skip to Main Content
Laranja: veja todos os benefícios de consumir a fruta

A laranja é conhecida por ter vários benefícios para a saúde e está entre as frutas mais populares em todo o mundo.  Assim, elas podem ser consumidas não apenas como um lanche. Mas também como um ingrediente importante de receitas em vários pratos.

Antes de mais nada, hoje em dia o sumo de laranja é parte integrante de um pequeno almoço saudável promovendo assim um início de dia saudável. Em suma, estão disponíveis principalmente em duas categorias – doce e amargo, sendo o primeiro o tipo mais comumente consumido. Geralmente uma laranja deve ter uma pele de textura suave e ser firme e pesada para seu tamanho. Afinal, terão maior teor de suco do que aqueles que são esponjosos ou mais leves.

Laranja inteira versus suco de laranja



Em resumo, uma laranja inteira é mais nutritiva e saudável que o suco de laranja. Isso é por causa da presença de fibra nele. Assim, uma xícara ou 240 ml de suco de laranja puro tem a mesma quantidade de açúcar natural que 2 laranjas inteiras, mas é menos recheada devido ao baixo teor de fibras.

Então, a fibra ajuda a aumentar o volume das fezes e evita a constipação. Assim, quando você está tentando perder peso, comer frutas é uma opção muito melhor do que beber suco, pois o consumo de suco de frutas muitas vezes pode se tornar excessivo e pode levar ao consumo excessivo de calorias.

Como resultado, se você ainda quiser beber suco, tome cuidado com a quantidade e tome apenas suco de laranja espremido na hora. Afinal, bebida embalada que você compra no supermercado não é tão saudável e contém conservantes.

Enfim, as laranjas são seguras para consumo e apenas em casos raros, as pessoas podem ter alergias depois de consumir esta fruta. Bem como, para pessoas que sofrem de azia, consumir esta fruta cítrica pode piorar as coisas devido à presença de ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C).

Benefícios de comer laranjas

Ricas em vitamina C 


laranjas são uma excelente fonte de vitamina C. Uma laranja oferece 116,2% do valor diário de vitamina C. Uma boa ingestão de vitamina C está associada a um risco reduzido de câncer de cólon, pois ajuda a obter de radicais livres que causam danos ao nosso DNA.

Sistema imunológico saudável


A vitamina C, que também é vital para o bom funcionamento de um sistema imunológico saudável, é boa para prevenir resfriados e infecções de ouvido recorrentes.

Previne danos na pele


Os antioxidantes das laranjas ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres conhecidos por causar sinais de envelhecimento. Uma laranja por dia pode ajudá-lo a parecer jovem mesmo aos 50 anos!

Mantém a pressão arterial sob controle


As laranjas, sendo ricas em vitaminas B6, ajudam a apoiar a produção de hemoglobina e também ajudam a manter a pressão arterial sob controle devido à presença de magnésio.

Reduz o colesterol


De acordo com um estudo de pesquisadores americanos e canadenses, uma classe de compostos encontrados em cascas de frutas cítricas chamadas flavonas polimetoxiladas (PMFs) têm o potencial de reduzir o colesterol de forma mais eficaz do que alguns medicamentos prescritos sem efeitos colaterais.

Ajuda a absorção de ferro

As frutas cítricas são muito essenciais para o funcionamento normal do nosso corpo, pois ajudam na absorção do ferro. Os médicos sempre recomendaram que pacientes anêmicos consumissem frutas cítricas. A anemia é uma condição em que o corpo não possui uma quantidade adequada de ferro mineral que é essencial para o funcionamento. Embora as laranjas não sejam uma boa fonte de ferro, essas frutas carregadas de vitamina C são essenciais na absorção de ferro.

Promove a boa saúde do coração

Os nutrientes presentes nas laranjas reduzem o risco de doenças cardíacas, se essas frutas forem consumidas dentro do limite permitido. As doenças cardíacas são uma das principais razões de morte prematura em todo o mundo. Como as laranjas podem regular o nível de colesterol no sangue, uma razão por trás da maioria das doenças cardíacas, ela está ligada à boa saúde do coração.

Controla o nível de açúcar no sangue


As fibras das laranjas ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, tornando as laranjas um lanche saudável para pessoas com diabetes. Além disso, as laranjas têm açúcares simples. O açúcar natural da fruta nas laranjas, a frutose, pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer. Seu índice glicêmico é de 40 e, normalmente, quaisquer alimentos que estejam abaixo de 50 são considerados com baixo teor de açúcar. No entanto, isso não significa que você vai comer muitas laranjas de uma só vez. Comer demais pode aumentar a insulina e pode até levar ao ganho de peso.

Reduz o risco de câncer


As laranjas contêm D-limoneno, um composto que é apontado para prevenir cânceres como câncer de pulmão, câncer de pele e até câncer de mama. A vitamina C e os antioxidantes presentes nas laranjas são importantes para construir a imunidade do corpo – ajudam no combate ao câncer. A natureza fibrosa da fruta também a torna protetora contra o câncer. De acordo com um estudo, até 15 por cento dos casos de câncer acontecem por causa de mutações no DNA, que podem prevenidas com vitamina C.

Alcaliniza o corpo


Embora a natureza básica das laranjas seja ácida antes de você realmente digeri-las, elas têm muito de minerais alcalinos que desempenham um papel no processo de digestão. Esta propriedade das laranjas é semelhante à dos limões, que estão sem dúvida entre os alimentos mais alcalinos.

Boa saúde ocular

As laranjas são uma rica fonte de carotenóides. A vitamina A presente neles desempenha um papel importante em manter as membranas mucosas dos olhos saudáveis. A vitamina A também é responsável por prevenir a degeneração mascular relacionada à idade, que em casos extremos pode levar à cegueira. Também ajuda os olhos a absorver a luz.

Salvaguardas contra a prisão de ventre 


Enfim, laranjas têm fibras solúveis e insolúveis. Isso ajuda a manter o funcionamento do intestino e do estômago suave, prevenindo a síndrome do intestino irritável. Além disso, a fibra ajuda a tratar a constipação em maior medida.

Dica útil


As laranjas, como a maioria das frutas cítricas, produzem mais suco quando estão mais quentes – esprema-as quando estão à temperatura ambiente. Rolar a laranja sob a palma da mão em uma superfície plana também ajudará a extrair mais suco. A vitamina C é destruída rapidamente quando exposta ao ar, então coma uma laranja rapidamente depois de cortada.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.