Skip to content
Saiba como aliviar e tratar queimaduras na boca

Se você gosta de comidas e bebidas bem quentinhas, em algum momento da vida já deve ter sofrido com queimaduras na boca. A situação além de gerar incômodo, pode ser bem dolorosa se não forem tomadas atitudes para remediá-la.

Aqui explicaremos como e o porquê elas ocorrem. Além disso, aprenderemos como lidar com esse cenário. De fato, é tão comum que há uma recuperação eficaz e rápida.

Quando e como podem ocorrer queimaduras na boca?

Um belo dia, no qual a fome está gritando para ser saciada, preparamos uma refeição bem saborosa. Aquela que chega a dar água na boca. Mas não passa pelos pensamentos esperar a comida esfriar. Então, na primeira garfada… pronto, o céu da boca e língua são queimados.

É bem fácil se identificar com a conjunção descrita acima, não é mesmo? Mas não é uma situação que precise imediatamente nos levar a um consultório dentista.

O epitélio é a pele do céu da boca. Quando ocorre este choque de temperaturas, pode ser muito quente ou muito frio, ele pode ser ferido. Pode se machucar até mesmo por alimentos muito ácidos ou apimentados.

Detectado a queimadura na boca, é importante tomar algumas atitudes. Como por exemplo beber água em temperatura ambiente, pois alivia de primeira os incômodos gerados. E se acontecer durante a noite, não se preocupe, não precisa procurar por um dentista 24 horas.

É possível tomar algumas atitudes em casa para o alívio da dor.

Dicas caseiras para aliviar queimaduras na boca

A primeira dica já foi mencionada aqui, beba água. Além de limpar o local da queimadura, ajudará com o que o local resfrie mais rápido.

Existem graus de queimadura, as causadas por alimentos quentes e frios, se enquadram em sua grande maioria no primeiro grau, que é o menos incômodo e perigoso.

Caso a dor esteja acima do normal e visualmente o machucado esteja além do epitélio, procure um profissional que atenda dentista urgência 24 horas, pois pode ser uma queimadura de segundo ou terceiro grau.

Mas esse tive de caso é muito incomum, então a primeiro momento mantenha calma.

A segunda dica é tomar uma boa taça de sorvete. Assim como é recomendado na recuperação da cirurgia de retirada de amígdalas ou após a extração de dentes realizada em clínica dentária, o sorvete alivia a dor por trazer a sensação geladinha à boca.

Muito cuidado ao usar essa premissa da técnica do sorvete. Pois pedra de gelo pode piorar a queimadura, lembre-se que existem as queimaduras tanto pelo excesso de frio como pelo excesso de calor.

O mel pode ser um aliado, pois possui a capacidade de ajudar a acelerar a cicatrização. A dica é colocar uma colher de mel na boca. Então, com a ajuda da língua, leve-o até o local da queimadura e deixar que dissolva naturalmente.

Alimentos quentes podem prejudicar a saúde bucal?

Sim, alimentos com temperaturas altas além das queimaduras podem prejudicar a região do esôfago. Por isso é importante que não seja comum nem em grande volume a ingestão de quaisquer alimentos que geralmente são em altas temperaturas, como:

  • Café;
  • Chá;
  • Chocolate quente;
  • Sopas;
  • Caldos.

Uma dica prática é sempre conferir com o dedo a temperatura, se você conseguir manter o dedo em contato com o alimento por mais de 30 segundos, ele deve estar em uma boa temperatura para consumo.

Queimei a boca, o que não fazer agora?

Evite alimentos quentes, rígidos, ácidos, apimentados ou que tenha pontas afiadas, como casca de pão. O consumo deles vai gerar mais dor e incômodo e podem piorar a situação da ferida.

Fumar e consumir bebidas alcoólicas também atrasam a recuperação da boca, se possível o consumo deve ser eliminado nesse período, caso tenha dependência dessas substâncias é sempre importante procurar ajuda.

O que fazer caso não melhore com o tempo?

Principalmente com as crianças, que podem parar de se alimentar devido a dor, deve-se tomar cuidado redobrado. Caso não haja melhora procure uma clínica odontológica infantil, pois lá certamente encontrará uma equipe multidisciplinar que irá poder ajudar no tratamento mais adequado.

Essa mesma atitude deve ser tomada pelos adultos caso não haja melhora do quadro no período de sete dias, por isso evite tudo o que pode piorar e invista nas dicas para alívio e aceleração da cicatrização de forma natural, além de manter uma boa higiene bucal que será primordial neste processo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *