Skip to content
Extrato de chá verde pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue

O chá verde é conhecido por sua longa lista de potenciais benefícios à saúde , como melhora da função cerebral e proteção contra o câncer. Agora , uma nova pesquisa da Science Daily em pessoas com um punhado de fatores de risco para doenças cardíacas está mostrando que a ingestão de extrato de chá verde por quatro semanas também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir a inflamação intestinal. Os pesquisadores dizem que este é um dos primeiros estudos a avaliar se os riscos à saúde ligados à síndrome metabólica podem ser diminuídos pelo chá verde.

“O chá verde é conhecido por ser uma rica fonte de antioxidantes, substâncias que ajudam a combater inflamações no corpo. Agora estamos aprendendo mais sobre como o chá verde pode ter um impacto positivo no intestino”, disse o Dr. Anjali Mone , gastroenterologista do Lenox Hill Hospital. “Em um novo estudo, os pesquisadores procuraram investigar os efeitos do chá verde na saúde intestinal. A permeabilidade intestinal ou “intestino permeável” permite que bactérias e outras toxinas entrem na corrente sanguínea levando à inflamação”.

O que o estudo descobriu sobre o extrato de chá verde

Este estudo publicado na Current Developments in Nutrition incluiu 40 participantes, 21 com síndrome metabólica e 19 adultos saudáveis. Eles receberam extrato de chá verde por 28 dias, seguido de placebo por 28 dias, com um mês sem suplementos entre os tratamentos.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de glicose no sangue em jejum para os participantes foram mais baixos para aqueles que tomaram o extrato de chá verde em comparação com o placebo. O tratamento com chá verde no estudo também mostrou diminuir as inflamações intestinais sinalizadas por uma diminuição nas proteínas inflamatórias das fezes.

O coautor sênior do estudo, Richard Bruno, PhD, professor de nutrição humana na Universidade Estadual de Ohio, disse que os resultados mostraram benefícios após um mês.

“O que isso nos diz é que dentro de um mês somos capazes de reduzir a glicose no sangue tanto em pessoas com síndrome metabólica quanto em pessoas saudáveis, e a redução da glicose no sangue parece estar relacionada à diminuição do intestino permeável e à diminuição da inflamação intestinal – independentemente da saúde. status”, disse ele em um comunicado.

“Esta pode ser uma intervenção simples, mas poderosa, para pessoas com síndrome metabólica ou em risco. Pode ser uma terapia para começar enquanto continuamos a promover mudanças no estilo de vida saudável ”, disse Olivia Vaughn , nutricionista nutricionista registrada no The Ohio State University Wexner Medical Center.

O que é síndrome metabólica?

Síndrome metabólica decorre de várias condições que ocorrem juntas, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2. As condições incluem aumento da pressão arterial, pressão alta, excesso de gordura ao redor da cintura e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos. Até um em cada três adultos dos EUA tem síndrome metabólica.

Um dos principais fatores de risco para síndrome metabólica é que ela é desencadeada por “intestino permeável. Açúcar elevado no sangue pode causar danos à barreira intestinal, desencadeando intestino permeável, que, por sua vez, pode contribuir para a síndrome metabólica. Tradicionalmente, se um paciente está em risco de síndrome metabólica, são recomendadas modificações no estilo de vida, incluindo mudanças na dieta e perda de peso, o que pode ser desafiador por vários motivos.

“Esses resultados do estudo são promissores e podem oferecer uma nova ferramenta para ajudar a gerenciar pacientes em risco com síndrome metabólica”, disse Mone. “Os antioxidantes do chá verde podem ajudar a combater os danos celulares e a inflamação para melhorar o intestino e a saúde geral”.

De acordo com Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, o chá verde está usado para fins medicinais na China e no Japão há milênios. É seguro consumir até oito xícaras de chá verde por dia quando consumido como bebida e até seis xícaras por dia para mulheres grávidas.

Riscos para a saúde do chá verde

Beber muito chá verde ou ingerir muito extrato de chá verde pode ter alguns efeitos colaterais adversos. Uma xícara de chá verde tem 28 miligramas de cafeína . Esse número é muito menor quando comparado ao café, que possui 96 miligramas de cafeína em uma porção de 240 ml. Mas se você estiver ingerindo extrato de chá verde, poderá ingerir um alto nível de cafeína.

“Sabemos que o chá verde ou seus compostos como bebida versus aqueles em forma de dose sólida. Bem como as gomas ou pílulas, agem de maneira diferente no corpo e, portanto, têm um limiar de toxicidade diferente”, disse Vaughn. “Houve casos de lesão hepática com grandes doses, mas em uma taxa baixa. Eu recomendaria que uma pessoa com doença hepática discutisse seu uso de chá verde/extrato de chá verde com seu médico.”

Mantendo-se saudável

A permeabilidade intestinal, ou intestino permeável, não tecnicamente um diagnóstico médico reconhecido e, como tal, há dados clínicos limitados sobre a condição. Tratamentos para outras condições médicas, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, etc.. Assim, ajudaram a esclarecer como tratar o intestino permeável e a síndrome metabólica.

Por exemplo, uma dieta sem glúten pode aliviar os sintomas. Bem como medicamentos anti-inflamatórios, supressores do sistema imunológico, antibióticos e suplementos como ferro, cálcio e vitamina D. Ficar longe de certos alimentos, como alimentos processados, alimentos ricos em gordura , alimentos ricos em açúcar, glúten, laticínios e álcool também são úteis.

Consumir alimentos que contêm probióticos e probióticos também pode ser muito útil na promoção de bactérias saudáveis ​​​​no intestino.

“Enfatizo a importância de uma dieta pobre em açúcares adicionados, pois isso pode contribuir para um desequilíbrio no microbioma intestinal e aumentar a inflamação crônica”, disse Vaughn. “Recomendo uma dieta rica em fibras alimentares de vegetais, frutas, feijão, nozes e sementes e grãos integrais, pois certas fibras podem promover o crescimento e a diversidade de bons microrganismos em nosso intestino. Minimizar os açúcares adicionados e consumir fibra dietética adequada também são muito benéficos para o controle do açúcar no sangue.”

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *