Skip to content
vitamina C

Com o passar dos anos, apesar de diversos cuidados, a pele vai envelhecimento. Contudo, é importante destacar que existem algumas “fórmulas mágicas” para prevenir, principalmente, o envelhecimento precoce, deixando a pele mais firme e macia. Com certeza, uma das principais aliadas acaba sendo a vitamina C.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre esse aliado, com dicas de como você pode usar a vitamina C no seu dia a dia.

O que é a vitamina C?

A vitamina C é um antioxidante muito importante para o corpo. Esse composto age contra os radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento. Além disso, também contribui com o aumento da absorção de ferro no intestino e tem participação no processo de ossificação.

A vitamina, que também é conhecida quimicamente como ácido ascórbico, pode ser encontrado em frutas e vegetais, como laranja, kiwi e pimentão vermelho.

Enquanto isso, quando usada na pele, ela consegue auxiliar na produção de colágeno e elastina, que reduzem e clareiam manchas, além de tratar linhas de expressão e rugas. Esse antioxidante ajuda a criar uma barreira natural, conseguindo manter a hidratação cutânea.

Como usar a vitamina C no rosto?

Segundo dermatologistas, a vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele, com exceção para as pessoas que tenham sensibilidade a substância. Afinal, ela pode ser apresentada em diferentes formas. Dessa forma, o ideal é a consulta a um médico confiável, a fim de escolher a melhor opção, de acordo com o tipo de pele e suas necessidades.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas concentrações de vitamina C para o rosto. Dessa forma, a substância pode ser usada de maneira isolada ou até mesmo associada a outros antioxidades ou ao protetor solar.

Dessa forma, a vitamina C pode (e deve) ser utilizada em sua rotina de skincare – tanto de forma isolada, quanto associada a outras substâncias. Assim, o mais indicado pelos dermatologistas é fazer o uso de um protetor solar com vitamina C para o dia a dia. Como não se trata de uma substância “fotossensibilizante”, não causa problema se o uso tópico no rosto acabar sendo seguido de exposição ao sol. Ou seja, pode ser aplicado pela manhã e à noite.

Não aplique as frutas no rosto!

Vale destacar que aplicar frutas e/ou vegetais ricos em vitamina C diretamente na pele não ajudam e podem, inclusive, acabar causando alergias e até mesmo manchas. Os produtos devem ser consumidos, seguindo uma dieta equilibrada. O uso tópico deve ser realizado com extratos derivados da vitamina, que precisam ser adequados para o uso cutâneo.

Vitamina C: um importante antioxidante

A vitamina C pura, também chamada de ácido L-ascórbico, é um potente antioxidante. Dessa forma, neutraliza os radicais livre e evita o envelhecimento da pele. Além disso, a ação dessa vitamina promove o reforço da barreira cutânea, capaz de proporcionar uma maior hidratação e causar uma aparência mais jovem e revigorada.

Assim também, a vitamina C pura é capaz de acelerar a renovação da pele, processo que vai se tornando mais lento com o passar dos anos. Dessa forma, o resultado do uso diário da vitamina tópica é uma pele rejuvenescida e revitalizada. Contudo, vale destacar que, para obter os benefícios, é preciso escolher produtos de qualidade.

Vitamina C pura é melhor!

Segundo dermatologistas, a vitamina C pura é melhor do que as versões derivadas ou estabilizadas. Dessa forma, para compreender melhor, precisamos saber que a vitamina C oxida de forma mais fácil em contato com a água, com ar ou com altas temperaturas. Dessa forma, pensando nisso, começou uma grande busca para conseguir a estabilização do ativo, no intuito de adiar o processo natural de oxidação, a fim de que ele não perca as suas propriedades.

E associada a outros compostos?

Assim como existe a versão pura (de forma isolada), também podemos encontrá-la associada a outros ativos. Contudo, a molécula de vitamina C pura (o ácido L-ascórbico) acaba sendo considerado muito delicado. Ou seja, o contato com água, oxigênio, calor e até mesmo com a luz conseguem interferir em sua estabilidade. Dessa maneira, levam à sua oxidação.

Com isso, uma vez oxidado, o ativo não promove os principais benefícios para a pele. Por isso, escolher um produto que tenha proteção contra essa degradação se faz importante. Quando a vitamina C pura não se encontra oxidada, ela oferece todos os benefícios quando aplicada no rosto, além de agir estimulando a formação de novas fibras de colágeno, responsáveis por promover elasticidade, sustentação e firmeza na pele.

Renovação celular!

Outro benefício muito importante do ácido L-ascórbico acaba sendo seu papel na renovação celular. Em média, a pele passa por uma renovação a cada 28 dias. Assim, com o passar dos anos e avanço da idade, esse processo vai se tornando mais lento e espaçado. Ou seja, isso resulta em uma pele de aparência envelhecida.

Por fim, a vitamina C consegue acelerar o processo de renovação celular, o que melhora o aspecto da cútis. Dessa forma, o ativo também age promovendo o reforço da barreira cutânea. Com isso, melhora a capacidade de retenção de água pela pele, resultando em uma hidratação muito mais eficiente.

Contudo, para isso acontecer, é importante que a vitamina C pura se encontre na concentração mais adequada. Isso porque concentrações acima de 20% não trazem maiores benefícios, além de ainda poderem provocar irritações na pele. Além disso, precisa estar com um pH ácido (por volta de 3), que se mostrou mais eficaz para a pele. Assim como dito anteriormente, não pode ter sofrido oxidação.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *