Skip to content

Batatas doces e batata inglesa são vegetais tuberosos, mas diferem em aparência e sabor.

Eles vêm de famílias de plantas separadas, oferecem nutrientes diferentes e afetam seu açúcar no sangue de forma diferente.

Este artigo descreve as principais diferenças entre batata-doce e outras variedades de batata, além de como prepará-las de maneira saudável.

Diferentes famílias de plantas

Batatas doces e regulares estão consideradas vegetais de raiz, mas estão apenas distantes.

As batatas doces são da família da glória da manhã, Convolvulaceae, e as batatas brancas são solanáceas, ou Solanaceae. A parte comestível dessas plantas são os tubérculos que crescem nas raízes.

Ambas as variedades estão nativas de partes da América Central e do Sul, mas agora comidas em todo o mundo.

As batatas doces geralmente têm pele marrom e carne de laranja, mas também vêm em variedades roxa, amarela e vermelha. Batatas comuns vêm em tons de marrom, amarelo e vermelho e têm carne branca ou amarela.

Nos Estados Unidos e em alguns outros países, a batata-doce frequentemente chamada de inhame, embora sejam espécies diferentes.

A batata doce é frequentemente apontada como sendo mais saudável do que a batata branca, mas, na realidade, ambos os tipos podem ser altamente nutritivos.

Aqui está uma comparação de nutrientes de 100 gramas de batata branca e doce com pele, respectivamente de acordo com a Central de dados de alimentos.

Embora as batatas doces e regulares sejam comparáveis em seu teor de calorias, proteínas e carboidratos, as batatas brancas fornecem mais potássio, enquanto as batatas doces são incrivelmente ricas em vitamina A.

Ambos os tipos de batatas também contêm outros compostos vegetais benéficos.

As batatas doces, incluindo variedades vermelhas e roxas, são ricas em antioxidantes que ajudam a combater os danos celulares em seu corpo causados pelos radicais livres.

Batatas comuns contêm compostos chamados glicoalcalóides, que demonstraram ter anticâncer e outros efeitos benéficos em estudos de tubos de ensaio, segundo a Pubmed.

Diferentes índices glicêmicos da batata

Diferentes tipos de batatas também diferem em seu índice glicêmico (IG), uma medida de como um determinado alimento afeta seu açúcar no sangue.

Alimentos com um IG de 70 ou mais causam um aumento mais rápido do açúcar no sangue em comparação com alimentos com um IG médio de 56 a 69 ou um IG baixo de 55 ou menos.

Dependendo do tipo e do processo de cozimento, a batata-doce pode ter um IG de 44-94. As batatas doces assadas tendem a ter um IG muito mais alto do que as cozidas por causa de como os amidos gelatinizam durante o cozimento.

O IG das batatas comuns também varia. Por exemplo, as batatas vermelhas cozidas têm um IG de 89, enquanto as batatas Russet assadas têm um IG de 111.

Pessoas que têm diabetes ou outros problemas de açúcar no sangue podem se beneficiar da limitação de alimentos com alto nível de GI. Assim, muitas vezes é recomendado escolher batata doce em vez de batatas brancas, já que a variedade doce geralmente tem um IG mais baixo.

No entanto, como comer batata afeta o açúcar no sangue depende em grande parte do tipo de batata, do tamanho da porção e do método de cozimento. Enquanto algumas variedades de batata-doce podem ter um IG mais baixo do que as batatas comuns, outras não.

Ambas podem se encaixar em uma dieta equilibrada

Batatas doces e regulares fornecem fibras, vitaminas, minerais e carboidratos energizantes e podem se encaixar em uma dieta equilibrada que inclui uma variedade de outros alimentos saudáveis.

Como prepará-los de maneira saudável

Embora as batatas sejam altamente nutritivas, elas geralmente são preparadas de maneiras pouco saudáveis.

Por exemplo, batatas brancas podem ser transformadas em batatas fritas, purê com manteiga e creme, ou assadas e cobertas com ingredientes altamente calóricos.

Além disso, a batata-doce pode ser combinada com açúcar, marshmallows ou outros ingredientes menos saudáveis.

Para preparar batatas doces ou regulares de maneira saudável, tente fervê-las ou assá-las, mantenha a pele para obter mais fibras e sirva com ervas frescas ou especiarias em vez de queijo, manteiga e sal.

Se você está preocupado com o impacto desses vegetais de raiz no açúcar no sangue, opte por batatas cozidas em vez de batatas assadas.

Combinar batatas com alimentos que têm menos carboidratos, como proteínas magras e vegetais não ricos em amido, também pode limitar seu efeito sobre o açúcar no sangue.

Qual a melhor batata?

As batatas doces diferem de outras variedades de batata em aparência, sabor e nutrição.

Batatas doces e regulares fornecem uma variedade de nutrientes, incluindo carboidratos, fibras, vitamina C e antioxidantes. Embora as batatas brancas sejam mais ricas em potássio, as batatas doces fornecem muito mais vitamina A.

As batatas também podem afetar seu açúcar no sangue de forma diferente, embora isso dependa do tipo, tamanho da porção e outros fatores.

No geral, batatas doces e regulares podem se encaixar em uma dieta saudável quando preparadas de maneira nutritiva.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *