Chá de bardana

O chá de bardana é um ótimo remédio caseiro para a pele. Dessa maneira, a planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas. Além disso, conta com propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.

  • Como fazer: coloque 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em 500 ml de água fria. Deixe descansar em 6 horas. Depois de estar em molho, leve ao fogo e ferva por 1 minuto. Use a solução após estar coada e lave a área de 2 a 3 vezes. Você também pode aplicar o chá sobre a espinha inflamada com um algodão.

Chá de ervas contra as espinhas

Uma outra opção para eliminar as espinhas é um chá de ervas. A bebida conta com propriedades que auxiliam a função do fígado, rins e intestinos. Dessa maneira, combatem às toxinas presentes no sangue e que favorecem o surgimento das espinhas.

  • Como fazer: coloque 2 colheres (sopa) de raiz de bardana seca e 2 colheres (sopa) de dente-de-leão em 700 ml de água. Ferva por cerca de 10 minutos e depois adicione 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho. Desligue o forno. Quando amornar, adicione o último ingrediente. Deixe repousar por mais 5 minutos, coe e beba a seguir.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *